Argilas: Conheça 7 tipos diferentes e seus benefícios para a pele

Cada tipo e benefícios na pele
 
O uso da argila para a cura tópica e usos medicinais internos remonta ao longo da história antiga. O barro como remédio já foi mencionado na Roma antiga, 60 a.C, para ser exato. Aristóteles - o Pai da Medicina - também fez referência ao consumo de terra, na forma de solo ou argila, por seus benefícios terapêuticos já em 384 a 322 a.C.

O que é argila? 
Argilas são materiais naturais compostos por partículas cristalinas e extremamente pequenas de um ou mais argilominerais. Argilominerais são minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro, podendo conter elementos alcalinos (sódio, potássio) e alcalinos terrosos (cálcio, magnésio). Por serem minerais, as argilas apresentam componentes muito benéficos em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades e pelo uso para fins estéticos e terapêuticos. 

Benefícios das argilas 
As argilas tem propriedades antioxidantes, secativas, adstringentes, tensoras, reconstrutoras, antissépticas e desintoxicantes. Rica em minerais a argila limpa e esfolia suavemente a pele, removendo células mortas que obstruem os poros, elimina toxinas e ajuda no controle da oleosidade. 
 
Você já usou argila na sua rotina de beleza? Se não conheça agora cada tipo de argila, que pode ser usada em tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares. Esse processo se chama argiloterapia.

Argila verde: Ótimo para pele oleosa e acneica, tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, entre outras, além de ser utilizada em tratamentos corporais para auxiliar a redução de medidas e celulite, e pode ser usada no couro cabeludo.

Argila branca: Pode ser usada em todos os tipos de pele indicada para auxiliar no clareamento de manchas e controle da oleosidade da pele, funciona como esfoliante, ela promete revitalizar, hidratar, suavizar cicatrizes, reduzir inflamações, e renovar a pele.

Argila Vermelha: Excelente para peles sensíveis e maduras ela hidrata, absorve a oleosidade, previne linhas de expressão e o envelhecimento da pele, tem efeito cicatrizante, limpa o couro cabeludo, ajuda a reduzir a celulite pois ativa a circulação sanguínea da área que foi aplicada.

Argila Rosa: É a mistura da argila vermelha com a branca, reunindo as propriedades desses dois tipos de argilas. Ideal para peles desidratadas, delicadas e envelhecidas, é altamente hidratante e um excelente auxiliar nos tratamentos de flacidez pelo seu grande poder tensor.

Argila Preta: Possui uma poderosa ação desintoxicante, antisséptica, adstringente, auxilia como agente rejuvenescedor da pele do rosto e do corpo, remove células mortas fecha os poros ilumina e deixa a pele lisinha. Ela também pode ser usada nos cabelos, eliminando as toxinas no couro cabeludo.

Argila Amarela: A argila amarela é indicada para tratamentos cosméticos de revitalização e rejuvenescimento, especialmente para peles maduras e cansadasTem ação purificante, adstringente e remineralizante, essencial para o estímulo de produção de colágeno na pele. Combate e retarda os processos de envelhecimento. Hidrata a pele e reduz a inflamação, melhora a elasticidade e a circulação sanguínea.

Argila Roxa: É indicada para peles desidratadas, envelhecidas precocemente, delicadas, sensíveis, manchadas, cansadas, sem viço, com vasinhos e rosáceas, pois possui ação emoliente e suavizante. Enriquecida com minerais e agentes ativos, desintoxica e limpa a pele, além de torná-la macia, suave, e tonificada.

Como usar argila na pele

  • Para fazer sua mascara de argila, pegue uma colher de sopa de argila em pó e coloque em um pote (utilize recipientes de plástico, vidro ou cerâmica).
  • Adicione água mineral, água termal ou chás de sua preferencia e mexa ate ficar uma consistência cremosa. Se necessário acrescente mais água ou argila em pó.
  • Aplique a mascara de argila no rosto limpo e seco com as mãos ou um pincel, faça uma camada mais grossa assim a mascara vai agir pelo tempo necessário sem secar completamente que deve demora entre 10-15minutos.
  • Retire com água fazendo movimentos circulares, em seguida aplique seu hidratante favorito.
  • Alguns tipos de argila como a verde podem repuxar e pinicar a pele, mas isso é normal. Basta retirar com água e, pronto. Algumas peles podem ainda ficar um pouco avermelhadas, pois a argila ativa a circulação.

As argilas podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de produtos de beleza e sites, em pó ou em mascaras faciais prontas para uso. Sempre verifique a procedência, as argilas para uso estético devem ser certificadas e esterilizadas.
  
Agora que você já sabe todos os benefícios das argilas escolha a que mais se adapta a seu tipo de pele e inclua na sua rotina de beleza.

➥ Veja também: Argila verde, benefícios para a pele e como usar

Nenhum comentário