Tipos de açúcares: Conheça 9 opções e saiba qual é o mais saudável

Tipos de açúcares: Conheça 9 opções e saiba qual é o mais saudável
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Os açúcares são uma classe de carboidratos simples que inclui glicose e frutose, encontradas em frutas e mel, e lactose, que vem do leite, mas o açúcar mais comum na culinária é a sacarose, também conhecida como açúcar de mesa. A sua principal característica é o sabor adocicado. A maior parte do açúcar consumido é feito a partir da cana-de-açúcar, mas também há produtos como açúcar de coco e de maça.

Açúcar cristal: Obtido através dos processos de purificação, (retirada das impurezas) evaporação, cristalização, centrifugação e secagem do caldo da cana. Possui cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. É a partir dele que são obtidos outros tipos de açúcar, como o refinado e o de confeiteiro.  Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal aparece com frequência em receitas de bolos e doces.

Açúcar refinado: É o açúcar cristal, porém mais fino e branco, que você provavelmente reconhece como o açúcar "branco" ou "de mesa" comum. O açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme. Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais, o que o transforma em um alimento com calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.

Açúcar de confeiteiro: Com grãos mais finos do que o refinado, esse tipo de açúcar pode conter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar uma maior leveza. Por ser muito fino, esse açúcar é ideal para fazer dar um toque especial nos pães e doces após o seu preparo. É muito usado, também, para o preparo de coberturas. Você pode fazer o seu próprio açúcar de confeiteiro, moendo o refinado em um processador.

Açúcar mascavo: Com uma cor escura, aspecto úmido e sabor de rapadura, o açúcar mascavo é obtido através do cozimento da cana de açúcar e não passa pelo processo de refinamento. Por conta desse processo de produção mais natural, o açúcar mascavo também conserva uma maior quantidade de vitaminas do complexo B, A, E, C e D, assim como ferro, zinco, magnésio e outros nutrientes. Embora em números de calorias não haja muita diferença, esse tipo de açúcar é considerado um dos mais saudáveis.

Açúcar orgânico: A cana usada na fabricação deste tipo de açúcar foi cultivada sem agrotóxicos ou qualquer outro produto químico. O açúcar orgânico conserva a maioria de suas vitaminas e minerais. Possui grãos mais grossos e mais escuros, além de ter um preço mais caro.

Açúcar demerara: Tem a cor marrom claro e grãos maiores, é um tipo de açúcar que passa por um leve processo de refinamento, diferente do açúcar comum. Uma de suas vantagens é que não recebe aditivos químicos, como os outros tipos de açúcar, sendo fonte de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo é muito parecido nutricionalmente com o açúcar mascavo, pois mantém as vitaminas e minerais da cana de açúcar.

Açúcar light: Também chamado de açúcar magro, é uma mistura do açúcar comum (sacarose) com adoçante artificiais e adoça duas vezes mais do que o açúcar normal. Contém calorias, se consumido em excesso não auxilia na perda de peso. Não deve ser usado por diabéticos, pois possui açúcar comum (sacarose) na sua formulação.

Açúcar de coco: O açúcar de coco é obtido através da seiva encontrada dentro do coqueiro. A seiva líquida recolhida passa por um aquecimento e é desidratada através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos.
Ele é considerado um alimento minimamente processado, já que não leva conservantes nem passa por processos de refinamento. Contém as vitaminas B1, B2, B3 e B6, e também oferece minerais como ferro, sódio, potássio, magnésio e zinco.

Açúcar de maça: Obtido a partir da desidratação da fruta, possui baixo valor calórico, reduzido índice glicêmico e poder de adoçar semelhante ao açúcar comum. Além destes benefícios, o produto também conserva os nutrientes da fruta, sobretudo, as fibras alimentares, importantes para a modulação da saúde intestinal, e pode ser usado em preparações frias e quentes

Quando consumido em quantidades equilibradas, o açúcar é só mais um componente de uma alimentação saudável.
Os tipos de açúcar mais recomendados são aqueles que passaram por menos processos, pois apresentam mais vitaminas e sais minerais. Nesse caso o açúcar mascavo e o demerara por se uma opção mais acessível. Mas é bom salientar que todos possuem muitas calorias, portanto, é necessária moderação no seu uso.

➥ Veja também: 8 dicas para diminuir o consumo de açúcar

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