Skincare: O que é? Saiba como montar uma rotina de cuidados básicos com a pele

Skincare: O que é? Saiba como montar uma rotina de cuidados básicos com a pele

 Skincare é um termo em inglês que significa “cuidados com a pele”, e a rotina diária de cuidados que se deve ter para manter a pele limpa, hidratada e saudável. Uma boa pele não é simplesmente uma questão de DNA, seus hábitos diários, na verdade, têm um grande impacto sobre o que você vê no espelho. 
 O mercado de cuidados com a pele realmente cresceu nos últimos anos. Embora isso seja ótimo porque nos dá uma variedade de novos ingredientes e formulações, pode ser muito confuso para quem quer começar uma rotina de cuidados. Cada pessoa tem uma pele diferente e, portanto, diferentes problemas de pele, preocupações, objetivos, existem certas regras de rotina da pele que geralmente se aplicam a todos. Eles também são conhecidos como cuidados básicos. Os passos básicos de uma rotina de cuidados com a pele são limpar, hidratar e proteger.

  • Limpeza da pele: Lavar o rosto é a etapa mais básica e essencial de qualquer rotina, nossa pele entra em contato com poluentes ambientais, sujeira e outros fatores que devem ser removidos com cuidado. Use um sabonete especifico para seu tipo de pele e lave duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A higiene correta evita poros entupidos, elimina as impurezas, diminui a oleosidade, evita o surgimento de cravos e espinhas.
  • Hidratação: A função mais básica de um hidratante é hidratar e suavizar a pele. Toda pele precisa de hidratação, mas a textura do hidratante varia de acordo com o tipo de pele. Hidratar a pele previne o envelhecimento precoce, preservando a elasticidade e o colágeno.
  • Protetor solar: O protetor solar é, sem dúvida, o produto de cuidado da pele mais importante. O uso diário e consistente de filtro solar ajuda a prevenir o desenvolvimento de linhas finas e rugas, imperfeições texturais e mudanças na aparência dos poros ao longo do tempo. Mais importante ainda, o uso diário de filtro solar pode ajudar a prevenir a formação de certos tipos de câncer de pele. Ele deve ser usado independente da temperatura ou clima do dia, o fator de proteção mínimo deve ser entre 30 e 50.

➥Nessa etapa pode ser incluído o uso do tônico facial, ele ajuda a normalizar o pH da pele e também vai retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem. Deve ser usado depois de limpar o rosto e antes de aplicar o hidratante.

Skincare: O que é? Saiba como montar uma rotina de cuidados básicos com a pele

Cuidados semanais com a pele

  • Esfoliar a pele: A esfoliação melhora a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada, remove as células mortas, desobstrui os poros, melhora a circulação sanguínea, atenua e combate rugas e linhas de expressão. A escolha de um esfoliante vai variar de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Este procedimento deve ser feito entre 1 a 2 vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Se tiver uma pele seca, é recomendável esfoliar o rosto uma vez por semana. Pele oleosa ou com acne, pode fazer a esfoliação até duas vezes por semana e peles sensíveis a cada15 dias.
  • Máscaras faciais: As mascaras faciais podem trazer muitos benefícios para a pele. Existem muitas máscaras com diferentes funções: hidratante, para rejuvenescimento da pele, antiacne, calmante, regeneradora, clareadora. Invista naquela que tem mais a ver com a sua necessidade. No mercado existem vários tipos de mascaras disponíveis, mas você pode fazer uma mascara caseira usando argila.
➥Veja também: Argilas

Cuidados mensais com a pele

  • Limpeza de pele profunda: A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo a remoção de comedões (cravos) e acnes (espinhas), remoção de impurezas acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição. Melhorando o aspecto geral da pele, principalmente em peles ressecadas e sem viço.

Depois de definir uma rotina básica, você pode começar a adicionar etapas extras conforme necessário. Como o uso de séruns de vitamina C, antiidade, creme para área dos olhos. É importante lembrar de sempre ter o acompanhamento de um dermatologista para saber os produtos mais indicados para seu tipo de pele.

 



 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem