20 alimentos para aumentar a imunidade



O sistema imunológico desempenha um papel essencial para ajudar a combater os ataques de vírus e bactérias. Uma alimentação saudável é essencial para fortalecer o sistema imunológico, e prevenir possíveis doenças. Confira os melhores alimentos para aumentar a imunidade e não deixe de incluí-los na sua dieta.
1.Chocolate: Quanto mais amargo o chocolate, maiores os benefícios para a saúde. O chocolate amargo contém níveis  altos de flavonoides, antioxidantes que protegem nossas células de danos e inflamações.  
2.Gengibre: O gengibre é amplamente consumido em todo o mundo, tem sido usado há milhares de anos na medicina popular, medicina tradicional chinesa e ayurveda. Um tempero picante para pratos salgados e doces, o gengibre possui fortes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, os pilares de um sistema imunológico saudável.

3.Açafrão: Contém um poderoso composto anti-inflamatório chamado curcumina. A curcumina ativa a produção de células T, que são as principais células que lutam pela sua saúde no sistema imunológico.

4.Tomates: Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata. Ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral. Possui vitaminas A, complexo B e C, além de sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

5.Alho: O alho é o bulbo comestível de uma planta da família dos lírios, tradicionalmente usado por razões de saúde por pessoas de todo o mundo. As propriedades de aumento da imunidade do alho vêm de uma forte concentração de enxofre, como a alicina, que reduz significativamente a inflamação.

6.Frutas cítricas: A maioria das pessoas recorre a frutas cítricas sempre que tem um resfriado, seja água com limão, suco de laranja. Considerado um remédio natural para o resfriado, os cítricos cheios de vitamina C aumentam a produção de glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico para combater infecções. Os cítricos também são ricos em compostos chamados bioflavonoides, que atacam os radicais livres causadores de câncer. Como seu corpo não produz ou armazena, você precisa de vitamina C diariamente para manter a saúde.

7.Erva-doce: A erva-doce ou funcho é rica em vitamina A, C e minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Essas propriedades presentes na erva-doce fazem com que ela seja fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios, bem como tenha ação antifúngica no organismo. Esses aspectos fazem com que as defesas do corpo fiquem fortalecidas, impedindo a entrada de agentes nocivos e, assim, reduzindo o risco de doenças.
8.Cogumelos: Os cogumelos contêm proteínas, fibras, fósforo e vitamina C e poucas gorduras. Além disso, os cogumelos contam com ação antimicrobiana, anticancerígena e antioxidante. O selênio presente nesse alimento é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que ajuda a eliminar as toxinas do organismo que possam ameaçar o seu bom funcionamento

9.Oleaginosas: Nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, óleos vegetais prensados a frio possuem selênio, zinco, vitamina E e ácidos graxos, todos esses compostos fortalecem o sistema imunológico.

10. Aveia: A aveia contém betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, é também uma ótima fonte de selênio e zinco, dois ingredientes chave para um sistema imunológico resistente.  

11.Azeite: Este óleo saboroso, um componente essencial da mediterrânea, é rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente o oleico (ômega-9), que possuem propriedades de reduzir concentrações sanguíneas de LDL ou “mau” colesterol e aumentar o HDL “bom” colesterol. O azeite também é rico em polifenóis, responsáveis pelo seu sabor característico, e que possuem ação antioxidante, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem contra alguns tipos de câncer, e tem papel importante na produção de compostos que mediam a inflamação no organismo. Escolha sempre o azeite extra virgem, que possui a maior concentração de antioxidantes.

12.Feijão: O feijão é proteína básica em muitas partes do mundo, é rico em fibras solúveis. Esse tipo de fibra aumenta a resposta anti-inflamatória do corpo em alta velocidade. O feijão também possui uma abundância de folato, uma vitamina B necessária para a produção de novas células imunológicas.

13.Chá verde: O chá verde não é apenas um dos melhore chás recomendados para a perda de peso, mas também é uma das melhores fontes para combater o resfriado. Ele contém flavonoides, um antioxidante que aumenta a imunidade e possui propriedades anti-inflamatórias. O antioxidante catequina, que é altamente prevalente no chá verde, é conhecido por ser um poderoso antibacteriano e antiviral.

14.Espinafre: Espinafre é um superalimento importante que é ótimo para sua saúde geral. Além de conter fibras reguladoras da digestão, ela também contém vitamina C. Um nutriente poderoso, a vitamina C, pode ajudar a prevenir o resfriado comum e reduzir os sintomas da doença.

15.Maça: Uma maçã por dia mantém o médico afastado, não é apenas um proverbio. As maçãs podem realmente ajudar a prevenir doenças como o resfriado comum. Esta fruta contém antioxidantes fotoquímicos. Esses antioxidantes ajudam a aumentar a imunidade e reduzir o risco de doenças crônicas.

16.Alecrim: O alecrim não é apenas uma erva saborosa para adicionar a produtos assados, também é um incrível anti-inflamatório e é uma rica fonte de antioxidantes. O alecrim, contém antioxidantes que servem como propriedades anti-inflamatórias no corpo. Este efeito anti-inflamatório permite uma melhor saúde digestiva e intestinal, levando a um impulso no sistema imunológico para mante-lo saudável. 

17.Pimentão vermelho: Se você acha que as frutas cítricas têm mais vitamina C de qualquer fruta ou vegetal, pense novamente. O pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C do que os cítricos. Eles também são uma fonte rica de beta-caroteno. Além de impulsionar seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável. O beta-caroteno ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.
18.Brócolis: Os brócolis contêm vitaminas A ,C, E e minerais, além de muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​que você pode colocar sua alimentação. Entre os benefícios para a saúde associados ao consumo desse alimento, estão: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até fortalecer a imunidade. 
19.Canela: É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros.

20.Semente de girassol: As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fosforo,magnésio e vitamina B-6. Eles também são incrivelmente ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante. A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. 

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