Chá rooibos e seus benefícios para a saúde

chá rooibos

O chá Rooibos (pronuncia-se ROY-boss) é um chá vermelho que vem das folhas fermentadas do arbusto Aspalathus linearis , uma planta nativa da África do Sul. O consumo da infusão de rooibos está bastante difundido na África do Sul há muitas gerações e tem conquistado espaço em muitos países nas últimas duas décadas. O chá rooibos tem um sabor doce e suave frequentemente comparado ao chá de hibisco e tons terrosos semelhantes aos chás de erva-mate, é descrito que possui notas de caramelo, baunilha é considerado um dos tipos de chá mais agradáveis ​​no mercado.

Chá fermentado
O chá produzido a partir de folhas de rooibos fermentadas é chamado chá vermelho. Durante a fermentação, as folhas verdes ficam com uma cor vermelha escura. A fermentação dá ao chá um sabor forte, doce e frutado, com um cheiro rico e de noz.

Chá não fermentado
O chá das folhas secas e não fermentadas de rooibos é de cor verde. Tem um sabor terroso, semelhante a ervas, semelhante ao chá verde, mas não tão adstringente.

Benefícios do chá rooibos

O chá Rooibos contém minerais vitais, incluindo cálcio, ferro, magnésio, zinco e ácido. Como acontece com a maioria dos chás verdadeiros e chás de ervas, ele também contém altos níveis de vitamina C, além de poderosos antioxidantes, como o aspalatino, que oferecem amplos benefícios à saúde. O chá Rooibos contém polifenóis que ajudam a combater os radicais livres, mantendo o corpo saudável e pronto para enfrentar o dia.

Livre de cafeína: O chá de Rooibos é livre de cafeína e com baixo teor de taninos o que pode torná-lo uma boa opção para pessoas grávidas, crianças e pessoas sensíveis à cafeína. Embora a cafeína possa ter alguns benefícios à saúde, nem todos podem consumir cafeína com segurança. A cafeína está presente no chá preto, chá verde e café. O chá Rooibos é uma boa alternativa para pessoas que desejam reduzir a ingestão de cafeína ou evitá-la completamente. Taninos são compostos naturais presentes em muitos alimentos vegetais, incluindo chá preto, chá verde e vinho tinto, interferem na absorção de certos nutrientes, como o ferro.

Rico em antioxidantes: O chá Rooibos contém vários antioxidantes como Aspalathin e Nothofagin, que tornam o chá uma excelente bebida para estimular o sistema imunológico o que ajuda a proteger o corpo de resfriados, vírus e gripes comuns. Os antioxidantes são importantes para a saúde humana porque impedem os radicais livres de danificar as células do corpo.

Ajuda na saúde do coração: Os antioxidantes são importantes para um coração saudável, e é por isso que o chá rooibos pode proporcionar benefícios cardiovasculares. Também pode manter os níveis de colesterol sob controle.  O chá Rooibos também pode melhorar a saúde do coração, inibindo a enzima conversora de angiotensina (ÁSACE), que aumenta a pressão sanguínea.

Ajuda no tratamento do diabetes: A aspalatina um antioxidante presente no chá rooibos também pode ajudar as pessoas com diabetes, ajuda a regular o açúcar no sangue, melhora a absorção de glicose e reduz a resistência à insulina. A aspalatina também pode ajudar as pessoas com diabetes a reduzir o risco de inflamação vascular e aterosclerose . Ambos são fatores que desempenham um papel no desenvolvimento de problemas cardíacos.

Ajuda no emagrecimento: O chá Rooibos não contém calorias, naturalmente doce e uma boa opção para ajudar no emagrecimento. O chá rooibos também pode beneficiar o controle de peso, aumentando os níveis de leptina. A leptina é um hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos e envia sinais ao organismo de que ele já ingeriu alimentos o suficiente. O chá também interrompeu a formação de novas células adiposas e estimulou um metabolismo mais rápido da gordura.

Ajuda na saúde da pele: O chá Rooibos oferece um efeito calmante, reduzindo assim a irritação e a vermelhidão, resultando em uma pele mais uniforme, também contém zinco, que demonstrou potencial para ajudar a tratar doenças comuns da pele, como eczema e acne.  O chá Rooibos contém superóxido dismutase, que possui propriedades antienvelhecimento e ajuda a retardar o desenvolvimento de rugas. A superóxido dismutase é uma enzima que trabalha para produzir células saudáveis ​​da pele que mantêm a aparência jovem por mais tempo. Essa enzima trabalha ao lado de outros antioxidantes do chá rooibos para combater os radicais livres que podem acelerar o processo de envelhecimento. Embora sejam necessárias mais pesquisas, há evidências de que beber uma ou duas xícaras de chá de rooibos por dia pode manter a pele com aparência uniforme e jovem.

Anti-inflamatório: O chá Rooibos contém antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação e as sensações de dores. Os compostos antiespasmódicos do chá rooibos ajudam a aliviar dores abdominais, e cólicas estomacais. Ao reduzir a inflamação, o chá rooibos também pode ajudar no tratamento dos sintomas dolorosos da artrite. O chá Rooibos também é rico em vitamina C, que trabalha para reparar o colágeno e o tecido conjuntivo nas articulações. E também e indicado para alergias, alivio do estresse, e para ossos e dentes mais saudáveis.

Contraindicações
O chá rooibos geralmente é seguro para beber e demonstrou pouco ou nenhum efeito colateral.
Como em muitos outros chás, os antioxidantes e compostos químicos do chá rooibos podem interferir nos medicamentos. Consulte o seu médico antes de adicionar o chá rooibos à sua dieta, se estiver tomando algum medicamento.

Como preparar o chá
1 colher de (chá) chá de rooibos
1 xícara de água
Ferva a água adicione as folhas de chá deixe infusão por cinco minutos ,coe e sirva.

➥Veja também:Chá de erva mate,saiba todos os benefícios e como preparar

Nenhum comentário