Chá verde: Saiba todos os benefícios para a saúde e como preparar


chá verde

 
Chá verde é feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis
. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Para produzir chá verde, as folhas frescas da planta são levemente cozidas no vapor. O chá-verde possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. O chá verde é consumido como uma bebida, mas também é vendido em extratos líquidos, cápsulas e comprimidos e, às vezes, é usado em produtos tópicos (destinados a serem aplicados à pele).

 Benefícios do chá verde
O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​que você pode consumir. É livre de açúcar, não possui calorias e é carregado com antioxidantes que proporcionam grandes benefícios à saúde.
O EGCG (galato de epigalocatequina) é um dos compostos mais poderosos do chá verde. E possui uma vasta gama de propriedades terapêuticas, incluindo anti-aterosclerose, hipertrofia anti-cardíaca, enfarte, anti-diabetes, anti-inflamatório e antioxidante.  Foi estudado para tratar várias doenças e pode ser uma das principais razões pelas quais o chá verde tem propriedades medicinais tão poderosas.    

  Antioxidantes: O chá-verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito antienvelhecimento e na queima de gorduras. Existem evidências de que os polifenóis do chá usados ​​por via oral e tópica podem ser benéficos para a saúde da pele e, mais especificamente, para reduzir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e para a prevenção e tratamento da acne vulgar.

  Ajuda no combate do colesterol: O chá-verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonoides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

  Anti-inflamatório: O chá é uma boa fonte de compostos conhecidos como catequinas e epicatequinas, que são consideradas responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde. Esses compostos pertencem a um grupo de produtos químicos vegetais chamados flavonoides. 

  Alzheimer e Parkinson: Os polifenóis do chá verde agora estão sendo considerados como agentes terapêuticos em tratamentos para controlar, e alterar os processos de envelhecimento cerebral e servir como possíveis agentes neuroprotetores em distúrbios neurodegenerativos progressivos, como as doenças de Parkinson e Alzheimer.  

  Ajuda a emagrecer: O chá verde também é conhecido por seu efeito termogênico, é rico no poderoso antioxidante ECGC. A combinação de cafeína e ECGC encontrada no chá verde ajuda na perda e manutenção do peso.

  Melhora a função cerebral: O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o suficiente para produzir um efeito estimulante. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar em ação com a cafeína para melhorar a função cerebral.

 O consumo de chá verde também tem sido associado à prevenção de muitos tipos de câncer, incluindo pulmão, cólon, esôfago, boca, estômago, intestino delgado, rim, pâncreas e glândulas mamárias. Em particular, o chá verde pode diminuir a pressão sanguínea e, assim, reduzir o risco de derrame e doença cardíaca coronária. Alguns estudos sugeriram que o chá verde pode proteger contra o desenvolvimento de doenças coronárias, reduzindo os níveis de glicose no sangue e o peso corporal além de ser benéfico para a saúde da pele.
Obvio que nenhum alimento irá protegê-lo de doenças. Sua saúde está envolvida em seu estilo de vida e em seus genes, se cuide faça atividades físicas e mantenha uma alimentação saudável.Beba chá se você gosta, e com moderação.

Como preparar o chá verde 
1 xícara de água
1 colher de (chá) de folhas de chá verde
Coloque a água para aquecer e, logo que as primeiras bolhas de ar começarem a surgir, desligue o fogo e acrescente as folhas da planta.
O tempo de infusão é outro fator chave na preparação correta de um chá verde, uma vez que a delicadeza das suas folhas necessita de muito pouco tempo de infusão – entre 1 e 3 minutos apenas – caso contrário pode azedar. É importante lembrar também que a quantidade recomendada pelos especialistas é de, no máximo, 3 ou 4 xícaras, tendo em vista que o chá contém cafeína e, em excesso, pode causar insônia, taquicardia, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Contraindicações
Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o chá verde pode ter contraindicações. Não é aconselhável, por exemplo, para pacientes com hipotireoidismo, com anemia ferropriva, com gastrite e refluxo, gestantes e lactantes, consulte sempre o seu médico antes de tomar o chá devido às possíveis interações e efeitos adversos.


➥Veja também: 10 benefícios do chá branco e como preparar

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