Skincare: Benefícios e como montar uma rotina básica de cuidados com a pele

Skincare: Benefícios e como montar uma rotina básica de cuidados com a pele

Skincare é um termo em inglês que significa “cuidados com a pele”, e a rotina diária de cuidados que se deve ter para manter a pele limpa, hidratada e saudável. Uma boa pele não é simplesmente uma questão de DNA, seus hábitos diários, na verdade, têm um grande impacto sobre o que você vê no espelho. 

Benefícios de uma rotina de skincare
  • Combate sinais do envelhecimento precoce
  • Ameniza manchas, rugas e olheiras
  • Controla a oleosidade da pele
  • Previne o surgimento de cravos e espinhas
  • Desobstruir os poros
  • Mantem a hidratação e evita e ressecamento da pele
  • Protege a pele dos raios solares 
Rotina básica de skincare
A rotina de cuidados com a pele não precisa ser complicada. Os três passos básicos de uma rotina de cuidados com a pele são limpar, hidratar e proteger.

  • Limpeza da pele: Lavar o rosto é a etapa mais básica e essencial de qualquer rotina, nossa pele entra em contato com poluentes ambientais, sujeira e outros fatores que devem ser removidos com cuidado. Use um sabonete especifico para seu tipo de pele e lave duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A higiene correta evita poros entupidos, elimina as impurezas, diminui a oleosidade, evita o surgimento de cravos e espinhas.
  • Hidratação: A função mais básica de um hidratante é hidratar e suavizar a pele. Toda pele precisa de hidratação, mas a textura do hidratante varia de acordo com o tipo de pele. Hidratar a pele previne o envelhecimento precoce, preservando a elasticidade e o colágeno.
  • Protetor solar: O protetor solar é, sem dúvida, o produto de cuidado da pele mais importante. O uso diário e consistente de filtro solar ajuda a prevenir o desenvolvimento de linhas finas e rugas, imperfeições texturais e mudanças na aparência dos poros ao longo do tempo. Mais importante ainda, o uso diário de filtro solar pode ajudar a prevenir a formação de certos tipos de câncer de pele. Ele deve ser usado independente da temperatura ou clima do dia, o fator de proteção mínimo deve ser entre 30 e 50.

➥Nessa etapa pode ser incluído o uso do tônico facial, ele ajuda a normalizar o pH da pele e também vai retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem. Deve ser usado depois de limpar o rosto e antes de aplicar o hidratante.

Skincare: Benefícios e como montar uma rotina básica de cuidados com a pele

Cuidados semanais com a pele

  • Esfoliar a pele: A esfoliação melhora a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada, remove as células mortas, desobstrui os poros, melhora a circulação sanguínea, atenua e combate rugas e linhas de expressão. A escolha de um esfoliante vai variar de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Este procedimento deve ser feito entre 1 a 2 vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Se tiver uma pele seca, é recomendável esfoliar o rosto uma vez por semana. Pele oleosa ou com acne, pode fazer a esfoliação até duas vezes por semana e peles sensíveis a cada15 dias.
  • Máscaras faciais: As mascaras faciais podem trazer muitos benefícios para a pele. Existem muitas máscaras com diferentes funções: hidratante, para rejuvenescimento da pele, antiacne, calmante, regeneradora, clareadora. Invista naquela que tem mais a ver com a sua necessidade. No mercado existem vários tipos de mascaras disponíveis, mas você pode fazer uma mascara caseira usando argila.



Cuidados mensais com a pele

  • Limpeza de pele profunda: A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo a remoção de comedões (cravos) e acnes (espinhas), remoção de impurezas acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição. Melhorando o aspecto geral da pele, principalmente em peles ressecadas e sem viço.

Depois de definir uma rotina básica, você pode começar a adicionar etapas extras conforme necessário. Como o uso de séruns de vitamina C, antiidade, creme para área dos olhos. É importante lembrar de sempre ter o acompanhamento de um dermatologista para saber os produtos mais indicados para seu tipo de pele.

 



 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem