Cronograma capilar: O que é, e como fazer o seu em casa

 

Cronograma capilar: O que é, e como fazer o seu em casa

Manter uma rotina de cuidados para ter um cabelo saudável é muito importante, isso porque o sol, a chuva, a poluição e até os procedimentos químicos comprometem a saúde do cabelo. Mas é possível realizar um tratamento eficiente para recuperar os fios sem sair de casa: o cronograma capilar. É um método de cuidado intenso capaz de atender a todas as necessidades do seu cabelo. 

O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares que inclui três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução .É indicado para todos os tipos de cabelo, independente de sua textura ou curvatura, pois todos os fios podem sofrer com fatores externos. 
Para quem nunca fez  ou nunca ouviu falar nesse termo o cronograma capilar nada mais é do que uma agenda que organiza quando é necessário hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos, mesmo em casa.
Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de luz solar, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, coloração química, procedimentos de descoloração, entre outros.


Confira os benefícios de cada etapa do cronograma capilar

Hidratação capilar 
A hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente com a química, poluição, radiação solar e o uso do secador e da chapinha. Sem esse tratamento, os cabelos ficam secos, opacos e sem vida. 
  • As máscaras hidratantes devem ter ingredientes como extratos de aloe vera, algas, frutas e de plantas como babosa e jaborandi. Também fique de olho para ingredientes como mel, chocolate, sacarose e outros derivados do açúcar. Pantenol, glicerina e álcoois graxos são comuns em produtos para hidratação.


Nutrição capilar 
A nutrição capilar é responsável por repor os lipídios (gorduras) que integram a estrutura dos fios. Essa reposição sela as cutículas dos fios, ajuda a reter a água responsável pela hidratação, confere maciez, brilho e movimento, além de combater o ressecamento e o tão temido frizz. 

A nutrição capilar pode ser feita de três formas: Máscaras para nutrição , umectação com óleo vegetal e umectação noturna.

  • As máscaras de nutrição devem ter ingredientes como manteigas de karité, cacau, cupuaçu e murumuru. E  óleos, como o de coco, argan, semente de uva, abacate e o azeite de oliva. 

Reconstrução capilar 
A reconstrução capilar é responsável por repor a massa capilar (proteína) e deixa os fios mais resistentes novamente. O principal ativo responsável por reconstruir a fibra capilar é a queratina, capaz de encorpar novamente esse fio que afinou e quebrou por meio de exposição à químicas capilares e ferramentas de calor, além dos fatores do dia a dia. 
  • As máscaras de reconstrução devem ter ingredientes como queratina, creatina, arginina , cisteína, ceramidas e colágeno também podem aparecer. As proteínas são sempre identificadas pelo termo “protein”, a queratina e o colágeno, super comuns nesse tipo de tratamento, aparecem pelos nomes em inglês keratin e collagen. Já os aminoácidos podem vir como “ellastin”, “creatin" ou simplesmente "aminoacids".

Tabela do Cronograma capilar oficial
  • 1ª semana: Hidratação,  Hidratação e Nutrição
  • 2ª semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição;
  • 3ª semana: Hidratação, Hidratação e Reconstrução;
  • 4ª semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição.
As etapas do cronograma capilar devem ser feitas separadamente, respeite o intervalo mínimo de 48 horas. Se você faz a hidratação na segunda-feira, aplicar a próxima só na quarta-feira e a nutrição na sexta.


Como avaliar o que o cabelo precisa ?
Cada fio tem uma necessidade específica e é preciso analisar com cuidado o que o seu cabelo precisa, definindo a frequência exata da cada etapa para nutrir, hidratar e reconstruir o seu cabelo.
  • Um cabelo sem brilho, ressecado ou áspero e  que embaraça fácil precisa de mais hidratação.
  • Um cabelo poroso, desalinhado e com muito frizz precisa de mais nutrição. Se você tem cabelo crespo ou  cacheado, saiba que a nutrição capilar é um tratamento que nunca deve faltar na sua rotina capilar. Quanto mais encaracolados são os fios, mais a oleosidade natural tem dificuldade de chegar até as pontas do cabelo deixando os cabelos mais ressecados, ásperos e sem brilho.
  • Um cabelo fragilizado, com tendência a quebra e que pode estar elástico precisa de mais reconstrução.

Você não precisa seguir a tabela da imagem e pode criar o seu próprio cronograma e, até mesmo, na frequência que for possível. A realidade e que nem todo mundo tem tempo para lavar o cabelo 3 vezes na semana. Então você pode hidratar em uma semana, na segunda fazer uma nutrição e na terceira reconstrução

Cronograma capilar um tratamento por semana
  • 1ª semana: Hidratação
  • 2ª semana: Nutrição
  • 3ª semana: Reconstrução
  • 4ª semana: Faça o tratamento conforme a necessidade do seu cabelo 
Cada cabelo exige uma frequência diferente e isso é algo que você sentirá no dia a dia, realizando o cronograma.

Normalmente, no primeiro mês do cronograma capilar, já se nota uma boa diferença no cabelo que fica mais macio, alinhado, brilhoso, hidratado e sem frizz. O mais importante é continuar com uma rotina capilar mas não necessariamente com o calendário capilar completo. Dá pra diminuir o uso da frequência de máscaras, por exemplo, se sentir que seus cabelos  já estão recuperados.












Fontes: https://inoar.com/20/12/2021/capillary-schedule-know-how-to-make-and-have-amazing-hair/?lang=en
https://www.vittagold.com/pt-br/blogs/beauty-cosmetics-news/hair-schedule
https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar-veja-quais-ingredientes-procurar-na-mascara-de-hidratacao-nutricao-e-reconstrucao-para-cada-etapa-do-tratamento

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem