Argila preta: o que é, benefícios e como usar

Argila preta: o que é, benefícios e como usar

Conhecida por suas propriedades purificantes e revitalizantes, a argila preta está conquistando seu espaço nas rotinas de cuidados com a pele. Ideal para quem busca uma solução natural, ela ajuda a remover impurezas e a promover uma pele mais saudável e radiante. 

O que é argila preta?

A argila preta  também é  conhecida como lama negra ou lama vulcânica é riquíssima em importantes minerais, tais como: óxido de silício, titânio e óxido de alumínio. Além de tratamento estéticos para a pele, corpo ou cabelos, a argila também pode ser utilizada em tratamentos medicinais.

Quais benefícios da argila preta no rosto?

Possui uma poderosa ação desintoxicante, antisséptica, adstringente, auxilia como agente rejuvenescedor da pele do rosto e do corpo, remove células mortas,fecha os poros,ilumina e deixa a pele lisinha. A argila preta tem ação absorvente, anti stress, anti-inflamatório. Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo, absorve toxinas e impurezas.

Como usar argila preta no rosto?

1.Limpe a pele: remova maquiagem e lave o rosto com um sabonete facial adequado.
2.Prepare a argila: Misture 1 colher de argila preta em pó com um pouco de água mexa até formar uma pasta. Caso seja necessário, adicione argila ou água, até que a mistura fique uniforme.
3.Aplique no rosto: Espalhe a pasta uniformemente, evitando lábios e pálpebras.
4.Deixe agir: Mantenha por 10 a 15 minutos, sem deixar secar completamente.
5.Enxágue: Remova a máscara com água e movimentos circulares.
6.Hidrate: Aplique um hidratante ou óleo facial para restaurar a umidade da pele.

Argila preta: o que é, benefícios e como usar

Como usar argila preta no cabelo

A argila preta é conhecida por seus benefícios para o cabelo, incluindo a capacidade de remover impurezas e excesso de oleosidade, além de ajudar na circulação sanguínea e oxigenação do couro cabeludo. Aqui está um guia passo a passo sobre como usá-la:


1.Preparação da máscara: misture de 2 a 4 colheres (sopa) de argila preta com água suficiente para formar uma pasta. 
    2.

Aplicação: a

plique a mistura no couro cabeludo e
    massageie suavemente para distribuir a máscara de forma uniforme.

3.Tempo de ação: d

eixe agir por cerca de 20 minutos.

4.Enxágue: a

pós o tempo de ação, enxágue bem o cabelo.
Você pode realizar esse tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade do seu cabelo.  

   Como usar argila preta no corpo

Assim como todas as outras argilas a preta também pode ser usada no corpo, ela auxilia nos tratamentos para redução de medidas, celulite e flacidez.

1.Preparação da argila: misture a argila com água, faça quantidade suficiente para aplicar nas áreas desejadas como barriga e coxas.
2.Esfoliação: antes de aplicar a argila, esfolie a pele para eliminar as células mortas. Pode-se usar um esfoliante ou uma bucha vegetal.
3.Aplicação: aplique a mistura na área desejada e deixe agir por 30 minutos.
4.Enxágue: após o tempo de ação, enxágue a área com água e aplique um hidratante corporal.
5.Frequência: repita o processo a cada 15 dias.

Onde comprar a argila preta?

Você pode encontrar argila preta em diversas lojas de produtos naturais, farmácias especializadas, e também online. É importante verificar a procedência e a qualidade da argila, garantindo que seja 100% natural.

A argila preta é um recurso natural valioso com uma rica composição mineral que oferece múltiplos benefícios para a pele. Conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e detox, a argila preta é eficaz na absorção de toxinas, impurezas e no controle da oleosidade excessiva. Seu uso regular em tratamentos cosméticos pode promover uma pele mais saudável e revitalizada




Publicado em 08/02/2020 atualizado em 16/03/2024


➥Veja também: Argila roxa

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem