12 dicas de como fazer o cabelo crescer mais rápido

12 dicas de como fazer o cabelo crescer mais rápido

Em condições normais os cabelos geralmente crescem 1 cm por mês. Mas para um cabelo crescer forte, bonito e saudável além da genética ele precisa ser bem cuidado. Alguns hábitos diários podem te ajudar a acelerar o crescimento dos cabelos como ter uma alimentação saudável, massagear o couro cabeludo e uso de produtos que ajudam a fortalecer os fios.
Além disso, é fundamental levar em consideração que algumas condições podem afetar o crescimento e a saúde do cabelo, como estresse, ansiedade, má alimentação, falta de vitaminas. Se você notar que os seus cabelos não estão crescendo, estão fracos procure um dermatologista para investigar as possíveis causas e indicar o melhor tratamento. 
Confira 10 dicas de como fazer o cabelo crescer mais rápido
1.Tenha uma alimentação saudável e equilibrada: A saúde do cabelo, como o resto do seu corpo, depende da nutrição que você fornece. Embora um bom shampoo e condicionador sejam essenciais para o cuidado do cabelo, esse não é o único requisito. Uma dieta equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial.
Uma dieta saudável garantirá que seu cabelo obtenha todo o sustento necessário para crescer longo e forte e mantê-lo brilhante e sedoso. As pessoas gastam muito dinheiro comprando vários produtos para o cabelo, enquanto ignoram sua alimentação. Mas o fato é que uma alimentação saudável e equilibrada contém todos os nutrientes e óleos essenciais necessários para promover o crescimento do cabelo. Como o cabelo é basicamente constituído por proteínas, o consumo de proteínas é importante para nutrir e revitalizar os cabelos. Os tratamentos cosméticos para cabelos podem levar a uma melhora a curto prazo em termos de crescimento e qualidade do cabelo, mas uma dieta rica em nutrientes ajuda a nutrir o cabelo por dentro e a produzir efeitos duradouros.
Além disso, você não pode esperar que qualquer tratamento capilar produza resultados sustentáveis, a menos que seja sustentado por hábitos alimentares saudáveis. Faça questão de incluir minerais, vitaminas e proteínas essenciais em sua dieta. Vitaminas e minerais são micronutrientes e são necessários em quantidades minúsculas. No entanto, sua deficiência pode ter implicações negativas para o crescimento e a textura do cabelo.
Por exemplo, não ingerir vitamina E e zinco suficiente pode acelerar a queda de cabelo. Alguns outros nutrientes essenciais para cabelos saudáveis ​​incluem:

Vitamina A: Alimentos como espinafre, couve, brócolis, cenoura e ervilha são todas fontes ricas de vitamina A e devem ser incluídas em sua dieta.

Complexo de vitamina B: Inclui oito vitaminas do complexo B, que podem ajudar a promover o crescimento saudável do cabelo, em particular B 7 ou biotina .
A biotina pode ajudar a reverter os danos ao cabelo causados ​​pelas técnicas diárias de exposição ao sol e penteado. As principais fontes de biotina são nozes, amendoins, amêndoas, abacates, espinafre, cogumelos, etc. Você também pode optar por suplementos de biotina, mas consulte seu médico primeiro.

Vitamina C: A vitamina C é necessária para manter a estrutura de colágeno dos fios, mantendo intacta a elasticidade. Além disso, a vitamina C pode impedir o clareamento prematuro do cabelo até certo ponto. Tomate, abóbora, tomilho e várias frutas cítricas são as principais fontes de vitamina C.

Vitamina E: Não há como negar a popularidade da vitamina E quando se trata de domar cabelos rebeldes e crespos. Este antioxidante vital pode ser encontrado em grandes quantidades em nozes, folhas verdes, azeite, etc.

Minerais: Minerais, incluindo ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio, são necessários para evitar a quebra do cabelo e promover mechas longas e fortes. A falta desses micronutrientes pode tornar seu cabelo fino e esparso.
Uma alimentação composta por alimentos que ajudam no crescimento do cabelo inclui ,legumes folhosos, feijão, sementes, são excelentes fontes de nutrição

2.Massageie seu couro cabeludo: A massagem no couro cabeludo é ótima, relaxa, estimula os folículos capilares e aumenta a circulação sanguínea e consequentemente aumenta também a oxigenação e nutrição da raiz dos cabelos. Você pode massagear o couro cabeludo de maneira suave durante a lavagem dos cabelos.

