Como fazer sabonete de açafrão caseiro

 

O segredo para uma pele saudável e radiante muitas vezes está na natureza, e um dos ingredientes mais incríveis para alcançar isso é o açafrão. Você sabia que pode incorporar esse ingrediente maravilhoso em sua rotina de cuidados com a pele de uma maneira simples e eficaz? Sim, estamos falando de sabonete caseiro de açafrão!

O açafrão também chamado de açafrão-da-terra ou cúrcuma é uma é uma raiz seca, que quando moída se transforma em uma especiaria de cor amarelo bem forte, rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, reconhecidas por seus numerosos benefícios à saúde, mas também oferece vantagens surpreendentes quando aplicado topicamente na pele.
Benefícios do sabonete de açafrão para a pele                   
O sabonete de açafrão ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, além de ser anti-inflamatório, cicatrizante, auxilia no tratamento da pele com acne, reduz o crescimento dos pelos, ajuda no combate a foliculite, auxilia no clareamento de manchasprevine o envelhecimento.

  • Previne o envelhecimento da pele : O açafrão é rico em antioxidantes, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele.
  • Auxilia no tratamento da pele oleosa e acneica: O sabonete de açafrão é um anti-inflamatório e antioxidante natural, que acelera a cicatrização, ajuda no combate acne, cravinhos e controla a oleosidade da pele.
  • Uniformiza a tonalidade da pele: O sabonete de açafrão ajuda a clarear manchas escuras e uniformizar o tom da pele. Graças a curcumina, substância presente na cúrcuma que ajuda a regular a produção de melanina, que dá a pigmentação da pele.
  • Reduz o crescimento de pelos: O uso do sabonete de açafrão pode reduzir o crescimento dos pelos, pois a ação termogênica do açafrão enfraquece o bulbo capilar.
  • Ajuda no combate a foliculite: O sabonete de açafrão para foliculite tem ação cicatrizante, analgésico, anti-inflamatório aliviando a irritação e reduzindo a inflamação.

Receita de sabonete de açafrão artesanal

Ingredientes

1kg de base glicerinada branca 10g açafrão / cúrcuma 5g gengibre 40ml de extrato de Aloe Vera
30ml de essência cosmética (maracujá ou laranja) 10ml de óleo vegetal de semente de uva (opcional)


Modo de Preparo

1. Pique a base glicerinada em cubos, coloque em uma  panela esmaltada e leve para derreter assim que estiver derretida retire do fogo espere abaixar a temperatura.

2. Adicione na base derretida o açafrão e misture bem, em seguida adicione o extrato de aloe vera, a essência e o óleo vegetal de semente de uva e misture novamente.

3. Despeje no molde escolhido e deixe secar.

4. Após seco é só desenformar e embalar. Conserve em local seguro e protegido. 

Como usar o sabonete de açafrão 
Use o sabonete de açafrão como parte de sua rotina diária de cuidados com a pele. Molhe o rosto ou o corpo, ensaboe o sabonete e aplique a espuma na pele, fazendo movimentos suaves e circulares. Enxágue bem com água morna e seque a pele com uma toalha macia. Para o efeito depilatório aplique o sabonete na região desejada, deixar agir de 5 a 10 minutos e enxágue. O efeito irá depender de pessoa para pessoa e, com a utilização correta, pode-se notar a diferença em um a dois mês de uso. 

Depilação natural com sabonete de açafrão

O sabonete de açafrão pode auxiliar na depilação natural devido às suas propriedades termogênicas, que enfraquecem o bulbo capilar e podem prolongar o tempo de crescimento dos pelos corporais.

Apesar de ainda não existir comprovação científica que ateste a eficácia do sabonete de açafrão na depilação definitiva dos fios, muitas pessoas afirmam que o uso contínuo do produto ajuda a afinar e reduzir a quantidade de pelos existentes em seus corpos, além de demorar mais para crescer.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem