Chá de cavalinha: Saiba quais são os 19 benefícios para a saúde

cavalinha

Cavalinha Equisetum arvense  é uma erva da família de plantas Equisetaceae,e recebe este nome pela semelhança do seu caule com a cauda de um cavalo. Cavalinha é uma das ervas medicinais mais antigas que existe, é derivada de enormes plantas semelhantes a árvores que floresceram 400 milhões de anos atrás. Nativa de áreas pantanosas do Brasil e da Europa, também é conhecida como cavalinha-gigante, erva-canudo e rabo-de-cavalo. E muito utilizada como fitoterápico, sendo encontrada na forma de extrato seco, em cápsulas ou a planta seca para o preparo de chá.  
 A cavalinha é fonte de diversos sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, cromo, ferro, magnésio, manganês, selênio, sódio e zinco. E rica em vitaminas A, B2, B5, C e E, e flavonóides, antioxidantes, fitoesteróis, saponinas, taninos, ácidos graxos e ácidos silícicos.


Benefícios da cavalinha 
Cavalinha é uma erva muito nutritiva, tornando este chá uma bebida rica e saudável. Os elementos mais importantes nesta erva são o silício e o cálcio, responsáveis por alguns dos principais benefícios deste chá.

 É diurético: Os diuréticos são frequentemente usados para reduzir a pressão sanguínea e o inchaço. Eles trabalham liberando líquidos desnecessários do corpo. Cavalinha é um dos melhores suplementos naturais que existe para ajudar a promover a remoção de líquidos, tornando-o ideal para quem sofre de inflamação, artrite ou gota e também para quem sofre de problemas nos rins, bexiga e pedras nos rins.

 Bom para pele e unhas: Seu alto teor de silício ajuda a manter e recuperar os tecidos conjuntivos da pele, rejuvenescendo e revigorando. O extrato de cavalinha pode ser comumente encontrado em vários cremes e produtos de beleza orgânicos, como a mistura única e complexa de antioxidantes, anti-inflamatórios, sílica e outros compostos, que são poderosos agentes de cuidado da pele.  A quantidade de cálcio e silício nesta erva também são ótimos elementos para ajudar a reparar unhas quebradiças, fortalecendo-as o tempo todo, mantendo-as a salvo de fungos ou qualquer outro tipo de infecção.

Ajuda a perder peso: Graças ao seu efeito diurético e sua capacidade de eliminar toxinas do corpo pode complementar um regime de perda de peso liberando líquidos em excesso, diminuindo a inflamação, inchaço e gordura, também ajuda a prevenir e eliminar a celulite.

Bom para a saúde óssea: A cavalinha possui muitos minerais tem efeito remineralizante, ajudando a nutrir e fortalecer nossos ossos. Ideal para ajudar a prevenir cáries, osteoporose e melhorar a cicatrização de feridas. A sílica ajuda a fixar o cálcio, para que o corpo possa armazenar mais quantidade desse mineral e seja capaz de formar ossos ou tendões mais fortes.

Tratamento para infecções urinárias: Um dos grandes benefícios do chá de cavalinha é que ele pode eliminar os problemas urinários e renais. Uma xícara deste chá pode ajudá-lo a limpar seu trato urinário e a lidar com infecções, inflamações. Tome este chá quando estiver sofrendo de uma infecção da bexiga. Aumenta o fluxo de urina, ajudando o corpo a se livrar de toxinas e bactérias liberando os elementos nocivos.

Tratamento para problemas respiratórios: O chá de cavalinha é uma maneira comprovada de aliviar muitas condições respiratórias, como resfriados ou gripes. Pessoas que sofrem frequentemente de congestão ou experimentam desconforto respiratório devem consumir frequentemente chá de cavalinha. Este chá de ervas pode ajudar a curar pulmões enfraquecidos, reparando tecidos pulmonares e aumentando as defesas contra doenças futuras. Atua como expectorante, limpando as passagens de fleuma ou toxinas prejudiciais que causam doenças, como a asma e tosse persistente.

Purificador de sangue: Tomar cavalinha é dito para ajudar a fortalecer os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de hemorragia. Este chá é capaz de estimular o fluxo sanguíneo e, ao mesmo tempo, pode ajudar a restaurar a saúde das varizes. Altas quantidades de cálcio neste chá para impedir a acumulação de gordura nos vasos sanguíneos.
O chá de cavalinha estimula a coagulação do sangue, ajudando a controlar o sangramento interno e externo. Pode ser utilizado em casos como nariz sangrando, gengivas com sangramento e até úlceras com sangramento. Este chá é rico em nutrientes e ajuda a purificar o sangue, ajudando a trazer nutrição através do sistema circulatório, ajudando a tratar a anemia e a debilidade geral.


Chá para a mulher: O chá de cavalinha é excelente para ser tomado no período menstrual, ele preveni sangramentos menstruais excessivos, reduzindo o desconforto durante esse estágio.
Devido à quantidade elevada de cálcio neste chá, é dito que ajuda a regular a menstruação e a aliviar as cólicas.  O cálcio presente no chá de cavalinha também pode ser útil quando uma mulher atinge a menopausa, pois não só ajuda a prevenir osteoporose e problemas ósseos, mas também ameniza outros sintomas, como ondas de calor. Seu teor de ferro o ajudará a combater a fadiga e o estresse.

