Vitamina C: O que é, e seus 8 benefícios para a saúde

Vitamina C: O que é , e seus 8 benefícios para a saúde
Imagens freepik

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água encontrado em alguns alimentos. No corpo, atua como antioxidante, ajudando a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres são compostos formados quando nossos corpos convertem os alimentos que comemos em energia. As pessoas também estão expostas aos radicais livres no meio ambiente, provenientes da fumaça do cigarro, da poluição do ar e da luz ultravioleta do sol. 

 O corpo também precisa de vitamina C para produzir colágeno, uma proteína necessária para ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, a vitamina C melhora a absorção de ferro de alimentos vegetais e ajuda o sistema imunológico a funcionar adequadamente para proteger o corpo contra doenças.
 A vitamina C tem sido usada historicamente para prevenir ou tratar o escorbuto e outras doenças associadas à deficiência de vitamina C. Hoje, é amplamente elogiado como uma defesa natural contra o resfriado comum. A vitamina C pode ser encontrada naturalmente em vários alimentos como frutas cítricas, laranja, limão, acerola, morango, abacaxi, kiwi, goiaba e manga e em vegetais, salsa, espinafre, couve-verde, rúcula, couve-flor, batata, batata-doce, brócolis e couve-de-bruxelas. E em produtos industrializados que adicionam o nutriente ao seu conteúdo, como é o caso de alguns cereais ou sucos de frutas, ou por meio de suplementação de vitamina C com comprimidos.

Benefícios da vitamina C para a saúde

A vitamina C é um potente antioxidante: A vitamina C é um antioxidante natural. Os antioxidantes ajudam o corpo a proteger seu DNA, proteínas e lipídios dos danos oxidativos causados por partículas nocivas em nosso corpo chamadas radicais livres. O acúmulo de radicais livres no corpo pode ser prejudicial à saúde, portanto, quanto mais proteção conseguirmos melhor.

Ajuda no sistema imunológico: Nosso sistema imunológico é responsável por nos manter saudáveis, e quanto mais forte, melhor. O sistema imunológico de todas as pessoas precisa de vitamina C para funcionar normalmente. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismo e estruturas estranhas ao corpo. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Reduz o cansaço e a fadiga: Sentir-se cansado e fatigado às vezes é normal, especialmente se você leva um estilo de vida agitado ou faz muito exercício. No entanto, se você está se sentindo exausto o tempo todo, é um sinal claro de que seu corpo está lutando para converter a energia que você lhe dá em ação. Se você está se alimentando bem e ainda sente fadiga, isso pode significar que seu corpo está carente de certos micronutrientes, como a vitamina C.

Ajuda a manter os ossos e cartilagem: A vitamina C desempenha um grande papel em manter nossa cartilagem e ossos fortes, ajudando nosso corpo a produzir colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante em nossos corpos e atua como um apoio para fornecer estrutura e força. Cerca de 90% das proteínas da matriz em nossos ossos são colágeno, então faz sentido que seja bom para nossos ossos e cartilagem.

Melhora a aparência da pele: Você já se perguntou por que ficamos com essas linhas finas e rugas à medida que envelhecemos? A perda de elasticidade da pele se deve, em grande parte, à diminuição dos níveis naturais de colágeno à medida que envelhecemos. Existem duas opções principais no uso de vitamina C para ajudar sua pele:

  • Dietética: Ingerir vitamina C suficiente através da dieta ou tomando suplementos irá ajudar a produção natural de colágeno do seu corpo, ajudando a combater os sinais de envelhecimento de dentro para fora.
  • Topicamente: Você provavelmente já viu muitos produtos de beleza que foram enriquecidos com vitamina C. A aplicação de produtos para a pele ricos em vitamina C pode ajudar a promover níveis normais de produção de colágeno e reduzir o envelhecimento da pele, e também pode ajudar a combater manchas.
Vitamina C: O que é,  e seus 8 benefícios para a saúde

Ajuda na absorção de ferro: A vitamina C ajuda nosso corpo a absorver o ferro, um dos minerais mais importantes para a saúde. O ferro é um componente importante da hemoglobina, que se encontra nas células vermelhas do sangue e transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Quando não consumimos ferro suficiente ou ele não é absorvido adequadamente pelo nosso corpo, ele pode ter efeitos prejudiciais à nossa saúde.


Ajuda a melhorar o humor e o estresse: A vitamina C ajuda as células do nosso corpo a se comunicarem entre si e contribui para a síntese de alguns hormônios (noradrenalina e adrenalina). Esses hormônios ajudam a regular o humor e a capacidade de concentração. Eles também trabalham com outros hormônios para ajudar o corpo a responder ao exercício e ao estresse.


Auxilia na perda de peso: O corpo precisa de vitamina C para conseguir utilizar a gordura armazenada e queimar aqueles quilinhos extras. A vitamina C é uma das responsáveis pela produção de carnitina, que combate o acúmulo de gordura no corpo. Ou seja, essa vitamina ajuda a metabolizar a gordura e, consequentemente, emagrecer.


Sintomas de deficiência de vitamina C

  • Cansaço, irritabilidade e tontura
  • Fraqueza muscular
  • Dores nas articulações
  • Hemorragia ao redor das gengivas
  • Anemia
  • Cicatrização lenta
  • Queda de cabelo e amolecimento dos dentes

Portanto, precisamos garantir que nossas dietas sejam repletas de vitamina C,  felizmente, muitas frutas e vegetais contêm quantidades adequadas de vitamina C, portanto, obtê-la é fácil. A quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.000 miligramas de vitamina C por dia. O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive, vitamínico.

Nenhum comentário