Chá de erva mate: saiba todos os benefícios e como preparar

chá de erva mate

A erva-mate é feita a partir da planta Ilex paraguariensis , nativa das florestas tropicais da América do Sul.  Membro da família holly, a árvore produz folhas e caules que há muito são utilizados para fazer chá no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. As folhas são desidratadas no fogo e depois mergulhadas em água quente ou fria para fazer a infusão. A palavra em espanhol mate refere-se a folhas de chá secas.A erva-mate é frequentemente descrita como sabor chocolate,terroso, limão e nozes. Misturas de chá com maiores quantidades de galhos também terão um sabor mais amadeirado do que aqueles com mais folhas de erva mate. 
 O chá de erva-mate é repleto de nutrientes e vitaminas, a bebida contém quase todos os micronutrientes necessários para a saúde. Entre elas estão as vitaminas A, C,E, B1, B2, Com 11 polifenóis, o mate tem mais poder antioxidante do que qualquer outra bebida à base de chá.e B5 e E, além de cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio, enxofre e zinco. Ele também contém outros fitonutrientes benéficos, como taninos, minerais, clorofila, flavonóides e 15 aminoácidos.

Benefícios do chá de erva mate
O mate é apreciado há milhares de anos por seus benefícios estimulantes devido à cafeína que ocorre naturalmente em suas folhas. Dos 6 estimulantes mais populares (café, chá, guaraná, noz de cola e cacau), o mate é conhecido por ser o mais equilibrado, pois fornece energia e nutrição. Por esse motivo, é frequentemente usado em alimentos e bebidas com energia natural.

Rico e antioxidantes e nutrientes: O chá de erva-mate contém antioxidantes e minerais que mostraram potencial quando se trata de combater doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. Como muitos chás, a erva-mate possui polifenóis que ajudam a combater doenças, xantinas que aumentam a energia e saponinas que ajudam a proteger a saúde do coração.

Aumenta a energia e o foco: Com 85 mg de cafeína por xícara, a erva-mate contém menos cafeína que o café. Portanto, assim como qualquer outro alimento ou bebida com cafeína, ele pode aumentar seus níveis de energia seu foco mental e fazer você se sentir menos cansado. O chá de erva-mate também contém outra xantina conhecida como teobromina. Também encontrado no chocolate, a teobromina é um estimulante natural, que tem um efeito energético mais suave e duradouro do que a cafeína.

Ajuda no sistema imunológico: A erva-mate é rica em compostos chamados saponinas. Saponinas são emulsificantes naturais que estimulam o sistema imunológico e têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A erva-mate também contém potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis. Além disso, fornece pequenas quantidades de vitamina C, vitamina E, selênio e zinco. Esses antioxidantes podem fortalecer seu sistema imunológico e promover a saúde.

Ajuda a prevenir e regular o diabetes: Consumir chá de erva-mate pode ajudar pessoas que sofrem de diabetes a regular os níveis de açúcar no sangue. Esses benefícios à saúde devem-se em grande parte às altas concentrações de polifenóis, que trabalham para regular a glicose no organismo. O ácido clorogênico, em particular, mostrou a capacidade de modular a glicose, prevenindo picos perigosos de açúcar no sangue.

Ajuda na saúde do coração: Tomar chá de erva-mate regularmente pode ajudar a prevenir doenças cardíacas mais graves. Beber chá de erva-mate pode ajudar a baixar a pressão sanguínea graças aos altos níveis de teobromina. Teobromina é um vasodilatador, o que significa que aumenta o fluxo sanguíneo, relaxando o músculo liso dos vasos sanguíneos. Relaxar os vasos sanguíneos contraídos e aumentar o fluxo sanguíneo pode resultar na redução da pressão sanguínea e na proteção da saúde geral do coração. A erva-mate também ajuda a prevenir doenças cardíacas, diminuindo o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.

Regula o trânsito intestinal: Devido às propriedades da polidextrose de suas folhas, a erva-mate é diurética, digestiva e otimiza a absorção de nutrientes. Isso melhora o trânsito intestinal e regula o funcionamento de todo o organismo.

Ajuda na perda de peso: A erva-mate tem poderosos benefícios à saúde que podem ajudar as pessoas a perder peso, também é conhecida por proporcionar uma sensação de saciedade, pode reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e a queima da gordura.

Contraindicações 
O consumo excessivo do chá mate pode trazer sintomas como agitação, alteração do sono, dificuldade de concentração e até mesmo taquicardia, alterações da pressão arterial e dor de cabeça.O chá não é indicado para pessoas sensíveis a cafeína, gestantes, crianças e hipertensos.

Modo de preparo do chá

200 ml de água
02 colheres de sopa de erva mate
Aqueça a água sem deixar ferver (ponto de chimarrão - 90ºC) acrescente a erva, abafe por 10 minutos, coe e beba. O consumo de 3 xícaras por dia de chá mate já são suficientes para trazer os benefícios apontados.
 
➥Veja também: Conheça os 12 benefícios do chá de hortelã pimenta para a saúde

Nenhum comentário