Como aumentar a imunidade: 11 dicas para melhorar seu sistema imunológico

Dicas para aumentar a imunidade

O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. É constituído por células, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra bactérias, vírus ou fungos que possam nos causar doenças. A imunidade baixa tem diversas causas,como má alimentação o consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar, maus hábitos de higiene. E muitas vezes quem tem o sistema imunológico enfraquecido apresenta alguns desses sintomas:  
  •  Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes     
  •  Gripe insistente
  •  Febre frequente e calafrios
  •  Olhos frequentemente secos
  •  Cansaço excessivo
  •  Náusea e vômitos
  •  Diarreia por mais de 2 semanas
  •  Manchas vermelhas ou brancas na pele
  •  Queda acentuada de cabelo
  •  Unhas fracas   
➤ Ao perceber qualquer um desses sintomas procure um medico para  fazer exames, identificar e tratar a causa da baixa imunidade.

 Ao fortalecermos o sistema imunológico podemos prevenir o desenvolvimento de doenças, assim como ajudar o corpo a reagir contra aquelas que já se manifestaram. Mas não existe uma pílula mágica ou um alimento específico garantido para reforçar seu sistema imunológico e protegê-lo contra doenças. Mas existem maneiras reais de você se cuidar e dar ao seu sistema imunológico a melhor chance de fazer seu trabalho contra possíveis doenças.

 Dicas para melhorar seu sistema imunológico

Tente não se estressar: Agora é um fato bem conhecido que o estresse aumenta nossa suscetibilidade a doenças e as pessoas com níveis mais altos de estresse ficam doentes com mais frequência. Seu corpo faz um trabalho melhor combatendo doenças e curando feridas quando não está sobre estresse. A melhor maneira de se proteger é relaxar. Encontre algum tempo para fazer coisas que goste,  algumas opções para relaxar são meditar, ler, dançar, fazer yoga.

Durma o suficiente: Se você não dormir bem, ficará mais suscetível a infecções, o sistema imunológico é fortalecido e ajustado durante o sono, e a privação do sono pode levar ao enfraquecimento. Quando dormimos, o corpo repara e libera toxinas para que você se sinta renovado. Um sistema imunológico saudável pode combater a infecção. Um sistema imunológico privado de sono não funciona tão bem. Procure ter horários regulares para dormir e acordar. Embora a quantidade de sono necessária seja altamente individual, é recomendável que a maioria dos adultos tenha entre sete a oito horas por noite.

Verifique seu nível de vitamina D: Embora sejam necessários mais estudos sobre a ligação entre vitamina D e saúde imunológica, algumas pesquisas  sugerem que a verificação de seu nível de vitamina D e a ingestão de um suplemento de vitamina D, pode ajudar seu corpo a combater doenças respiratórias. Nossos corpos precisam de vitamina D adequada para produzir as proteínas antimicrobianas que matam vírus e bactérias. Faça um exame de sangue para verificar os níveis de vitamina D, se necessário tome um suplemento indicado pelo medico.

Faça exercícios: Se não tiver como ir a uma academia tudo bem, pode ser uma simples caminhada de meia hora todos os dias. Exercitar-se  todos os dias é vital para uma boa saúde. Reduz o risco de doenças cardíacas, câncer, pressão alta, diabetes e outras doenças. Pode melhorar sua aparência e atrasar o processo de envelhecimento.

Beba bastante água: A água é a melhor maneira de limpar nosso corpo de todas as toxinas e garantir que nosso sistema permaneça saudável e hidratado, além de ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.

Reduza o açúcar: O excesso de açúcar é prejudicial a saúde  e ao sistema imunológico devido à sua tendência a causar inflamações no organismo.

Se alimente bem: Alimente-se de forma  saudável e equilibrada, adicionando todos os componentes dos alimentos em suas refeições, frutas,verduras, legumes, oleaginosas, grãos,sementes e brotos. 

Beba chá: Se você gosta de chá inclua na sua rotina o consumo de chás antioxidantes, como chá verde, chá preto, hibisco, gengibre. Os antioxidantes e vitaminas encontrados nos chás de ervas são ótimos para ajudar a combater doenças e infecções. Eles podem proteger contra o estresse oxidativo e diminuir o risco de doença crônica.

Evite o consumo excessivo de álcool: O álcool contém metabolitos chamados aldeídos, que fazem mal ao sistema imunológico e tornam o organismo mais vulnerável a doenças.

Pare de fumar: O tabagismo surge como um dos inimigos das defesas do corpo e propicia aos fumantes uma chance bem maior de adoecer quando comparados aos não-fumantes. Fumar aumenta o risco de desenvolver infecções destruindo anticorpos da corrente sanguínea. Os anticorpos são as proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater infecções e doenças.

Lave as mãos: Também é importante lembrar que a lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir infecções por vírus ou bactérias. A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão, sendo essa prática simples responsável pela redução de contaminação com uma parcela de micro-organismos adquiridos pelo contato com pessoas e objetos, além de sujeira e substâncias orgânicasLavar as mãos  não vai impulsionar seu sistema imunológico, mas pode ajudar a mantê-lo protegido. 












Nenhum comentário