Como fazer chá? Veja 3 métodos diferentes


Como fazer chá? Veja 3 métodos diferentes
O chá é uma bebida que muitas pessoas bebem casualmente todos os dias, mas em muitas culturas fazer chá é considerado uma forma de arte.
Existem várias maneiras de saborear o chá, nos mercados estão disponíveis os saquinhos de chá prontos, que são econômicos e convenientes. No entanto, se você gostaria de experimentar diferentes sabores de chá, ou deseja a flexibilidade de personalizar seu chá de acordo com seu gosto pessoal, experimente folhas soltas, raízes e  frutas preparadas por qualquer um destes métodos.

Infusão
Consiste em jogar água fervente de 80 - 90º C sobre a planta picada, geralmente as folhas ou flores e depois tampar a vasilha deixando em repouso por cerca de 10 minutos. Não se usa ferver folhas verdes e flores, o correto é esperar o ponto de fervura e desligar o fogo e depois jogar sobre.

Decocção(fervura)
É o termo técnico que se utiliza para falar do cozimento da planta para extrair seus substratos químicos para serem utilizados em tratamentos. Geralmente utiliza-se a decocção em partes mais rígidas da planta em que apenas a água fervente não traria o resultado esperado.
As raízes, sementes, frutos e cascas precisam ser cozidas para conseguir fazer o chá. O tempo de fervura vai depender da planta, mas geralmente é em torno de 5 a 10 minutos. Depois basta deixar também em repouso e coar.
Como fazer chá? Veja 3 métodos diferentes

Maceração
É um processo relativamente simples, mas pode ser um pouco mais demorado do que os demais. Apesar de ser um processo que pode demorar bastante também é bastante eficaz para extrair o máximo de uma planta.
Pode haver outros métodos de maceração, mas a base será sempre parecida utiliza-se água esterilizada, e para pode fervê-la. A erva deve ser bem lavada, cortada, picada e socada em um recipiente próprio;
Em um outro recipiente coloque uma colher da erva desejada para uma xícara de água fria, tampe e deixe descansar.
O tempo de descanso vai depender da erva e dos objetivos. Há algumas que são horas e outras até meses. Uma média de tempo que se leva é aproximadamente: Flores, folhas e outras partes tenras: 10 a 12hs. Raízes, cascas e partes mais duras: 18 a 24hs.
Mas como já dito anteriormente há processos que precisam de muito mais tempo. A maceração é parecida com a infusão, mas é feita com água fria.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem