15 dicas para o cabelo crescer forte, bonito e saudável

15 dicas para o cabelo crescer forte, bonito e saudável
imagem freepik
Muitos fatores influenciam no crescimento dos cabelos, tipo dos fios (liso, cacheado, afro), excesso de oleosidade, deficiência hormonal, stress, genética e envelhecimento. Isso significa que seu cabelo cresce em quantidades diferentes em momentos diferentes da sua vida.
Em condições normais, os cabelos geralmente crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Se você está procurando maneiras de deixar seu cabelo comprido, bonito e saudável algumas dicas podem te ajudar.

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada: A saúde do cabelo, como o resto do seu corpo, depende da nutrição que você fornece. Embora um bom shampoo e condicionador sejam essenciais para o cuidado do cabelo, esse não é o único requisito. Uma dieta equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial.
Uma dieta saudável garantirá que seu cabelo obtenha todo o sustento necessário para crescer longo e forte e mantê-lo brilhante e sedoso. As pessoas gastam muito dinheiro comprando vários produtos para o cabelo, enquanto ignoram sua alimentação. Mas o fato é que uma alimentação saudável e equilibrada contém todos os nutrientes e óleos essenciais necessários para promover o crescimento do cabelo. Como o cabelo é basicamente constituído por proteínas, o consumo de proteínas é importante para nutrir e revitalizar os cabelos. Os tratamentos cosméticos para cabelos podem levar a uma melhora a curto prazo em termos de crescimento e qualidade do cabelo, mas uma dieta rica em nutrientes ajuda a nutrir o cabelo por dentro e a produzir efeitos duradouros.
Além disso, você não pode esperar que qualquer tratamento capilar produza resultados sustentáveis, a menos que seja sustentado por hábitos alimentares saudáveis. Faça questão de incluir minerais, vitaminas e proteínas essenciais em sua dieta. Vitaminas e minerais são micronutrientes e são necessários em quantidades minúsculas. No entanto, sua deficiência pode ter implicações negativas para o crescimento e a textura do cabelo.
Por exemplo, não ingerir vitamina E e zinco suficiente pode acelerar a queda de cabelo. Alguns outros nutrientes essenciais para cabelos saudáveis ​​incluem:

Vitamina A: Alimentos como espinafre, couve, brócolis, cenoura e ervilha são todas fontes ricas de vitamina A e devem ser incluídas em sua dieta.

Complexo de vitamina B: Inclui oito vitaminas do complexo B, que podem ajudar a promover o crescimento saudável do cabelo, em particular B 7 ou biotina .
A biotina pode ajudar a reverter os danos ao cabelo causados ​​pelas técnicas diárias de exposição ao sol e penteado. As principais fontes de biotina são nozes, amendoins, amêndoas, abacates, espinafre, cogumelos, etc. Você também pode optar por suplementos de biotina, mas consulte seu médico primeiro.

Vitamina C: A vitamina C é necessária para manter a estrutura de colágeno dos fios, mantendo intacta a elasticidade. Além disso, a vitamina C pode impedir o clareamento prematuro do cabelo até certo ponto. Tomate, abóbora, tomilho e várias frutas cítricas são as principais fontes de vitamina C.

Vitamina E: Não há como negar a popularidade da vitamina E quando se trata de domar cabelos rebeldes e crespos. Este antioxidante vital pode ser encontrado em grandes quantidades em nozes, folhas verdes, azeite, etc.

Minerais: Minerais, incluindo ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio, são necessários para evitar a quebra do cabelo e promover mechas longas e fortes. A falta desses micronutrientes pode tornar seu cabelo fino e esparso.
Uma alimentação composta por alimentos que ajudam no crescimento do cabelo inclui ,legumes folhosos, feijão, sementes, são excelentes fontes de nutrição

Massageie seu couro cabeludo: A massagem no couro cabeludo é ótima, relaxa, estimula os folículos capilares e aumenta a circulação sanguínea e consequentemente aumenta também a oxigenação e nutrição da raiz dos cabelos. Uma massagem no couro cabeludo com um estimulante como o óleo de coco aumenta muito as chances de seu cabelo crescer longo e forte. O óleo de coco é cheio de vitaminas e nutrientes essenciais e é um condicionador natural do cabelo. Mergulhe as pontas dos dedos no óleo de coco e massageie suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares. Outra forma e massagear o couro cabeludo de maneira suave durante a lavagem dos cabelos, melhora a circulação sanguínea e promove o crescimento do cabelo.

Cortar as pontas do cabelo regularmente: Os cabelos danificados, cheios de pontas duplas, inibem o crescimento e a saúde dos cabelos, causando afinamento e quebra. Portanto, cortar o cabelo regularmente para evitar pontas duplas não saudáveis é essencial para aumentar o comprimento do cabelo. Se você já teve pontas duplas, sabe como elas podem ser um incômodo, especialmente para pessoas com cabelos secos ou danificados. Cortar regularmente o cabelo garante uma redução no número de pontas duplas e dá a ele todas as chances de crescer. O ideal e aparar as pontas uma vez a cada três meses

Não lave com muita frequência: Algumas mulheres estão convencidas de que a única maneira de manter o cabelo bonito e crescer é lavando-o com shampoo todos os dias. Embora manter o cabelo limpo seja essencial para a higiene e o crescimento do cabelo, se feito incorretamente, pode causar mais danos do que benefícios. O uso de shampoo para lavar o cabelo todos os dias faz com que ele resseque e perca a maior parte de seus óleos essenciais naturais. Esses óleos percorrem do couro cabeludo ao longo dos fios, ajudam a manter o cabelo úmido e são essenciais para cabelos longos. Lavar o cabelo todos os dias não é necessariamente ruim se você tiver motivos válidos, como excesso de oleosidade, transpiração excessiva e uso regular de spray, géis, etc. Mas se você não suar ou usar produtos cosméticos para o cabelo todos os dias, poderá evitá-lo.

Lavar o cabelo em água fria: Parece bobo, mas faz toda a diferença para os fios. A água fria ajuda a reduzir o estresse das glândulas sebáceas no couro cabeludo, o que diminui a oleosidade produzida. Ter um cabelo menos oleoso significa lavar o cabelo com uma frequência menor, diminuindo a carga de química que vêm do shampoo e condicionador e evitando o ressecamento das pontas. Enquanto a água quente abre as cutículas dos fios e faz com que eles percam enzimas benéficas para o seu crescimento, a água fria sela e fixa os nutrientes, assegurando uma melhor saúde capilar e um cabelo que cresce de maneira mais saudável e que conserva o seu brilho natural.

Não escove com muita frequência: Novamente, a maioria das mulheres está convencida de que o segredo para cabelos longos e saudáveis é escová-lo muitas vezes por dia. Outros têm medo de que escovar os cabelos levará à queda e evita penteá-los, a menos que seja explicitamente necessário. O ideal e escovar pelo o menos uma vez por dia o cabelo. Escovar estimula o couro cabeludo, libera óleos naturais e ajuda a espalhar esses óleos pelo comprimento dos fios. Mas, para garantir que não haja quebra ou queda de cabelo, escove suavemente ou pode causar alopecia por tração

Abaixe seus níveis de estresse: Você cuida especialmente do seu cabelo, trata-o delicadamente e ainda não vê os resultados de crescimento que deseja? Seus altos níveis de estresse estão fazendo com que você perca todo o seu trabalho para crescer o cabelo . O estresse alto é uma causa comum de queda de cabelo, e isso significa que seus fios não estão crescendo em todo o seu potencial no estágio anágeno. O estresse causado por fatores fisiológicos ou psicológicos afeta negativamente a saúde e o crescimento dos cabelos. Faz o cabelo perder sua densidade e volume e faz com que pareça opaco e desnutrido. Deve-se evitar o estresse praticando ioga, meditação e exercícios para aliviar o estresse regularmente. Você deve garantir pelo menos oito horas de sono todos os dias e fazer algo que relaxe sua mente, como ler um livro ou ouvir sua música favorita.

Use fronha de cetim: A fronha de cetim e mais lisa e causa menos atrito no cabelo durante o sono, não absorve a oleosidade e a umidade natural dos fios.

Tomar vitaminas e suplementos: É importante garantir uma nutrição natural adequada. No entanto, também pode ser benéfico complementá-la com vitaminas que ajudarão a impulsionar o crescimento do cabelo. Há uma variedade de vitaminas e suplementos, como comprimidos de biotina e multivitamínicos, que são mais adequados para mulheres que aspiram cabelos longos e fortes. Isso garantirá que você obtenha todas as vitaminas e minerais certos que pode estar faltando na sua dieta e dará ao seu cabelo a melhor chance de crescimento. Consulte um especialista para descobrir quais suplementos funcionarão melhor para o seu cabelo.

Use condicionador: O condicionador devolve a oleosidade natural e sela as cutículas do cabelo depois da lavagem, deixando os fios mais maleáveis e com brilho. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador, garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas como poluição, vento, sol, piscina, uso contínuo de secadores e pranchas, e qualquer outra fonte de calor excessiva, evitando assim a quebra e o surgimento de pontas duplas.

Beba água: Beber água é bom para todo o corpo,libera toxinas e ajuda o corpo a funcionar adequadamente. Como o cabelo depende do resto do corpo para mantê-lo hidratado, é essencial garantir que você esteja sempre hidratado. Certifique-se de beber pelo menos oito copos de água por dia.

Faça umectações: Aplicar óleo da raiz às pontas para nutrir e hidratar os fios. Outra versão da umectação é aquela que aquece o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos. Assim, o produto consegue nutrir melhor a fibra capilar e ainda age de maneira mais rápida. Use óleos de rícino, jojoba, coco, azeite de oliva, argan, etc., além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, também nutre, revitaliza e acalma o couro cabeludo, fortalecendo os folículos capilares para os cabelos crescerem fortes, longos e radiantes. Os óleos devem ser aquecidos em banho-maria para preservar as propriedades do produto.

     Faça um detox no couro cabeludo: Um couro cabeludo saudável é o primeiro passo para permitir que o cabelo cresça, é importante limpar o couro cabeludo de todas as impurezas para que você tenha um ambiente ideal para o crescimento dos fios. Os shampoos de limpeza profunda são perfeitos para essa função, mas atenção: eles só devem ser usados de 15 em 15 dias senão ressecam as madeixas. Outra opção e fazer um detox usando argilas, misture 3 colheres (sopa) de argila em pó da sua preferencia com água , aplique somente na raiz dos cabelos secos ou úmidos massageei e deixe agir por 15 minutos, enxague. Assim como o shampoo anti resíduos você pode usar a a argila nos cabelos cada 15 dias.

Enxágue o cabelo com vinagre de maça: Lavar o cabelo com vinagre de maça  pode aumentar o crescimento do cabelo enquanto faz com que pareça brilhante, saudável e bonito. Dê um último enxágue com 2 colheres (sopa) de vinagre de maça diluído em 300ml de água e pode ficar despreocupada, porque a misturinha não deixa cheiro nos cabelos. 

 Seja paciente: Lembre-se, em média, seu cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês. Mesmo as melhores soluções de crescimento capilar mais rápidas exigem paciência e consistência. Contanto que você faça as coisas certas e esteja determinada a conseguir cabelos compridos, obterá resultados. Não se sinta desanimada depois de uma semana e corte seu cabelo por frustração. 

Veja também: 8 ingredientes para hidratar e ajudar no crescimento dos cabelos

2 Comentários

  1. Amei as dicas, algumas já faço com frequência, mas outras não tinha noção que ajudava. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, que bom que gostou das dicas.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem