Óleo de girassol: Conheça os 8 benefícios para pele e cabelo

Óleo de  girassol: Conheça os 8 benefícios para pele e cabelo


O óleo de girassol (Helianthus annuus) é extraído através da prensagem a frio das sementes da planta de girassol. Os girassóis são nativos da América do Norte e do Sul e são utilizados como fonte ornamental e de alimentação há séculos. 
 O óleo de girassol é um óleo transportador não comedogênico, que é altamente absorvente e não obstrui os poros. Pode ser usado em todos os tipos de pele, incluindo seca, normal, oleosa e propensa a acne.

Benéficos do óleo de girassol

Hidrata a pele: O óleo de girassol possui propriedades emolientes que ajudam a pele a reter sua umidade. A vitamina E ajuda a reter a umidade dentro das células da pele, mantendo a pele hidratada por um período mais longo. Também evita manchas e oferece proteção contra os efeitos prejudiciais da superexposição ao sol, sendo um desses efeitos a hiperpigmentação. O óleo de girassol é conhecido por uniformizar e oferecer brilho a pele.

É rico em vitamina E: A vitamina E é um poderoso antioxidante, elimina os radicais livres que causam sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez da pele.

Ajuda reduzir sinais de envelhecimento: As propriedades antioxidantes do óleo de girassol ajudam a prevenir sinais prematuros de envelhecimento, pois ajudam a proteger a pele da exposição à luz solar. A vitamina E no óleo de semente de girassol pode ajudar a proteger o colágeno e a elastina na pele e reduzir a aparência de linhas finas e rugas no rosto.

Ajuda a combater a acne: Além da vitamina E, o óleo de girassol também é rico em vitaminas A, C, D e K tornando-o eficaz no tratamento da acne. O óleo de girassol contém vitaminas e ácidos graxos que atuam como antioxidantes para regenerar novas células da pele e ajudar a sua pele a se livrar das bactérias causadoras da acne.  A vitamina K mantém a elastina da pele saudável. A elastina é a proteína que compõe o tecido conjuntivo da pele. Isso significa que o óleo de girassol melhora a cicatrização de feridas e a redução de cicatrizes.

É rico em betacaroteno: O óleo de girassol é uma excelente fonte de beta-caroteno, um composto solúvel em gordura que pode ser convertido em vitamina. As propriedades antioxidantes do beta-caroteno são benéficas para a aparência de sua saúde e pele.

Propriedades calmantes: O óleo de girassol possui propriedades calmantes naturais que melhoram a capacidade de retenção de umidade da pele e é benéfico para indivíduos com pele desidratada ou sensível. O uso regular de óleo de girassol pode ajudar a remover células mortas e impurezas, deixando a pele macia e hidratada.

Anti-inflamatório: O óleo de semente de girassol possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão e aspereza da pele. O óleo de semente de girassol é rico em ácidos graxos ômega-6 (linoleico) e vitamina E. O ácido ômega-6 ajuda a diminuir a inflamação da pele e melhora o desenvolvimento de novas células da pele.  É gentil o suficiente para usar no rosto, ao redor dos olhos e nos cuidados com a pele do bebê.

Bom para os cabelos: Nos cabelos o óleo de girassol hidrata amacia, controla o frizz, repara os danos. Os nutrientes e os antioxidantes desse ingrediente também fornecem benefícios para os fios. Devido à sua textura, o óleo de semente de girassol ajuda a controlar o frizz, combate a desidratação e pode ser usado como um condicionador natural. Use para fazer pre poo ou uma umectação aplique-os nos fios antes de lavar os cabelos sempre que sentir necessário.
Por ser extremamente leve, este óleo ajuda a condicionar o cabelo oleoso. Além disso, ele nutre o cabelo e previne a quebra dos fios.Por ser rico em ácido alfalinolênico, o óleo ajuda a prevenir que o cabelo fique fino. Ele também é eficaz no tratamento da queda de cabelo e fortalece contra a quebra.

O óleo de girassol e encontrado em lojas de produtos naturais ou em lojas virtuais seu preço varia entre R$16,00 e R$56,00.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem