13 benefícios do chá oolong

Chá oolong

O chá oolong é preparado a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que é a mesma planta usada para preparar chás verdes e pretos. É geralmente consumido na China e Taiwan. As diferenças entre os vários tipos de chá geralmente estão nos métodos de processamento. O chá oolong é parcialmente fermentado é oxidado, o que é responsável pela cor e pelo sabor característico do chá.  O chá oolong é rico em antioxidantes, e contém muitas substâncias benéficas como fluoreto, manganês, potássio, sódio, magnésio, niacina e cafeína, e vitaminas A, B, C, E e K. Além desses, contém ácido fólico, e outros alcalóides desintoxicantes que são úteis para a saúde do corpo.

Benefícios do chá oolong
 A maioria dos benefícios do chá oolong pode ser atribuída às catequinas, eles o tornam particularmente eficaz na prevenção de doenças como doenças cardíacas, câncer, obesidade, diabetes, estresse oxidativo e até declínio cognitivo.


Reduz o risco de doença cardíaca: A ingestão de chá oolong (entre outros chás) também foi associada à redução do risco de morte por doenças cardiovasculares. A cafeína e os antioxidantes do chá oolong também melhoram o metabolismo, e isso beneficia diretamente o coração.

Ajuda na perda de peso: As propriedades termogênicas e diuréticas combinadas tornam o chá oolong um excelente aliado para perder os quilos extras. Os polifenóis e a cafeína presentes no chá oolong assim como em outros tipos de chá, aumentam o metabolismo ajudando na perda de peso.

Reduz o risco de câncer: Entre muitas outras substâncias, o chá oolong possui uma grande quantidade de polifenóis e antioxidantes em sua composição. Precisamente por isso, essa infusão pode ajudar a impedir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
 Principalmente, o chá oolong é benéfico na redução dos efeitos do câncer de esôfago, fígado, pulmão e pâncreas.
 Estudos mostram que cada xícara de chá oolong tomado diariamente reduz o risco de câncer em 4%. 

Ajuda a prevenir o diabetes: É muito eficiente na prevenção do desenvolvimento de diabetes tipo 2, pois nos permite manter os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de sofrer com esta doença. Os polifenóis no chá oolong podem aumentar a atividade da insulina, o que beneficia diretamente os diabéticos. O consumo a longo prazo de chá oolong também pode prevenir o aparecimento de diabetes.

 Combate a inflamação: Os polifenóis do chá oolong são derivados de plantas, eles aceleram o sistema imunológico e também podem proteger contra a inflamação  e outras condições inflamatórias como a artrite.
 Outro flavonóide no chá oolong responsável por suas propriedades anti-inflamatórias é o EGCG (galato de epigalocatequina) que é o mais potente do chá. Combate os radicais livres que causam inflamação e também previne doenças relacionadas, como artérias obstruídas e câncer.

Melhora a saúde do cérebro: Melhora a função cerebral, porque algumas substâncias que encontramos em sua composição, como antioxidantes, teonina ou cafeína, exercem um efeito estimulante sobre ela. Além disso, a cafeína no chá desencadeia a liberação de noradrenalina e dopamina, duas substâncias químicas cerebrais que melhoram o humor e combatem o estresse. Os polifenóis do chá também são conhecidos por terem um efeito calmante na mente.

Melhora a saúde óssea: Tomar chá oolong por longos períodos também pode aumentar a densidade mineral óssea. Um estudo mostrou que indivíduos que tomavam chá oolong (ou outros chás) por um período de 10 anos tinham uma densidade óssea 2% maior. E sendo uma rica fonte de flúor, este chá também pode fortalecer o esmalte dos dentes e reduzir a formação de placa dentaria

Melhora a saúde da pele: Por combater os radicais livres, o chá oolong pode suprimir as reações alérgicas que causam eczema ou dermatite atópica. Os antioxidantes do chá também tornam a pele mais radiante e jovem. Os antioxidantes do chá oolong também podem ajudar a tratar a acne, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento (como manchas da idade).

Pode ajudar na digestão: O chá Oolong pode ajudar a aumentar o processo de digestão. O chá alcaliniza o trato digestivo, reduzindo a inflamação e diminuindo a acidez. Também é levemente anti-séptico, pode melhorar a excreção de toxinas.

Promove a saúde do cabelo: Sabe-se que os antioxidantes presentes no chá oolong garantem o metabolismo adequado do hormônio masculino DHT, pois qualquer alteração em sua atividade metabólica resulta em perda de cabelo. Além de beber o chá um enxágue de chá também pode deixar seu cabelo brilhante e saudável.

Fortalece o sistema imunológico: O chá Oolong pode ajudar a manter um sistema imunológico saudável. Os flavonoides antioxidantes encontrados no chá previnem os danos celulares. Além disso, sugere-se que a produção de proteínas antibacterianas seja muito maior naqueles que bebem chá oolong. Isso indica uma forte resposta do sistema imunológico ao combate a infecções.

Reduz o colesterol: É conhecido por reduzir os níveis de colesterol e promover a saúde do coração. Como o chá oolong é semi-oxidado, ele produz uma molécula de polifenol de tamanho perfeito, capaz de ativar a enzima lipase, conhecida por dissolver a gordura corporal.

Estimulante, melhora o humor e desestressa: O teor de cafeína do chá oolong é de 50 a 75 miligramas por xícara. Dado que é uma bebida com cafeína, o chá oolong pode aumentar a consciência e os níveis de energia. Também pode aprimorar suas habilidades de pensamento.  Além disso, o chá oolong tem propriedades relaxantes, a L-theanine no chá pode ajudá-lo a melhorar o humor e ajudar a aliviar o estresse. 

Contraindicações
O chá de oolong é contraindicado para pessoas que sofrem de diabetes, distúrbios de ansiedade, Síndrome do Intestino Irritável, pressão alta e osteoporose, além de gestantes e lactantes.

Como fazer chá de oolong
Para preparar a bebida, acrescente 1 xícara de chá de água fervente a 2 colheres de sopa da erva e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Prefira consumir o chá ainda quente para tirar mais proveito de suas propriedades.

➥ Veja também : Chá preto: conheça os 13 benefícios para a saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem