Conheça os 12 benefícios do chá de hortelã pimenta para a saúde

Hortelã pimenta

A hortelã-pimenta Mentha piperita é uma erva aromática da família da hortelã que é o resultado do cruzamento da hortelã (mentha spicata) e hortelã-água (mentha aquatica).
Nativo da Europa e Ásia, a família de menta é composta por plantas antigas que estão disponíveis em mais de 30 espécies diferentes e tem sido usada há milhares de anos por seu sabor agradável e benefícios à saúde.
  A planta perene de hortelã-pimenta possui folhas verdes brilhantes, e pode ser facilmente cultivada em uma variedade de espaços com pouca luz (incluindo um apartamento), tornando-se uma planta popular.
 O chá de hortelã-pimenta é preparado a partir de folhas secas da planta e está amplamente disponível no mercado. As folhas de hortelã-pimenta contêm vários óleos essenciais, incluindo mentol, mentona e limoneno. O mentol dá à hortelã-pimenta suas propriedades de resfriamento e um odor reconhecidamente menta. Os outros nutrientes e minerais presentes no chá de hortelã-pimenta são os seguintes: vitamina C, vitamina A, betacaroteno, manganês, fibra, ferro, magnésio, cálcio, potássio, e cobre.
 O óleo de hortelã-pimenta é usado como um agente aromatizante em muitos produtos diferentes, incluindo descongestionantes, enxaguantes bucais, chicletes, cremes dentais e outros doces com sabor de menta, balas, chocolates e produtos refrescantes, xaropes, remédios e como um óleo essencial para aromaterapia.

Benefícios do chá de hortelã pimenta
O chá de hortelã-pimenta tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas, antiespasmódica, antiviral, anti-inflamatória, miorrelaxante, antioxidante, expectorante, analgésica, e vasodilatador e é considerado um estimulante.

Melhora a digestão: O chá de hortelã-pimenta pode aliviar os sintomas digestivos, como gases, inchaço e indigestão. Ele acalma os músculos da barriga e melhora o fluxo da bile, que é usado para digerir gorduras. Isso abre caminho para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo. O efeito de resfriamento do mentol pode melhorar a circulação e aliviar a inflamação que causa dores de estômago. O mentol na hortelã-pimenta estimula a secreção de sucos gástricos que podem quebrar os alimentos e acelerar a digestão. O chá de hortelã-pimenta reduz a sensação de estar cheio e pode reduzir a inflamação que causa inchaço.

Ajuda a aliviar dores de cabeça: Como a hortelã-pimenta atua como relaxante muscular e analgésico, pode diminuir certos tipos de dores de cabeça. O mentol no óleo de hortelã aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, possivelmente aliviando a dor. O óleo de hortelã-pimenta deve ser aplicado na testa para dores de cabeça.

Trata o mau hálito: Não é por acaso que a maioria das pastas de dente e enxaguantes bucais contém algum tipo de hortelã-pimenta. Além de seu cheiro agradável, a hortelã-pimenta possui propriedades antibacterianas que ajudam a matar germes que causam placa dentária. O mentol presente na hortelã pimenta combate a halitose dando uma sensação de hálito limpo e fresco.

Ajuda a aliviar cólicas menstruais: Como a hortelã-pimenta atua como relaxante muscular, pode aliviar cólicas menstruais. Beber chá de hortelã-pimenta pode reduzir a intensidade e o comprimento das cólicas menstruais, pois a hortelã-pimenta ajuda a prevenir as contrações musculares.

Reduz o estresse: O chá de hortelã-pimenta é comum na aromaterapia e no Ayurveda como uma maneira de reduzir o estresse e aumentar o bem-estar e a paz em geral. Isso ocorre porque o chá de menta contém qualidades sedativas naturais que ajudam a relaxar após um longo dia. Consumir chá de hortelã-pimenta pode ajudar a diminuir a temperatura geral do corpo, permitindo que o corpo relaxe e alivie qualquer inflamação. Propriedades anti-inflamatórias também reduzem a pressão sanguínea, induzindo um estado calmo.

Ajuda na perda de peso: O chá de hortelã-pimenta é naturalmente livre de calorias e possui um sabor agradavelmente doce, o que a torna uma escolha inteligente quando você está tentando perder peso. Ele estimula o metabolismo e ajuda na queima da gordura acumulada. Também ajuda a suprimir o apetite, devolvendo o controle sobre o desejo de comer mais do que você precisa.

Ajuda você a dormir melhor: O chá de hortelã-pimenta é uma escolha ideal antes de dormir, pois é naturalmente livre de cafeína. Além disso, a capacidade da hortelã-pimenta como relaxante muscular pode ajudá-lo a relaxar antes de dormir.

Para resfriados, gripes e alergias: O chá quente de hortelã-pimenta possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a tratar febres, tosses e resfriados. O chá de hortelã-pimenta dá um passo adiante ao relaxar os músculos da garganta que causam tosse irritante. Como o mentol é um relaxante muscular, o chá de menta ajuda a abrir as vias aéreas, aliviando o congestionamento e aliviando resfriados. O chá de hortelã-pimenta também contém vitaminas e nutrientes essenciais que podem impulsionar seu sistema imunológico, para que você fique doente com menos frequência. Com compostos como antioxidantes, vitamina B, potássio e cálcio, seu corpo pode absorver mais facilmente nutrientes e combater invasores para se manter saudável.

Ajuda no foco e na concentração: Com sabor fresco e aroma energizante, o chá de hortelã-pimenta, serve como estimulante para ficar alerta, concentrado e menos ansioso. O aroma do chá pode melhorar o desempenho mental e promover a atenção. Estudos demonstraram que o cheiro do mentol estimula a área do hipocampo que controla a clareza e o foco mentais.

Previne Náuseas: Por suas propriedades antiespasmódicas o chá de hortelã-pimenta ajuda a tratar náuseas e impedir o vômito. O cheiro da hortelã-pimenta pode inibir a sensação de náusea, enquanto os compostos orgânicos da hortelã ajudam a acalmar os músculos do estômago que se contraem e levam ao vômito.

Bom para a pele: As propriedades adstringentes, anti-sépticas e anti-inflamatórias da hortelã-pimenta podem ajudar a reduzir a vermelhidão causada pela acne e ajudam a evitar o acúmulo de bactérias que podem entupir os poros. Os efeitos calmantes da hortelã-pimenta são úteis no tratamento de erupções cutâneas, picadas de insetos, alergias e irritações na pele.
O mentol, o elemento básico das folhas de hortelã-pimenta, diminui a secreção de óleo das glândulas sebáceas e equilibra os níveis de pH da pele, reduzindo assim os problemas de pele, como a acne.

Bom para o cabelo: O chá de hortelã-pimenta é maravilhoso para o cabelo, para cabelos oleosos, atua como adstringente, o que normaliza a produção de óleo do couro cabeludo. Para cabelos secos, neutraliza a secura no couro cabeludo, tornando-o benéfico para problemas de couro cabeludo e caspa. Ele equilibra o nível de pH do couro cabeludo e estimula a circulação sanguínea, desobstrui os folículos, nutre-os e promove o crescimento do cabelo.

Como fazer chá de hortelã
1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã
 500 ml de água.
Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Contraindicações
A quantidade diária recomendada de chá de hortelã é de 3 a 4 xícaras. Se você ultrapassar isso, os efeitos colaterais são sonolência, dificuldade na absorção de ferro, redução dos batimentos cardíacos e tremores. O chá de hortelã não é recomendado para gestantes, lactantes devem conversar com o médico antes de ingerir o chá. As pessoas com anemia não podem consumir a bebida, porque a hortelã atrapalha a absorção de ferro, a bebida também é contraindicada para crianças menores de 5 anos.
 
➥Veja também: Chá de gengibre, saiba todos os benefícios e como preparar

Um comentário:

  1. Muito bom, preciso muito desse chá em minha vida, vou logo experimentar.

    ResponderExcluir