Conheça os 10 benefícios do chá de alecrim para a saúde

Conheça os 10 benefícios do chá de alecrim para a saúde

O chá de alecrim é feito com as folhas da planta alecrim (Rosmarinus officinallis) nativo da região mediterrânea. O chá de alecrim é rico em vitaminas A, B1, B2,C, K, ferro e cálcio. 
O arbusto de alecrim pertence á família das hortelã, que também inclui lavanda, tomilho, manjericão e sálvia. As folhas do alecrim são usadas para fazer óleo essencial de alecrim, extrato e chás. Na culinária o alecrim é usado como tempero, e pode ser acrescentado em sopas, assados, pães e tortas salgadas.   
O alecrim também é utilizado como planta ornamental, você pode preparar seu chá usando folhas de alecrim direto do seu jardim.

Benefícios do chá de alecrim
Muitos dos impressionantes benefícios à saúde do chá de alecrim vêm do ácido cafeico e seu derivado ácido rosmarínico. Ele também contém ácido salicílico, potássio e vários compostos antimicrobianos , antibacterianos e antioxidantes.

Rico em compostos antioxidantes: Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger seu corpo contra danos oxidativos e inflamação, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é amplamente atribuída aos seus compostos polifenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.

Aumenta a saúde imunológica: O alecrim ajuda a aumentar a imunidade graças à sua rica concentração de antioxidantes e vitaminas. O chá de alecrim contém grandes quantidades de vitamina C, que comprovadamente melhora a saúde imunológica e previne doenças causadas por bactérias e vírus. O chá de alecrim também contém altas concentrações de vitamina A, magnésio, potássio e cálcio para manter o sistema imunológico funcionando em níveis máximos.

Ajuda na digestão: O chá de alecrim possui propriedades antiespasmódicas que ajudam a reduzir os gases e o inchaço. O chá de alecrim também contém ácido carnósico, um composto que ajuda a equilibrar a microflora e as bactérias benéficas em seu intestino.

Melhora a função cerebral: Um dos grandes benefícios do chá de alecrim é sua capacidade de aumentar a circulação sanguínea, fornecendo mais oxigênio e nutrientes para o cérebro. Pode ajudar no funcionamento geral do cérebro, melhorando a qualidade da memória e do estado de alerta. Este chá de ervas pode ajudá-lo a se manter focado e concentrado facilitando o processo de aprendizagem. Também pode ser útil para os idosos, protegendo o cérebro de elementos prejudiciais que podem causar doenças degenerativas cerebrais, como a doença de Alzheimer.

Ajuda a melhorar o humor: Como algumas outras ervas da família da hortelã, o cheiro do alecrim é considerado um “estimulante cognitivo” e pode ajudá-lo a se sentir mais desperto e concentrado. Além disso, o aroma revigorante e energizante do alecrim tem sido associado à melhora do humor, reduz a sonolência e reduz os níveis de estresse, inclusive devido à sua capacidade de diminuir a liberação do “hormônio do estresse” cortisol. Esta é a razão pela qual você encontrará alecrim em algumas velas, sprays caseiros, óleos de aromaterapia, etc.

Conheça os 10 benefícios do chá de alecrim para a saúde

Alivia a inflamação e a dor: A erva tem propriedades antinociceptivas e pode curar dores nas articulações, inflamações e reações alérgicas dolorosas. O chá de alecrim atua melhorando a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e eliminando os radicais livres ou o estresse químico para aliviar cólicas ou dores nevrálgicas.

Protege a saúde do fígado: O chá de alecrim tem compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e eliminadoras de radicais livres. O carnosol é um composto que protege as células do fígado do estresse químico e da inflamação. 

Ajuda a dormir melhor: O alecrim pode ter ação benéfica no relaxamento muscular, devido aos seus compostos fenólicos. Um outro aspecto que torna a bebida boa para uma boa noite de sono são os benefícios para a digestão. Como o alecrim pode ajudar no bom funcionamento intestinal e gástrico, há menores chances de que desconfortos ocasionados pela alimentação atrapalhem o sono.

É diuréticoO alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. Por ser um excelente diurético natural pode ser usado para combater a retenção de líquidos no corpo. Ele aumenta a produção de urina, o que estimula o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas, melhorando a saúde.

Ajuda no crescimento dos cabelo: O óleo de alecrim é há muito considerado um remédio natural para as condições de queda prematura de cabelo, como a alopecia. Beber chá de alecrim pode oferecer alguns dos mesmos benefícios. O chá de alecrim ajuda a aumentar a circulação sanguínea, o que estimula os folículos capilares e aumenta o crescimento do cabelo. O aumento da circulação também fornece nutrientes vitais para os folículos capilares que ajudam a construir fios mais fortes. Você também pode usar chá de alecrim topicamente como enxágue para aumentar o crescimento do cabelo. Usar o chá de alecrim nos cabelos  ajuda a  fortalecer os fios, combater a oleosidade excessiva e a caspa.

Como fazer o chá de alecrim

1colher (sopa) de ramos de alecrim
1xicara de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver, apague o fogo e acrescente os ramos de alecrim. Tampe e deixe descansar por 10 minutos, coe e o chá estará pronto para ser consumido.

Contraindicações

O chá de alecrim não deve ser consumido durante a gravidez, a amamentação e por crianças com menos de 5 anos. As pessoas que possuem doença do fígado também não devem consumir esse chá, uma vez que promove a saída da bílis, o que poderia piorar os sintomas e a doença. O chá de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial, e por isso caso a pessoa esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o seu médico antes de tomar o chá.

Você encontra o alecrim fresco, seco, em capsulas e extrato em lojas de produtos naturais, feiras e mercados  

Veja também: Chá de cavalinha: Saiba quais são os 19 benefícios para a saúde

Nenhum comentário