Melhora a digestão: O chá de cavalinha e usado como remédio popular para melhorar a digestão em muitos países ao redor do mundo. Os flavonoides encontrados no chá podem ajudar na digestão, reduzir inchaço, náusea e dor de estômago.

Melhora a função cerebral: Embora ainda possam ser necessários mais estudos, existem algumas evidências que sugerem que este chá de ervas pode ajudar a melhorar a memória e sua função cognitiva. Os antioxidantes contidos no chá de cavalinha são considerados a escolha certa para a saúde no cérebro. O chá também contém uma grande quantidade de cálcio, um ótimo mineral responsável por acalmar os nervos.

Previne o Câncer: Esta erva pode combater os danos dos radicais livres, pois contêm antioxidantes. Antioxidantes que previnem o câncer e danos nos órgãos também ajudam a aliviar a dor, reduzindo a inflamação. Cavalinha exibe potencial para o tratamento de câncer de pele, sangue e pulmão com base em estudos celulares.

Trata a inflamação: Os compostos analgésicos e anti-inflamatórios presentes no chá de cavalinha fornecem alívio rápido dos sintomas. Cavalinha faz com que as células produzam menos moléculas inflamatórias e a sílica equilibra o efeito imunológico dessas células.

Impede a formação de cálculos renais: Estudos mostraram que a cavalinha impede a formação de cálculos renais porque ajuda a dissolvê-los. Algumas pedras nos rins podem se desenvolver devido ao ácido úrico no corpo. Especialmente o chá de cavalinha ajuda a remover o ácido úrico nas articulações e nos rins.

Trata o diabetes: Um estudo constatou que os pacientes diagnosticados com diabetes tipo II aos quais foi administrada uma dose oral única de extrato de cavalinha tiveram níveis significativamente mais baixos de glicose no sangue em 90 a 120 minutos. Portanto, tomar a cápsula do extrato de cavalinha uma vez ao dia antes de cada refeição pode ser benéfico para o Diabetes tipo II.

Tratar doenças cardíacas: Cavalinha relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial em pessoas com doenças cardíacas. O ácido dicafeoil-meso-tartárico é o ingrediente que ajuda a reduzir a oxidação da gordura, que geralmente é a causa fundamental das doenças cardíacas.
Os fitoesteróis e flavonóides presentes no chá de cavalinha podem aliviar isso. Os fitoesteróis reduziram o colesterol LDL e os antioxidantes diminuíram a inflamação nas células.

 Melhora a cicatrização de feridas: Cavalinha tem sido usada para ajudar a curar feridas mais rapidamente. A pomada de cavalinha é comumente aplicada diretamente na ferida. A sílica ajuda a selar a ferida, enquanto os flavonoides evitam infecções.

Aliviar a diarreia:  Os compostos ativos no chá de cavalinha desaceleram os movimentos intestinais durante a diarreia, bloqueiam a acetilcolina, que é um neurotransmissor que promove os movimentos intestinais. Relaxa os músculos do estômago e reduz as cãibras na diarreia.

Tratar gota: Cavalinha tem sido tradicionalmente usada para tratar a gota, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. A gota é uma forma de artrite inflamatória. Os efeitos benéficos do chá de cavalinha para a artrite reumatóide podem ser importantes para o tratamento da gota.

Bom para o cabelo: A medicina antiga usava uma decocção de hastes de cavalinha para fortalecer os cabelos. A sílica na cavalinha pode ser eficaz para o crescimento do cabelo e a melhoria da saúde. Aplique suavemente este chá no cabelo como enxágue e deixe restaurar a saúde em cada fio, promovendo o crescimento, hidratando. Também ajuda a tratar o couro cabeludo, removendo a caspa e reduzindo a irritação.

Contraindicações
O chá de cavalinha não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência renal e cardíaca e por que tem gastrite e úlceras duodenais, já que os taninos e sais silícicos da cavalinha podem irritar a mucosa gástrica. Seu consumo também é contraindicado por quem faz uso de anticoagulantes, diuréticos e anti-hipertensivos. Grávidas não devem consumir o chá da cavalinha antes de consultar um médico.

Modo de preparo do chá
1 colher de sopa da planta seca
1 xícara de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver, então acrescente as folhas na água e deixe por alguns segundos, desligue e tampe. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos em infusão, coar e beber até 2 xícaras por dia.


 ➥Veja também: Academia de chás da Camis + receitas bônus


5 comentários:

  1. Adorei saber dos benefícios dos chás de cavalinha Ed alecrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Ótimo post, quantos chás devo tomar em um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você pode tomar até 3 xícaras por dia. Esqueci de por no post vou editar e colocar.

      Excluir
  3. Eu já fiz o uso dele e otimo acaba dor d cólicas por mts meses e o inchaço na bariga ms não sabia que tinha tantos benefícios..amem ja comprei e já vou tomar

    ResponderExcluir