8 dicas para ter unhas bonitas, fortes e saudáveis

8 dicas para ter unhas bonitas, fortes e saudáveis

Unhas bonitas, grandes e fortes é algo que toda mulher deseja. 

O cuidado com as unhas não está relacionado só a estética é também uma questão saúde. Unhas fracas, quebradiças, com micoses e descamando são os casos mais comuns e podem ser consequência de vários fatores. É necessário se manter atenta aos produtos utilizados no dia a dia e proteger as mãos para garantir que as unhas não sejam afetadas por agressões externas. A combinação de uma rotina de cuidados e alimentação saudável pode te ajudar a ter unhas mais fortes e bonitas.

Confira neste post 8 dicas para manter suas unhas sempre bonitas e saudáveis!

1.Hidrate suas unhas e cutículas: A hidratação é um segredo para uma pele saudável, mas costuma ser esquecida nos cuidados com as unhas. Unhas e cutículas bem hidratadas deixam as mãos com aparência de bem cuidada. Hidratar as unhas e cutículas é essencial para mantê-las bonitas, fortes e saudáveis. Existem muito produtos hidratantes para unhas no mercado, mas se você não puder comprar um no momento use seu hidratante normal mesmo, aplique todos os dias nas unhas e cutículas pelo menos uma vez por dia.

2.Se alimente bem: A alimentação é muito importante para manter as unhas saudáveis. Unhas fracas, quebradiças e que descamam com facilidade podem ser sinal de falta de vitaminas e minerais no organismo. Procure ingerir alimentos que contenham vitaminas C, E, vitaminas do complexo B, biotina e zinco.

3.Tenha seu próprio kit de manicure: Alicates, lixas de unhas, palitos e  espátulas podem ser fontes de doenças transmitidas através de vírus e bactérias. Todos os salões são obrigados a esterilizar os  seus utensílios de unhas de acordo com as normas da ANVISA, para não colocar em risco a saúde de seus funcionários e clientes. Mas se mesmo assim você não se sentir confortável em usar os utensílios da sua manicure, se informe com ela se você pode levar seu próprio kit. E não se esqueça de fazer a higiene correta dos seus utensílios de unha antes e depois de usa-los.

4.Troque a acetona pelo removedor de esmaltes: A acetona é um forte solvente que ao remover o esmalte acaba prejudicando as unhas. Ela danifica as camadas protetoras das unhas deixando-as fracas e quebradiças. Se você faz questão de ter unhas bonitas e saudáveis e melhor usar um removedor de esmaltes, a maioria deles e feita a base de óleos, vitaminas e outros ingredientes mais hidratantes. Ele pode demorar mais a retirar o esmalte mais não resseca as unhas e cutículas.

8 dicas para ter unhas bonitas, fortes e saudáveis

5.Lixe as unhas na forma correta: 
O ideal é sempre respeitar o formato natural da sua unha. A unhas devem ser lixadas sempre na mesma direção e nunca em movimento de vai e vem.  Assim você reduz as chance de ter unhas fraca e quebradiças, 
deixando-as mais lisas e evitando o aparecimento de lascas e fissuras.

6.Evite tirar as cutículas: As cutículas são a proteção natural das unhas, e sua remoção pode abrir uma porta para fungos e bactérias especialmente quando se retira o famoso “bife”, deixando a área ainda mais exposta. Mas se mesmo assim você optar por retira-las tente abandonar o habito de deixar as cutículas muito fundas, remova só o excesso sem chegar muito próximo a matriz de crescimento das unhas.  E se você optar por não tirar as cutilas o ideal e hidratar bem todos os dias, no mercado há vários produtos para essa função como ceras, canetas, óleos e cremes.

7.Use luvas: Os produtos de limpeza como detergente, sabão em pó etc., quando em contato direto com a pele acabam sendo agressivos com as mãos e unhas. Usar luvas é uma boa opção para protegê-las desse contato. Mas se você não consegue se adaptar ao uso das luvas e acha que elas atrapalham nas tarefas, logo depois de terminar de usar esses produtos lave bem as mãos e aplique um hidratante.

8.Use base fortalecedora: A base prepara a unha para receber o esmalte, auxilia na fixação e evita o contato direto do esmalte nas unhas assim elas não fiquem manchadas com a cor do esmalte. A base fortalecedora tem  vitaminas que deixam as unhas mais fortes e ajudam no crescimento.

Seguindo essas dicas você terá unhas mais bonitas e saudáveis !  






Fontes: https://www.stylecraze.com/articles/10-tips-and-tricks-for-beautiful-nails/
https://www.webmd.com/beauty/features/more-beautiful-nails-a-dozen-tips#1
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/nails/art-20044954

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem