Conheça os 12 benefícios do chá de hibisco para a saúde

chá de hibisco
 azerbaijan_stockers - br.freepik.com

O hibisco Hibiscus Sabdariffa conhecido como vinagreira no Brasil e como “sorrel” ou “roselle” é uma planta da família das malvas, nativo de climas quentes, tropicais e subtropicais, o gênero de plantas consideradas hibiscos inclui centenas de variedades. O chá de hibisco é feito de uma parte da flor chamada cálice, tem cor vermelho e um sabor amargo e naturalmente baixo em calorias e sem cafeína. É uma bebida muito popular em todo o mundo e é frequentemente usada como chá medicinal. Esta planta contém muitos compostos químicos benéficos, como, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco.  Ele também contém vitaminas do complexo B, vitamina C, antocianinas, betacaroteno (provitamina A)ácido cítrico, polifenóis,pectina uma fibra solúvel, alcalóides ,açúcares como galactose. As sementes contêm ácidos graxos (ácido linoleico e esteárico).

Benefícios do chá de hibisco
As antocianinas coloridas, o membro mais reconhecível dos fitoquímicos bioflavonoides, dão ao chá de hibisco sua cor vibrante. Os pigmentos antocianina são famosos por suas capacidades de eliminação de radicais livres, que sustentam a alegação de que beber chá de hibisco regularmente oferece proteção ao consumidor contra uma série de condições potenciais.
chá de hibisco é um tisano e, assim como outros chás de ervas, tem uma longa história de uso nos sistemas de medicina tradicional. A bebida fornece quantidades significativas de minerais, vitamina C e ácidos orgânicos, daí seu uso no tratamento de resfriados, infecções do trato respiratório e inflamações, constipação e perda de apetite.
A bebida também é recomendada como remédio natural contra doenças cardíacas, distúrbios da circulação ou irritação do estômago e desconforto digestivo. Os ácidos da flor funcionam como antibióticos naturais ou compostos antibacterianos, por isso são eficazes em manter bactérias e vermes afastados.

Propriedades antioxidantesO chá de hibisco é cheio de antioxidantes que melhoram a saúde geral. Esses antioxidantes ajudam a evitar os radicais livres que podem causar estresse oxidativo no organismo. Os radicais livres e o estresse oxidativo foram correlacionados com doenças graves, incluindo câncer, envelhecimento e doenças oculares. Beber chá de hibisco pode ajudar a impedir que esses radicais livres danifiquem as células saudáveis.

Efeito diurético: O chá de hibisco impede a retenção excessiva de água, ajudando a manter níveis adequados de hidratação e impedindo o ganho de peso, edema e inchaço.

Efeitos antidepressivos: Os flavonoides no hibisco (Hibiscus rosa-sinensis Linn)têm efeitos antidepressivos. Eles trabalham na liberação de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade), ajudando assim a diminuir os sintomas da depressão.

Ajuda a melhorar a saúde do fígado: Os antioxidantes presentes no chá de hibisco ajudam o fígado a funcionar eficientemente e a manter-se saudável. Um componente particularmente benéfico encontrado no chá de hibisco, as antocianinas, ajuda a reduzir a inflamação do fígado.

 Auxilia no controle de peso: O extrato de hibisco diminui a absorção de amido e glicose e também inibe a produção de amilase, que ajuda na absorção de carboidratos e amido. Beber chá de hibisco diminui a absorção dos carboidratos que posteriormente se transformariam em gordura. O chá de hibisco também estimula a queima de gordura corporal, evita a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso

Ajuda a diminuir o colesterol: O hibisco, em geral, contém ácidos polifenólicos, flavonoides e antocianinas. Estes compostos mostram atividade antioxidante. O chá de hibisco ajuda a reduzir os níveis ruins de colesterol do corpo, ajudando a proteger contra doenças cardíacas e a proteger os vasos sanguíneos dos danos. As propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas do chá de hibisco podem ser benéficas para quem sofre de distúrbios de açúcar no sangue, como diabetes

Alivia as cólicas menstruais: O chá de hibisco ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, o que pode reduzir os sintomas da menstruação, como alterações de humor, depressão, TPM. E suas qualidades antiespasmódicas ajudam no combate das dores e cólicas que tanto incomodam nesse período.

Melhore a saúde imunológica: O chá de hibisco contém grandes níveis de vitamina C, que podem ajudá-lo a combater o resfriado e a gripe comuns. A vitamina C ajuda a converter o colesterol em ácidos biliares, ajudando a diminuir o colesterol LDL ruim. A vitamina C também converte aminoácidos em serotonina  o hormônio feliz  e melhora o humor. A vitamina C também pode prevenir reações alérgicas e combater infecções.
Além disso, a vitamina C pode ajudar na cicatrização de feridas. Ao mesmo tempo, aumenta a quantidade de ferro que se absorve de fontes vegetais, como brócolis e brotos.

Ajuda a baixar a pressão arterial: Os polifenóis no chá de hibisco foram particularmente associados à redução da pressão arterial. E muitos cientistas acreditam que essa capacidade incrível é devida às propriedades anti-inflamatórias do chá. Essas propriedades anti-inflamatórias melhoram a elasticidade dos vasos sanguíneos do corpo, bem como sua capacidade de se dilatar.

Tem propriedades anti-câncer: O chá de hibisco contém ácido protocatecúico, que possui propriedades antitumorais e antioxidantes. Os extratos ricos em polifenóis podem induzir a morte celular (apoptose) em uma variedade de células cancerígenas, incluindo câncer gástrico e de mama.

Benefícios do hibisco para a pele: O hibisco é rico em anti-oxidantes que ajudam a reverter os danos causados ​​pelos raios UV, poeira, poluentes e doenças, na pele. O hibisco possui surfactantes naturais chamados saponinas que podem limpar sua pele de maneira natural.
O ácido orgânico do hibisco ajuda a eliminar as células mortas da pele, assim como o seu esfoliante. Pode ser adicionado a qualquer esfoliante caseiro, desde que você não tenha uma pele sensível. Vários estudos comprovaram que extratos de hibisco promovem a cicatrização de feridas.

Chá de hibisco no cabelo: É rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno, garantindo um crescimento saudável do cabelo, rico em aminoácidos que nutrem os cabelos, fortalecem as raízes e mantêm os cabelos brilhantes e saudáveis. Ajuda a condicionar o cabelo, evitando ressecamento, frizz e quebra, ajuda a tratar problemas no couro cabeludo, como coceira e caspa.

Como preparar o chá de hibisco
200 ml de água
1 colher de (chá) da flor de hibisco seca
Ferva a água, desligue o fogo adicione as flores de hibisco. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir. A quantidade diária recomendada é duas xícaras.

Contraindicações
Gestantes e lactantes, devem evitar o chá de hibisco. Pessoas que tomam algum tipo de medicamento devem consultar o médico antes de consumir o chá.

Veja também: Chá de cavalinha: Saiba quais são os 19 benefícios para a saúde

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem