Chá de gengibre, saiba todos os benefícios e como preparar

chá de gengibre

 O gengibre Zingiber officinale é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da Ásia. O rizoma (parte subterrânea do caule) é a parte mais usada como tempero. É freqüentemente chamado de raiz de gengibre, ou simplesmente gengibre.
 O gengibre pode ser usado fresco, seco, em pó ou como óleo , e às vezes é adicionado a alimentos e cosméticos processados. É um ingrediente muito comum em receitas ,é conhecido historicamente como uma planta medicinal por seus potenciais benefícios à saúde. A fragrância e o sabor únicos do gengibre provêm de seus óleos naturais, o mais importante dos quais é o gingerol. Acredita-se que o gingerol seja responsável pela maior parte dos efeitos benéficos do gengibre, pois possui poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Além deste o gengibre contém muitos compostos valiosos como, o shogaol, o paradol e o zingerone. O gengibre é uma boa fonte de vitaminas A, B, C e E, além de minerais, incluindo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco.

Benefícios do chá de gengibre
O gengibre possui vitaminas, minerais e  antioxidantes, é antibacteriano, anti-inflamatório e antiespasmódico.

Aliviar náuseas: Beber uma xícara de chá de gengibre antes de viajar pode ajudar a prevenir náuseas e vômitos associados ao enjoo de movimento. Você também pode beber uma xícara de chá ao primeiro sinal de náusea para aliviar o sintoma.

Ajuda no emagrecimento: O gengibre é um alimento termogênico, acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso. O chá de gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, e eliminar as gordurinhas indesejadas.

Aliviar cólicas menstruais: Tomar chá de gengibre no início do período menstrual pode reduzir as cólicas menstruais em algumas mulheres. Outra alternativa e colocar uma toalha quente embebida em chá de gengibre no local da dor, relaxará os músculos e proporcionará um alívio muito necessário, além de proporcionar um efeito calmante na área.

Anti-inflamatório: O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias, consumir o chá pode ajudar a aliviar dores musculares e articulares associadas a artrite e osteoartrite.

Tratamento da celulite:  Sua ação anti-inflamatória também é responsável pelo combate à celulite, ajudando a manter a pele lisinha.

Ajuda na digestão: O gengibre é considerado a melhor erva para digestão. O consumo de gengibre estimula a vesícula biliar a liberar bile, estimulando a digestão. Isso incentiva a assimilação de nutrientes dos alimentos que ingerimos. Além disso, o gengibre também proporciona alívio das cólicas estomacais e inchaço causados ​​por gastrite.

Ajuda no tratamento do câncer: O gengibre contém gingerol, um composto que tem propriedades anti-metastáticas e pode ajudar a tratar o câncer de mama e ovariano. Segundo os especialistas em saúde, a raiz de gengibre é uma das maneiras mais baratas e eficazes de prevenir o aparecimento do câncer e melhorar a qualidade de vida, pois elimina substâncias tóxicas do corpo.

Para gripes e resfriados: Durante séculos, tem sido usado como remédio natural para gripes e resfriados por ser anti-inflamatório e antisséptico. O gengibre possui propriedades descongestionantes, limpa os pulmões e a garganta reduzindo a inflamação nessas áreas, além de melhorar o sistema imunológico.

Bom para a pele: O gengibre contém cerca de 40 compostos antioxidantes que protegem contra o envelhecimento. Melhoram a aparência da pele removendo as toxinas e estimulando a circulação. Os antioxidantes previnem os danos causados ​​pelos radicais livres, preservando assim a aparência jovem da pele. Melhora a elasticidade, tornando a pele mais firme e jovem. Desta forma, diminui os sinais de envelhecimento.

Bom para o cabelo: O gengibre aumenta a circulação sanguínea, resultando no fluxo de sangue para o couro cabeludo. Assim, estimula os folículos capilares e estimula o crescimento. Os ácidos graxos presentes no gengibre são benéficos para cabelos finos. O gengibre tem propriedades anti-sépticas que podem ajudar a se livrar da caspa. O gengibre é ótimo para cabelos secos e quebradiços, pois contém vitaminas, zinco e fósforo que conferem brilho ao seu cabelo.

Contraindicações
O chá de gengibre pode causar inquietação e insônia.Os pacientes com cálculos biliares não devem tomar chá de gengibre.Chá de gengibre não deve ser tomado durante a gravidez.Evite chá de gengibre com o estômago vazio, pois pode causar dores de estômago.A sobredosagem pode causar diarreia, irritação, náusea e azia. A quantidade diária recomendada e de três ou quatro xícaras de chá ao longo do dia.

Como preparar o chá de gengibre
1 xícara de água
½ colher (chá) de gengibre
 Lave bem a raiz do gengibre, corte em pedaços pequenos ou rale a raiz. Enquanto isso, leve a água em fogo alto até ferver. Adicione o gengibre à água e tampe a panela, abaixando um pouco o fogo, aguarde de 5 a 10 minutos para tire do fogo. Coe e sirva.

➥Veja também: Conheça os 12 benefícios do chá de hibisco para a saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem