10 benefícios do chá branco e como preparar

chá branco
O chá branco é preparado a partir de folhas ou brotos de chá muito jovens, da planta Camellia Sinensis, suas folhas e brotos são colhidos imediatamente antes de serem totalmente abertos, quando cobertos por pequenos pelos brancos que são colhidos apenas uma vez por ano no início da primavera daí vem o nome chá branco. Os brotos podem ser protegidos da luz solar durante o crescimento para reduzir a formação de clorofila, dando às folhas jovens uma aparência branca. É menos processado do que os outros chás, na produção de chá branco os materiais vegetais são cozidos no vapor e secos imediatamente após a colheita para evitar a oxidação, proporcionando um sabor leve e delicado, a quantidade de cafeína no chá branco é muito menor quando comparada ao chá preto ou verde. É apenas 28 miligramas de cafeína em uma xícara de chá branco.
 O chá branco vem de cinco variedades diferentes dependendo dos tipos de folhas usadas na preparação:

Agulha de Prata (Baihao Yinzhen)
É preparado a partir dos brotos jovens da planta do chá, é uma das variedades mais populares e caras do chá branco com sabor leve e adocicado.

Peônia Branca (Bai Mudan)
A peônia branca fica em segundo lugar em qualidade. E feito com brotos e folhas cobertas por cabelos brancos prateados. Tem um sabor mais forte e uma cor mais escura que o agulha de prata pois sofre uma leve oxidação.

Sobrancelha em homenagem (Gong Mei)
Este chá é classificado como o terceiro mais alto grau de chá branco. O Gong Mei é colhido depois dos chás Silver Needle e possui um sabor mais ousado. Este chá branco tem um sabor forte e frutado, semelhante ao chá oolong.

Sobrancelha de longa vida (Shou Mei)
Este tipo de chá branco é produzido principalmente na China. Este chá branco é feito com as folhas de menor qualidade que sobraram após as colheitas de Agulha de Prata e Peônia Branca. O resultado é um chá branco mais forte, de cor mais escura. Este chá branco é tipicamente amarelo dourado e é classificado como o quarto grau de chás brancos.

Novo oficio de Fujian (Fujian New Craft)
É um dos mais novos membros da família do chá branco, Foi desenvolvido para atender à crescente demanda por chá branco no mercado chinês e vem do condado de Fuding, na província de Fujian. O sabor e provavelmente o mais robustos de todos os chás brancos mencionados, mas a fragrância é extremamente suave.

Benefícios do chá branco
Os benefícios do chá branco incluem a prevenção da cárie dentária, pele e cabelos mais saudáveis ​​e o aumento da energia e do estado de alerta.

 Ajuda na perda de peso: O chá branco é uma boa fonte de cafeína e catequinas como o EGCG. Esses dois compostos podem ter um efeito sinérgico que ajuda o corpo a queimar gordura e aumentar o metabolismo.

 Antienvelhecimento: O chá branco é rico em polifenóis que ajudam a neutralizar os radicais livres. E também possui propriedades antioxidantes que revitalizam a pele e interrompem o envelhecimento prematuro.

 Ajuda no tratamento da diabetes: As catequinas do chá branco são responsáveis pelas propriedades antidiabéticas do chá, uma vez que foi descoberto que elas desempenham um papel importante no tratamento ou prevenção da diabetes tipo 2.

 Ajuda com a osteoporose: Alguns dos compostos benéficos do chá branco podem ajudar a protegê-lo contra a osteoporose, uma condição de saúde em que os ossos do corpo se tornam porosos e ocos.

 Ajuda a diminuir o colesterol: As catequinas encontradas no chá branco demonstraram diminuir os níveis de colesterol, um estudo revelou que o consumo de chá branco e realmente benéfico na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom.

 Ajuda a prevenir doenças cardíacas: Os polifenóis contidos no chá branco têm benefícios antioxidantes e ajudam o corpo a relaxar os vasos sanguíneos, reduzir a inflamação e aumentar a imunidade do organismo a doenças. Alguns estudos descobriram que esses polifenóis impedem a oxidação do colesterol LDL “ruim”, que é outro fator de risco que causa doenças cardíacas.

  Ajuda a proteger contra as doenças de Alzheimer e Parkinson: Foi demonstrado que o polifenol EGCG do chá branco evita que as proteínas se dobrem ou se aglomerem. Quando isso acontece, causa inflamação e danos aos nervos no cérebro. Ao suprimir os radicais livres e reduzir a inflamação, o chá branco pode ser um escudo eficaz contra essas e outras doenças.

 Previne a cárie dentária: O chá branco contém fluoretos, flavonoides e taninos, os quais podem ser benéficos para os dentes de várias maneiras, beber o chá ajuda a tornar a superfície dos dentes mais forte e mais resistente a ataques de ácido por bactérias quando combinada com açúcar. Além disso, como os antioxidantes das catequinas são tão abundantes no chá branco, eles ajudam a inibir o crescimento de bactérias da placa na boca.

  Ajuda no tratamento de câncer: Algumas propriedades do chá branco podem ter efeitos anticâncer. O chá branco tem excelentes efeitos antioxidantes e antiproliferativos contra as células cancerígenas. O chá não só destrói as células doentes, mas também protege as células saudáveis ​​contra danos no DNA.

 Ajuda no tratamento da acne: Os antioxidantes do chá branco eliminam as toxinas do corpo que se acumulam na pele, resultando em acne. Os dermatologistas acreditam que os antioxidantes do chá branco protegem a pele dos danos celulares, eliminando os radicais livres para mantê-la forte e saudável.

Esses são só alguns benefícios do chá branco ele ainda melhora a saúde dos cabelos e da pele, melhora o foco e a energia, ajuda a reduzir a inflamações, desintoxicante, melhora a saúde do fígado, melhora a saúde reprodutiva, ajuda na digestão.

Contraindicações
 Apesar de não conter grandes quantidade de cafeína, o chá branco deve ser evitado por grávidas e lactantes, pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia, batimentos cardíacos irregulares devem sempre consultar o médico antes do consumo da bebida.

Como preparar o chá branco 

1 xícara de água
2 colheres de (chá) de folhas de chá branco
 Coloque a água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Deixe descansar por um minuto ou mais antes de adicionar as folhas de chá. Em seguida adicione 2 colheres de chá de folhas de chá branco deixe a mistura em infusão por aproximadamente 2 a 5 minutos ou mais, dependendo da sua preferência.
Coe e transfira o chá para uma xícara, consuma logo em seguida. O chá branco é uma bebida maravilhosamente deliciosa e saudável quando consumida com moderação a quantidade recomendada da bebida pode variar entre 3 e 5 xícaras de chá por dia.

➥Veja também:13 benefícios do chá oolong

Nenhum comentário