10 benefícios do chá de camomila para a saúde

10 benefícios do chá de camomila para a saúde
Imagem freepik

A camomila é uma planta herbácea conhecida desde a antiguidade, pelos egípcios, gregos e romanos, devido às suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas.
O chá de camomila (Chamomilla recutita) é feito de flores e folhas secas de camomila. As flores secas da camomila têm grandes quantidades de flavonoides, terpenoides e compostos fenólicos. A camomila é uma planta versátil, com muitas qualidades, ela pode ser utilizada no paisagismo em vasinhos e jardineiras. Em tratamentos de saúde e beleza,os extratos e óleos essenciais de camomila são largamente utilizados na indústria de medicamentos, cosméticos, perfumes, higiene pessoal, etc.

Benéficos da camomila na saúde
A camomila contém ativos comprovadamente calmantes e emolientes, que têm o poder de acalmar a pele, os músculos e os nervos.

Melhora o sistema imunológico: O chá de camomila não é apenas conhecido por sua fragrância aromática, mas também por seu poder de combater bactérias nocivas responsáveis ​​por várias infecções, e os flavonoides presentes no chá fortalecem a imunidade. Além disso, ajuda a tratar o resfriado comum e a dor de garganta se tomado regularmente. Você também pode inalar vapor de chá de camomila para aliviar a congestão nasal.

Alivia problemas digestivos: O chá de camomila auxilia na digestão, diminui as cólicas no revestimento interno do estômago, ajudando a liberar gases desnecessários e inchaço no trato digestivo. Beber chá de camomila regularmente pode ajudar a prevenir problemas digestivos a longo prazo.

Ajuda no diabetes: Estudos provaram que beber chá de camomila é muito benéfico para manter baixos os níveis de açúcar no sangue. Ao ajudar a regular os níveis de glicose e insulina no corpo, o chá de camomila pode prevenir os picos e quedas que podem ser tão perigosos para quem luta contra o diabetes.

Melhora a qualidade do sono: O chá de camomila é amplamente utilizado como indutor do sono. O chá contém um antioxidante e outros componentes calmantes que relaxam os nervos, músculos e ajudam a melhorar a qualidade do sono. O efeito indutor do sono do chá de camomila está ligado à apigenina, o antioxidante que se liga aos receptores específicos do cérebro que ajudam a iniciar o sono. Não só isso, o chá não tem cafeína, portanto é melhor se você consumir antes de dormir. A fragrância calmante, juntamente com o sabor fresco, acalma os receptores do cérebro e reduz a insônia.

Alivia as cólicas menstruais: Outro grande benefício para a saúde do chá de camomila é o alívio das cólicas menstruais. Cólicas menstruais, inchaço e dor muscular são um problema comum para todas as mulheres. O chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a controlar as terríveis cólicas menstruais.

Reduz o estresse: Beber chá de camomila é um excelente remédio caseiro para aliviar o estresse. O chá de camomila relaxa nossos nervos tensos e acalma o sistema nervoso, funciona como um eficaz sedativo e relaxante natural. Este chá é livre de cafeína, conhecida por manter as pessoas acordadas à noite. Assim, ao contrário do café, o chá de camomila relaxa nossos nervos e músculos tensos, reduz a irritabilidade e a ansiedade.

Bom para a pele: Tomar chá de camomila também beneficia nossa pele,a camomila é carregada com antioxidantes benéficos que ajudam a combater os radicais livres. Isso o torna útil na prevenção de bactérias causadoras de acne, melhorando assim a saúde geral da pele. Além disso, se consumido diariamente, o chá de camomila ajuda a nutrir e hidratar a pele profundamente. O chá de camomila também pode ser usado em receitas caseiras de beleza para melhorar e manter a saúde da pele.

Bom para o cabelo: O chá de camomila também oferece vários benefícios para o cabelo,acalma naturalmente um couro cabeludo oleoso e irritado, impedindo a caspa. Os elementos antissépticos encontrados no chá de camomila removem as células mortas da pele e rejuvenescem os folículos capilares, controlando a queda capilar. Isso não apenas fortalece o couro cabeludo, mas também promove o crescimento do cabelo. Portanto, se você deseja ter um cabelo brilhante e saudável, use o chá como um enxague final depois de lavar o cabelo.

Melhore a Saúde do Coração: O chá de camomila ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (ruim), deixando seu coração mais saudável. Além disso, a erva camomila é rica em apigenina, a apigenina é uma molécula pequena que pode melhorar a função HDL do corpo.

Reduz a inflamação: As fortes propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias da camomila são altamente eficazes no tratamento de cólicas estomacais e intestinais. O consumo regular de chá de camomila também ajuda a diminuir problemas como síndrome do intestino irritável (SII), náusea, espasmos musculares e gastroenterite.


Como fazer o chá de camomila
2 colheres de chá de flores secas de Camomila
1 xícara de água
Modo de preparo:
Ferva a água adicione as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tampe, deixe repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, de preferência sem adoçar.


Contraindicações
O chá de camomila não é indicado para gestantes por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da bebida.






Nenhum comentário