O que é sedentarismo? Quais os riscos para a saúde? 4 dicas para sair do sedentarismo

O que é sedentarismo? Quais os riscos para a saúde? 4 dicas para sair do sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século mais de 80% da população adolescente do mundo não pratica nenhum tipo de atividade física. Os confortos da vida moderna, as responsabilidades diárias que consomem a maior parte do nosso tempo, a rotina atribulada e o uso cada vez maior da tecnologia fizeram com que as pessoas se tornassem mais sedentárias, comprometendo a saúde como um todo.

Quais são os riscos para a saúde de um estilo de vida sedentário?

Aumenta as chances de ganhar peso: Viver um estilo de vida sedentário significa que você não queima tantas calorias quanto alguém que vive um estilo de vida mais ativo. Muitas pessoas que vivem estilos de vida sedentários não apenas queimam menos calorias, mas também se veem comendo mais frequentemente por tédio ou como forma de distração. Como resultado, o peso pode começar a subir rapidamente.

Perda de força e resistência muscular: Para manter a força e a resistência muscular, que são elementos importantes de um estilo de vida saudável, você precisa usar seus músculos. A falta de uso causa enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo, o que, por sua vez, pode resultar em perda de força. À medida que a força diminui, as pessoas com estilos de vida sedentários podem ter dificuldades para realizar tarefas que exigem esforços físicos. A resistência também diminui rapidamente quando uma pessoa adota um estilo de vida mais sedentário. Quanto mais tempo você viver um estilo de vida sedentário, mais difícil será construir força e resistência.

Maior risco de desenvolver diabete tipo 2: O diabetes é uma doença crônica sem cura, pessoas que vivem um estilo de vida sedentário tem maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2. A melhor forma de evitar o diabetes é manter um estilo de vida saudável.

Aumenta o risco de doenças cardíacas: As pessoas que ficam sentadas o dia inteiro correm um risco acima da média de muitos tipos de doenças cardíacas, incluindo doenças das artérias coronárias. Um estilo de vida sedentário também pode aumentar substancialmente o risco de um indivíduo de um ataque cardíaco. Quanto mais sedentário for seu estilo de vida, maior será a probabilidade de sua pressão arterial aumentar, o que pode elevar o risco de muitas complicações relacionadas à saúde e ao coração. Participar de atividade física pode ajudar a reduzir esse risco.

Maior risco de desenvolver ansiedade e depressão: A pratica regular de atividade física diminui os níveis de ansiedade, estresse e sintomas de depressão.Pessoas que vivem um estilo de vida sedentário, por outro lado, podem sofrer com maiores taxas de estresse, ansiedade e depressão. Podem se sentir mal consigo mesmas, preocupadas com a falta de motivação, falta de aptidão física ou aumento do ganho de peso devido a esse estilo de vida sedentário. Com o tempo, o aumento das taxas de ansiedade e depressão também pode causar uma série de problemas de saúde relacionados.

Maiores riscos de dores lombares crônicas: Ficar sentado o tempo todo causa fraqueza nos músculos o que por sua vez, geralmente se traduz em dores nas costas. Cerca de 80% dos adultos experimentam dores nas costas em algum momento de suas vidas.

Diminuição da massa óssea: Como o resto do seu corpo, seus ossos podem sofrer um impacto severo de um estilo de vida sedentário. Com o tempo, você pode perder massa óssea, o que pode aumentar substancialmente o risco de lesões por quedas menores. Indivíduos idosos, em particular, podem ter dificuldades com o impacto da osteoporose, que pode levar a uma postura curvada, aumento da dor (especialmente dor nas costas) e até perda de altura ao longo do tempo.

Aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer: O risco de câncer de cólon, mama e uterino aumenta quando você vive um estilo de vida sedentário. O excesso de peso corporal, que geralmente aumenta com um estilo de vida sedentário, pode explicar parte da conexão entre um estilo de vida sedentário e esses tipos de câncer.

Mais inflamações no corpo: A inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico a um dano ou lesão em alguma parte do corpo. O problema mesmo está quando a inflamação deixa de ser aguda, como em uma dor de garganta simples e passa a ser crônica. Nesse caso, nosso organismo fica sujeito a desenvolver complicações como sobrepeso, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, mal de Alzheimer e até mesmo alguns tipos de câncer. A inflamação sempre é resultado de algum tipo de estresse no organismo, que pode ser causado por um alimento, uma substância presente no ambiente e alguns comportamentos relacionados ao nosso estilo de vida.

Pode diminuir sua vida útil: Ter um estilo de vida sedentário também pode aumentar o risco de morte prematura. E quanto mais sedentário você for, maiores serão seus riscos à saúde.

Quatro dicas para sair do sedentarismo
Viver um estilo de vida sedentário pode causar muitas dificuldades de saúde ao longo do tempo. Felizmente, você pode ajudar a evitar esses impactos com uma correção relativamente simples: elevando seu nível de atividade. Muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalham em ambientes de escritório ou atrás de uma mesa o dia todo, podem ter dificuldades para obter a atividade necessária para se manterem saudáveis. No entanto, você pode executar várias etapas importantes para proteger sua saúde.

1.Planeje sua rotina de exercícios

Busque uma atividade que você goste de fazer é crie uma rotina com os seus exercícios, assim você terá na sua agenda um espaço dedicado para as atividades. Como muitos não dispõem de tempo, seguir a recomendação da OMS de 150 minutos de atividades físicas semanais com intensidade moderada já é algo. Se exercitar 30 minutos de segunda a sexta é uma opção.

O importante é tornar um hábito e se organizar para não perder um dia de prática!

2. Levante-se e mova-se ao longo do dia

Mover-se por apenas um minuto a cada meia hora pode ajudar a evitar alguns dos efeitos de um estilo de vida sedentário. Crie o hábito de se levantar e se movimentar regularmente. Se você não puder se movimentar a cada meia hora, tente se movimentar por pelo menos alguns minutos a cada hora. Quando estiver em casa, faça uma pausa no programa de televisão, levante-se e mova-se a cada meia hora por exemplo.

3. Procure maneiras de adicionar mais atividades no seu dia

Às vezes, pequenas atividades somam mais do que você pensa. Sim, aumentar os níveis de atividade pode significar fazer algumas mudanças em sua rotina diária, mas os benefícios para a saúde superam qualquer inconveniente de mudar seu comportamento.
Tente algumas das estratégias como: Subir as escadas em vez de usar o elevador, estacionar o carro em uma vaga mais longe.

4. Seja mais ativo em sua casa

Muitas das responsabilidades que você precisa assumir diariamente podem ajudar a adicionar atividades ao seu dia.
 Algumas maneiras de você ser ativo em sua casa: limpar a casa, cuidar do jardim ou do quintal, brincar ativamente com as crianças, em vez de apenas ficar sentado enquanto brincam, passear com o cachorro, levar os filhos para a escola ou andar com um amigo.

Portanto o  sedentarismo traz muitos riscos à saúde e precisa ser combatido. Por isso e importante permanecer ativo em todas as fases da vida para manter a saúde e bem-estar.


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