Argila Verde, benefícios para a pele e como usar

Argila Verde, benefícios para a pele e como usar

   A argila verde também conhecida como ilita, é composta por óxidos de ferro e algas marinhas, junto com outras substâncias vegetais decompostas que contribuem para sua cor verde. Ela é  rica em elementos como óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.  Ótima para pele oleosa e acneica, tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, entre outras, além de ser utilizada em tratamentos corporais para auxiliar a redução de medidas e celulite, e pode ser usada no couro cabeludo.
  
Benefícios da argila verde na pele
Em peles oleosas e acneicas ajuda no controle da oleosidade, a combater cravos e espinhas, além de regular a produção de sebo da pele e fechar os poros do rosto. Atua também como esfoliante ajudando na renovação celular, deixando a pele do rosto mais bonita e saudável.

Como fazer a máscara de argila
Hoje já existem muitas mascaras prontas para o uso no mercado, mas você pode fazer a sua em casa usando argila em pó, água, água termal, chás, óleos essenciais, óleos vegetais puros. Para fazer sua máscara utilize um potinho e uma colher de plástico não utilize produtos de metal, que podem ocasionar perda das propriedades benéficas durante o processo.
  •  Misture 1colher (sopa) de argila um pouco de água mineral 1 gota de óleo essencial de melaleuca, e mexa até formar uma pasta. Caso seja necessário, adicione argila ou água, até que a mistura fique uniforme.
  •  Aplique a máscara no rosto limpo e seco, faça uma camada bem generosa, deixe agir de 10 a 15 minutos em seguida enxague e aplique seu hidratante favorito.
  • O rosto pode pinicar um pouco durante a aplicação e ficar um pouco vermelho após o enxague é normal pois a máscara está agindo se coçar demais tire antes do tempo.
  • A argila verde tem efeito secativo, pode ressecar e provocar o efeito rebote, que deixa a pele ainda mais oleosa, por isso o indicado e usar uma ou duas vezes por semana.
 Argila verde no cabelo: Uma alternativa mais natural para tratar a oleosidade e as caspas e usar máscaras de argila no couro cabeludo. Ela vai fazer uma limpeza profunda na raiz eliminando resíduos de produtos e a sujeira do dia a dia, ajudando a controlar a oleosidade, desintoxicar, sendo assim mais indicada para cabelos muito oleosos. Muitos salões já usam esse processo conhecido com detox capilar.
  • Misture 3 colheres (sopa) de argila em pó com água, ou com um creme indicado para cowash, aplique somente na raiz dos cabelos secos ou úmidos massageei e deixe agir por 15 minutos. Depois lave o cabelo normalmente se preferir pode fazer uma hidratação. Use uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo da sua necessidade.
Argila verde no corpo: Usada no tratamento da celulite e gordura localizada ajuda a amenizar o aspecto das celulites, ativando a circulação sanguínea, e na retenção de líquidos desintoxicando o organismo.
  • Prepare a argila com água, chás, óleos essências ou vegetais. Faça quantidade suficiente para aplicar na área desejada, como barriga, coxas etc. Esfolie a pele para eliminar as células mortas, pode ser usado esfoliante ou uma bucha vegetal aplique a mistura deixe agir por 30 minutos  enxague e aplique seu hidratante. Use a cada 15 dias.
A argila verde pode ser encontrada em lojas de produtos de beleza físicas e online, tanto em pó como também em mascaras prontas para uso. 

Veja também: Argila rosa, ideal para peles desidratadas e sensíveis

Nenhum comentário