Chá preto, conheça os 13 benefícios para a saúde

chá preto

 O chá preto é feito das folhas de um arbusto chamado Camellia sinensis, na china ele é chamado de chá vermelho. Tem um sabor mais forte e contém mais cafeína do que outros chás, mas menos cafeína que o café.
 Um processo chamado oxidação transforma as folhas de verde para uma cor marrom-escura. Oxidação significa que as folhas são expostas ao ar úmido e rico em oxigênio. Os fabricantes de chá podem controlar a quantidade de oxidação, o chá preto é um chá totalmente oxidado. O chá verde vem da mesma planta, mas não é oxidado. O chá preto é o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos como em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzido na Índia.

Benefícios do chá preto
O chá preto também oferece uma variedade de benefícios à saúde, pois contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no organismo. Os muitos antioxidantes e polifenóis do chá preto estão associados a vários benefícios à saúde. Especificamente, o chá preto contém flavonoides complexos, que são polifenóis que ajudam na prevenção de doenças. Os polifenóis flavonoides no chá preto, conhecidos como thearubigin e theaflavin, atuam como antioxidantes especialmente poderosos. Curiosamente, esses dois flavonoides estão mais concentrados no chá preto do que no chá verde.

Propriedades antioxidantes: O chá preto contém um grupo de polifenóis que possuem propriedades antioxidantes. O consumo de antioxidantes pode ajudar a diminuir o risco de doença crônica e melhorar sua saúde geral.

Ajuda na saúde do coração:  O chá preto é abundante em antioxidantes, como os flavonoides. Estes antioxidantes foram demonstrados para reduzir o risco de doença cardíaca.  Estudos descobriram que beber regularmente chá preto pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

Ajuda a diminuir o colesterol ruim(LDL): Excesso de LDL no organismo pode aumentar o risco de doença cardíaca e derrame. Estudos descobriram que o chá preto pode ajudar a reduzir os níveis de LDL.

Ajuda na saúde intestinal: Um intestino saudável pode protegê-lo de várias doenças e distúrbios. Os polifenóis e as propriedades antimicrobianas encontradas no chá preto podem ajudar a melhorar a saúde e a imunidade do intestino.

Ajuda a reduzir a pressão arterial:  A pressão alta pode causar muitas complicações à saúde. Beber chá preto regularmente pode ajudar a diminuir a pressão arterial sistólica e diastólica.

Ajuda no tratamento do diabetes: O chá preto contém polissacarídeos, compostos que diminuem a absorção de açúcar no sangue, que ajudam a reduzir o risco de diabetes. Os polifenóis antioxidantes encontrados no chá, aumentam a atividade da insulina e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Ajuda a reduzir o risco de câncer: O chá preto contém polifenóis, que podem ajudar a combater as células cancerígenas do corpo e também contém um composto chamado TF-2. Este produto químico causa apoptose (morte programada) das células cancerígenas sem prejudicar as células normais e saudáveis. Isso ajuda a interromper o crescimento do câncer antes que ele se torne perceptível e pode ajudar nos casos em que o câncer já foi diagnosticado. Além disso, o chá preto também previne o câncer, inibindo a formação e o crescimento de tumores malignos.

Melhora o foco e a atenção: O chá preto pode ajudar a melhorar o foco devido ao seu conteúdo de cafeína e um aminoácido chamado L-theanina. Os estudos mostram que a L-teanina (um aminoácido encontrado no chá preto) equilibra os efeitos da cafeína de uma maneira única, ajudando você a se concentrar mais nas tarefas .

Melhora o humor: O chá preto proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

Ajuda a emagrecer: Ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.

Ajuda na saúde bucal: O chá preto pode reduzir o câncer bucal, além disso, os polifenóis do chá e os taninos matam e impedem as bactérias que causam cárie dentária e reduzem drasticamente as bactérias orais que causam mau hálito. No entanto, o chá preto pode manchar o esmalte, portanto consulte seu dentista sobre seu regime pessoal de higiene dental.

Ajuda na saúde da pele: Beber chá preto beneficia a pele de várias maneiras. Nutre a pele com vitaminas B2, C e E, com minerais como magnésio, potássio, zinco, polifenóis e taninos essenciais. Catequinas e flavonoides do chá podem ajudar a prevenir infecções de pele. Os antioxidantes e polifenóis presentes no chá podem proteger sua pele do envelhecimento precoce, da formação de rugas e manchas.

Ajuda na saúde do cabelo: O chá preto é fantástico para o seu cabelo. O enorme conteúdo de antioxidantes e cafeína no chá preto traz benefícios a saúde do cabelo como crescimento, brilho. A cafeína diminui um hormônio que causa queda de cabelo (conhecida como DHT ou di-hidrotestosterona), enquanto os antioxidantes promovem o crescimento saudável do cabelo. No entanto, o excesso de cafeína pode prejudicar o crescimento do cabelo, por isso tome cuidado para não exagerar.

Contraindicações
 O chá preto tem muito poucos efeitos colaterais quando consumido em quantidades moderadas. Beber mais de 4 a 5 xícaras de chá preto por dia pode resultar em efeitos colaterais negativos. Isto é principalmente devido ao teor de cafeína do chá preto. Quantidades excessivas de cafeína podem causar dor de cabeça, batimentos cardíacos irregulares, náusea e ansiedade.

Como fazer chá preto
1 xícara de água
1 colher de(chá) de folhas chá preto
Ferva a água coloque as folhas, deixe as folhas em infusão por 5 minutos. Coe e consuma logo em seguida.
 
➥Veja também: Chá rooibos e seus benefícios para a saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem