Óleo de melaleuca: o que é, benefícios e como usar


óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca é usado há milhares de anos para aliviar e tratar diferentes problemas,  é  um produto natural que está ficando cada vez mais popular no mundo da beleza e saúde, graças a seu grande número de características e benefíciosO óleo de melaleuca ou tea tree é uma substância retirada das folhas de Melaleuca alternifolia, que é nativa da Nova Gales do Sul, Austrália.  Ele é antisséptico, antiviral, fungicida, parasicida, bactericida, germicida, cicatrizante e pode ser utilizado em quase todos os tipos de infecções cutâneas e respiratórias.

Como usar o óleo de melaleuca

No corpo: Pode ser aplicado em massagens, banhos, compressas, fricções, escalda-pés e até mesmo puro sobre espinhas e pequenos ferimentos. O Óleo Essencial Melaleuca alivia dores originadas por infecções, purifica feridas inflamadas, auxilia na cicatrização de cortes e fortalece o sistema imunológico e é excelente contra fungos e parasitas. Dermatite, alergias e até psoríase podem ser aliviadas diluindo algumas gotas de óleo com um óleo de base vegetal, como jojoba ou óleo de amêndoa, e aplicando diretamente na pele.

Para acnes: O óleo melaleuca reduz a acne devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e capacidade para inibir o crescimento de bactérias, pode ser aplicado puro diretamente na pele em doses mínimas, sobre a acne, ou picadas de inseto (molhe um cotonete na água pingue uma gota de óleo e aplique no local desejado).

Nos cabelos: Antisséptico, bactericida e fungicida, ele é indicado para caspa, dermatites e controle da oleosidade. Dilua três gotas do óleo essencial de melaleuca na quantidade de shampoo que você vai usar para lavar os cabelos, aplique e massageie deixe agir por 5 minutos enxague. Pode ser utilizado para tratar e prevenir problemas de piolhos. Misture algumas gotas do óleo no shampoo da criança para lavar os cabelos.

Nas unhas: No caso de fungos nas unhas ou nos pés, o óleo pode ser aplicado diretamente no problema, é um fungicida eficaz que alivia, minimiza e elimina o fungo. Também é muito eficaz para remover verrugas naturalmente.

Desodorante: Nas receitas de desodorantes artesanais, o óleo de melaleuca impede a proliferação de bactérias.

Combate o mau hálito: O óleo de melaleuca é bastante indicado nesse caso, já existem no mercado alguns cremes dentais e enxaguantes bucais formulados com a substância. Mas outra possibilidade é pingar uma gota do óleo essencial em um copo de água morna, misturar bem, bochechar e cuspir, enxaguando bem a boca, sem engolir. Afta e infecções na gengiva também podem ser tratadas dessa forma. Se você tiver uma infecção na garganta, dilua 3-4 gotas de óleo em um copo de água para gargarejar e ajudar a tratar o problema. Tenha cuidado para não ingerir.

Pós-depilação: Muito útil para acalmar a irritação que aparece após a depilação. Se você acabou de fazer a barba e perceber sua pele muito irritada, pode misturar 2-3 gotas do óleo de melaleuca com um óleo à base de vegetais e massagear a área irritada.

Nas dores: Para torcicolo, inflamações, dores nas costas, use 2 gotas de óleo melaleuca diluído em 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou outro óleo base aplique no local desejado e massageie.

Uso no ambiente: Em difusores, limpa e purifica o ambiente, evita infecções aéreas. Pode ser combinado com os óleos de eucalipto para cuidados com as vias respiratórias, com lemongrass para purificação do ambiente e com lavanda para uma atmosfera harmônica e protetora.

Cuidados íntimos: Com ação antifúngica pode ser usado em banhos de assento para tratar a candidíase.

Acalma: O aroma da melaleuca é terapêutico e ajuda a atenuar a sensação de medo e sintomas de ansiedade e depressão.

Repelente natural: O óleo de melaleuca é um bom repelente contra mosquitos insetos.
Prepare seu repelente natural com 15 gotas de óleo de  melaleuca e 250 ml de água. Coloque a
mistura em um frasco de spray, agite sempre antes de usar e coloque sobre a área afetada. Este spray funciona contra mosquitos, carrapatos, fungos e mofo.

O óleo de melaleuca é vendido em lojas de produtos naturais em algumas farmácias e pela internet. O preço varia entre R$16,00 a R$ 80,00 dependendo da marca e do local que for comprado. Cuidado com óleos adulterados ou de baixa qualidade leia o rótulo e certifique-se de que ele é 100% natural, sem adulterações ou presença de outros ingredientes que podem alterar seu efeito.

➥Veja também: Óleo de girassol: Conheça os 8 benefícios para pele e cabelo

3 Comentários

  1. Maravilhosas Dicas, gostei muito!


    Maravilhosas Dicas, gostei muito!
    Muito obrigado, Marne

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar este óleo de melaleuca com 100% de pureza? Poderiam me responder no meu e-mail rosane.pereira@edu.jaraguadosul.sc.gov.br

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem