12 benefícios do grão de bico e como consumir

12 benefícios do grão de bico e como consumir

O grão de bico (Cicer arietinum) também chamado de gravanço, ervanço, ervilha de galinha, ervilha de bengala ou grão de pato, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo. O grão de bico é uma das culturas mais antigas consumidas no mundo, ele faz parte de certas dietas tradicionais há mais de 7.500 anos. E continua sendo uma das mais populares hoje em quase todos os continentes.
 O grão de bico é super rico em proteínas e outros nutrientes como ácido fólico, fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio, cálcio e apresenta boas quantidades de vitaminas K, E, C e do complexo B. Uma porção de 100 g de grão-de-bico, cozido tem um total de 164,0 calorias e os seguintes valores nutricionais: 8,9 g de proteína, 27,4 g de carboidratos e 2,6 g de gordura.

Benefícios do grão de bico
Como uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão de bico pode oferecer uma variedade de benefícios à saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle de peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, o grão de bico é rico em proteínas e é um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.


Regular os níveis de açúcar no sangue: Como todas as leguminosas, o grão-de-bico é um carboidrato complexo que o corpo digere lentamente e usa como energia. O grão-de-bico contém amido, que é um carboidrato de queima lenta que leva um longo período de tempo para quebrar, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e nos fornece energia contínua.

Ajuda na perda de peso: O alto teor de fibras do grão de bico nos ajuda a ficar saciados por mais tempo. Vários estudos mostram que pessoas em dietas ricas em fibras tendem a ter menor peso corporal e o grão de bico pode até contribuir para diminuir a gordura corporal. 

Melhora a digestão: Com aproximadamente 6 a 7 gramas de fibra por meia xícara, o grão-de-bico é um dos melhores alimentos ricos em fibras e aumenta a saúde digestiva, movendo rapidamente os alimentos pelo trato digestivo, evitando a constipação e promovendo a regularidade. Talvez ainda mais importante, a fibra ajuda a equilibrar os níveis de pH e a aumentar as bactérias intestinais saudáveis, ao mesmo tempo em que reduz o número de bactérias intestinais não saudáveis.

Ajuda a proteger a saúde do coração: As fibras em combinação com potássio e vitaminas do complexo B e vitamina C favorece a saúde do coração e reduz o risco de doenças cardíacas, diminuindo o colesterol e removendo a placa das artérias. Além disso, o folato contido no grão de bico também contribui para um coração saudável, pois neutraliza os aminoácidos que ajudam a formar coágulos sanguíneos.

Grande fonte de proteína: O grão de bico é uma das maiores fontes de proteína à base de plantas, com quase 15 gramas de proteína em uma xícara. Essa proteína é importante para quase todas as funções do seu corpo, desde a melhoria da saúde dos órgãos, músculos e tecidos vitais até a desaceleração do processo de envelhecimento. A proteína também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e cria hemoglobina e anticorpos importantes. Também ajuda a curar ferimentos e feridas.
Mas certifique-se de combinar o grão-de-bico com outras fontes de proteína, pois são uma proteína incompleta (o que significa que eles não contêm todos os aminoácidos exigidos pelo organismo).

Ajuda a reduzir a inflamação: Os estudos mostram que consumir pelo menos quatro porções de grão de bico por semana pode reduzir significativamente suas chances de inflamação e melhorar certas características metabólicas. Os nutrientes mais importantes do grão de bico que ajudam a combater a inflamação são as vitaminas A, B6 e C, colina, fibra, proteína, ferro, magnésio e selênio. A colina, por exemplo, aumenta a capacidade do seu corpo de absorver gordura, o que é prejudicial para ajudar seu corpo a defender-se contra a inflamação.

Protege a pele: Isso se deve ao manganês encontrado no grão-de-bico, que fornece energia às células e é conhecido por combater os radicais livres, responsáveis ​​pelas rugas. Além disso, o aumento das vitaminas B fornece às células o combustível para permanecerem jovens.

Ajudar a prevenir o câncer: O selênio é o mineral que ajuda o fígado a funcionar corretamente, permitindo que ele desintoxique os compostos causadores de câncer do corpo e, embora o selênio não seja encontrado na maioria das frutas e vegetais, podemos encontrá-lo no grão de bico. O selênio também reduz a inflamação e ajuda a impedir o crescimento de tumores. A fibra contida no grão de bico ajuda a diminuir o risco de câncer colorretal e a vitamina C do grão de bico funciona como um antioxidante que combate os radicais livres para ajudar a prevenir o câncer por completo. Além disso, estudos descobriram que as isoflavonas encontradas no grão de bico podem reduzir o risco de câncer de mama.

Fortalece os ossos: O cálcio é muito importante para a saúde dos ossos e o grão-de-bico contém bastante. Mas talvez ainda mais importante, o grão-de-bico é contem magnésio, que é o outro mineral que nosso corpo usa para construir ossos. E para ajudar a manter a estrutura óssea, o grão-de-bico também contém manganês, zinco e vitamina K. Além disso, a vitamina K ajuda a melhorar a absorção de cálcio e o ferro e o zinco são importantes para produzir e amadurecer o colágeno, uma proteína importante para apoiar a saúde óssea e a saúde das cartilagens.

Protege a saúde ocular: O grão-de-bico contém vitamina A, que é uma vitamina essencial para proteger nossos olhos, pele e mucosa. Além disso, o grão de bico contém beta-caroteno, o que aumenta a saúde ocular.

Aumenta sua energia e imunidade: O grão de bico é uma fonte maravilhosa do mineral de manganês, juntamente com outros nutrientes essenciais à saúde, como tiamina, magnésio e fósforo. O manganês funciona como um co-fator importante que desempenha um papel importante na produção de energia, além de aumentar sua imunidade geral.

Melhora o humor e ajuda a reduzir o estresse: O grão de bico, assim como outras leguminosas, é rico em triptofano , um aminoácido precursor da serotonina. Este último é um neurotransmissor fortemente conectado ao bem-estar e ao humor. A leguminosa contém também magnésio, que é um nutriente que proporciona relaxamento, reduz a ansiedade e o estresse.

Por ser rico em ferro, fibras, proteínas e cálcio o consumo do grão-de-bico é bastante recomendado pelos especialistas no período gestacional. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM e a queda de cabelo
 O grão de bico e encontrado no mercado durante todo o ano. Você pode encontrá-lo seco, em conserva ou em farinha. Muito versátil, esse grão pode ser usado no preparo dos mais diversos pratos, como sopas, patês, bolinhos, saladas e até mesmo sobremesas.

➥Veja também: Salada de grão de bico simples

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