3.Hidrate o cabelo 1 vez por semana: A hidratação é a etapa do cronograma capilar essencial para quem deseja manter os cabelos saudáveis e bonitos. Ela é um tratamento que repõe a água e os nutrientes que são perdidos no dia a dia com o uso de química, exposição ao clima e poluição. 

4.Tomar vitaminas e suplementos: É importante garantir uma nutrição natural adequada. No entanto, também pode ser benéfico complementá-la com vitaminas que ajudarão a impulsionar o crescimento do cabelo. Há uma variedade de vitaminas e suplementos, como comprimidos de biotina e multivitamínicos, que são mais adequados para mulheres que aspiram cabelos longos e fortes. Isso garantirá que você obtenha todas as vitaminas e minerais certos que pode estar faltando na sua dieta e dará ao seu cabelo a melhor chance de crescimento. Consulte um especialista para descobrir quais suplementos funcionarão melhor para o seu cabelo.

5.Beba água: Beber água é bom para todo o corpo, libera toxinas e ajuda o corpo a funcionar adequadamente. Como o cabelo depende do resto do corpo para mantê-lo hidratado, é essencial garantir que você esteja sempre hidratado. 

6.Evite fumar: Quem deseja ter cabelos saudáveis e fortes deve parar de fumar, o cigarro afeta o crescimento capilar pois reduz a oxigenação do sangue nos bulbos capilares, o que resulta em um desenvolvimento mais lento dos fios.

7.Faça umectações: Aplicar óleo da raiz às pontas para nutrir e hidratar os fios. Outra versão da umectação é aquela que aquece o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos. Assim, o produto consegue nutrir melhor a fibra capilar e ainda age de maneira mais rápida. Use óleos de rícino, jojoba, coco, azeite de oliva, argan, etc., além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, também nutre, revitaliza e acalma o couro cabeludo, fortalecendo os folículos capilares para os cabelos crescerem fortes, longos e radiantes. Os óleos devem ser aquecidos em banho-maria para preservar as propriedades do produto.

8.Evite o uso de bonés e chapéus: O uso de bonés e chapéus pode afetar o crescimento do cabelo se forem usados excessivamente. Pois eles abafam a raiz e prejudicam o desenvolvimento do cabelo, aumentando o risco de desenvolvimento de fungos e caspa.
     
   9.Faça um detox no couro cabeludo: Um couro cabeludo saudável é o primeiro passo para permitir que o cabelo cresça, é importante limpar o couro cabeludo de todas as impurezas para que você tenha um ambiente ideal para o crescimento dos fios. Os shampoos de limpeza profunda são perfeitos para essa função, mas atenção: eles só devem ser usados de 15 em 15 dias senão ressecam as madeixas. Outra opção e fazer um detox usando argilas, misture 3 colheres (sopa) de argila em pó da sua preferencia com água , aplique somente na raiz dos cabelos secos ou úmidos massageei e deixe agir por 15 minutos, enxague. Assim como o shampoo anti resíduos você pode usar a a argila nos cabelos cada 15 dias.

10.Use condicionador: O condicionador devolve a oleosidade natural e sela as cutículas do cabelo depois da lavagem, deixando os fios mais maleáveis e com brilho. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador, garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas como poluição, vento, sol, piscina, uso contínuo de secadores e pranchas, e qualquer outra fonte de calor excessiva, evitando assim a quebra e o surgimento de pontas duplas.

11.Cortar as pontas do cabelo regularmente: Os cabelos danificados, cheios de pontas duplas, inibem o crescimento e a saúde dos cabelos, causando afinamento e quebra. Portanto, cortar o cabelo regularmente para evitar pontas duplas não saudáveis é essencial para aumentar o comprimento do cabelo.

12.Seja paciente: Lembre-se, em média, seu cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês. Mesmo as melhores soluções de crescimento capilar mais rápidas exigem paciência e consistência. Contanto que você faça as coisas certas e esteja determinada a conseguir cabelos compridos, obterá resultados. Não se sinta desanimada depois de uma semana e corte seu cabelo por frustração. 


Veja também: 8 ingredientes para hidratar e ajudar no crescimento dos cabelos

Publicado em 08/04/2020 atualizado em 29/05/2023

2 Comentários

  1. Amei as dicas, algumas já faço com frequência, mas outras não tinha noção que ajudava. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, que bom que gostou das dicas.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem