Glicerina: O que é, benefícios e como usar

Glicerina: O que é, benefícios e como usar

A glicerina é um ingrediente comum em muitos produtos de cuidados com a pele e cabelos como sabonetes, shampoos, condicionadores, cremes hidratantes para o corpo e rosto, devido às suas excelentes propriedades hidratantes.

O que é glicerina?
O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial com pureza acima de 95%. A glicerina também chamada de glicerol é um líquido incolor, inodoro, xaroposo e com  sabor adocicado. O nome glicerol vem da palavra grega "glykys" que significa "doce". 
A glicerina possui propriedades emolientes, umectantes, hidratantes, lubrificantes e hidroscópicas que contribuem para a absorção da água na pele e cabelos  promovendo hidratação e maciez.

A glicerina pode ser de origem animal ou vegetal 
A glicerina vegetal é um carboidrato derivado de óleos vegetais como soja, coco ou palma e é altamente solúvel em água.
A glicerina bi-destilada pode ser de origem animal, já que muitas indústrias de sabão usam gordura animal como base da produção de sabão e a glicerina e o subproduto desse processo.

Benefícios da glicerina para o cabelo
A glicerina tem sido muito utilizada em receitas caseiras para manter os fios sempre hidratados e sem frizz, devido a seus efeitos hidratantes a glicerina pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos. Em cabelos cacheados a glicerina também ajuda a controlar o frizz e a definir os cachos.

Hidrata profundamente o cabelo: A glicerina atua como um perfeito condicionador e reparador natural dos fios, conferindo as fibras capilares mais maciez e deixando os cabelos muito mais sedosos, bonitos e brilhantes.

Ajuda a prevenir pontas duplas: As pontas duplas ocorrem quando as pontas do cabelo ficam quebradiças, secas e desfiadas. O uso da glicerina hidrata e fortalece o cabelo, o que ajuda no tratamento e prevenção das pontas duplas. 

Ajuda no crescimento capilar: A glicerina pode ser usada para obter cabelos mais fortes e de crescimento mais rápido. Ela reduz o ressecamento e a quebra do cabelo, auxiliando no crescimento capilar.

Reduz a coceira no couro cabeludo: A glicerina tem propriedades emolientes e umectantes que ajudam a reter a umidade no couro cabeludo, e auxiliam no tratamento da coceira que ocorre devido  ao ressecamento ou caspa.

Benefícios da glicerina na pele
A glicerina tem muitos benefícios para a pele, mas ela serve principalmente para hidratar e ajudá-la a reter a umidade, deixando a pele macia e flexível.

Hidrata a pele: A glicerina é umectante, atrai água e faz com que a pele a retenha, evitando assim a desidratação e todos os sintomas relacionados coma pele seca como rigidez, descamação, coceira, áreas ásperas etc. 

Ajuda a evitar o envelhecimento: Se a pele consegue reter água, ela deixa de ser tão vulnerável aos efeitos do tempo, e portanto permanece jovem e radiante por mais tempo. E também ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e combate a flacidez.

Protege a pele: A glicerina ajuda a aumentar a espessura da camada epidérmica e melhora a função de barreira que a nossa pele tem contra produtos químicos nocivos e elementos ambientais nocivos.

Melhora a aparência da pele: A glicerina atua como um emoliente que mantém a pele não apenas úmida mas macia e flexível ao toque, deixando  a pele com uma aparência  mais bonita e saudável. 

Como usar a glicerina
Na pele: A melhor opção é sempre procurar produtos que tenham a glicerina em sua composição.

No cabelo: A glicerina absorve a umidade do ar e ajuda a manter essa umidade nos fios mantendo os cabelos hidratados. Por isso antes de usar a glicerina verifique a umidade do ar. É possível verificar umidade do ar em aplicativos de celular ou em sites da internet, o ideal é que a umidade esteja acima de 50%.

Duas formas de usar glicerina nos cabelo
  • Em um recipiente coloque a  quantidade de mascara de hidratação que for usar no seu cabelo, misture 2 colheres sopa de glicerina liquida. Aplique nos cabelos lavados coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos. Em seguida enxague e finalize como de costume.
  • Em um borrifador misture 30ml de glicerina em 60ml de água. Lave os cabelos com shampoo e retire bem  o excesso de água com uma toalha, borrife a misture em todo o cabelo  coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos. Enxague bem e finalize como de costume.
Glicerina: O que é, benefícios e como usar

A glicerina é encontrada em farmácias, lojas de cosméticos e lojas online com preço médio de  R$ 6,99 a R$ 13,29 a embalagem de 100ml.

➥Veja também: Água micelar: O que é? Saiba os benefícios para a pele e como usar

3 Comentários

  1. Muito bom.Antes de lavar o cabelo gosto de misturar em um creme e aplicar no comprimento principalmente as pontas.Não aplico no couro pois o meu é oleoso.

    ResponderExcluir
  2. A glicerina é um ótima produto mesmo, e baratinha e deixa os cabelos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não usei, mas vou começar a usar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem