Como fazer sabonete artesanal passo a passo

Como fazer sabonete artesanal passo a passo

Você já pensou em fazer seus próprios sabonetes artesanais em casa? Essa é uma atividade criativa, divertida e que pode trazer muitos benefícios para a sua pele e para o meio ambiente. Além disso, você pode personalizar os sabonetes com os ingredientes, as cores, as formas e as fragrâncias que mais gostar.

Confira como fazer sabonete artesanal passo a passo, você vai ver como é fácil criar seus próprios sabonetes naturais e personalizados.

O que é um sabonete artesanal?

O sabonete artesanal é aquele feito de forma caseira, sem o uso de maquinário industrial ou de componentes químicos contratados. Ele é produzido a partir de uma base de glicerina, que pode ser comprada pronta ou feita do zero, e de outros ingredientes naturais, como óleos vegetais, essenciais, extratos, ervas, flores, frutas, mel, argila, entre outros.

O sabonete artesanal é mais puro e natural do que os sabonetes comerciais, que costumam ter conservantes, parabenos, sulfatos e outras substâncias que podem ressecar, irritar ou alergizar a pele. Além disso, o sabonete artesanal possui uma quantidade maior de glicerina, um componente umectante e emoliente, que ajuda a manter a hidratação e a maciez da pele.

O que é preciso para fazer sabonete artesanal?

Para fazer sabonete artesanal, você vai precisar de alguns materiais básicos, que podem variar de acordo com o tipo e a receita de sabonete que você escolher. Veja a lista:

  • Base de glicerina (sólida ou líquida) ou óleos vegetais (de coco, de oliva, de palma, de amêndoas, etc.);
  • Água destilada ou mineral;
  • Óleos essenciais (de lavanda, de alecrim, de laranja, de menta, etc.);
  • Extratos glicólicos (de aloe vera, de camomila, de calêndula, etc.);
  • Corantes cosméticos (líquidos, em pó ou naturais);
  • Lauril (apenas para os sabonetes que você quiser que faça mais espuma);
  • Aditivos naturais (ervas, flores, frutas, mel, argila, etc.);
  • Esfoliantes naturais ou sintéticos (sementes, aveia, café, microesferas, etc.);
  • Formas ou moldes de silicone, plástico ou madeira;
  • Painéis esmaltados ou de vidro;
  • Colheres ou almofadas de silicone ou de madeira;
  • Balança, copos medidores e taquímetro;
  • Luvas, máscara, óculos e avental de proteção.
Quantos sabonetes dá para fazer com 1kg de glicerina?
A quantidade de sabonetes que você pode fazer com 1kg de glicerina depende do tamanho e do formato dos moldes que você vai usar. Mas, em geral, você pode estimar que 1kg de glicerina rende cerca de 20 a 25 sabonetes de 40g cadaSe você quiser fazer sabonetes maiores de 70g cada, você pode fazer cerca de 12 a 14 sabonetes com 1kg de glicerina.

Como fazer sabonete artesanal glicerinado

O sabonete artesanal de glicerina é o mais fácil e rápido de fazer, pois utiliza uma base pronta que é facilmente encontrada em lojas de artesanato ou de produtos naturais. Você pode usar uma base de glicerina branca, que é mais opaca, ou a transparente, que é mais translúcida. Veja como fazer:

Ingredientes 
500 gramas de base glicerinada de sua preferência  
40 ml de essência cosmética  
30ml extrato de aloe vera
Corante cosmético da cor desejada

Modo de preparo 

  • Corte a base de glicerina em cubos pequenos e coloque em uma panela esmaltada ou de vidro;
  • Leve ao fogo baixo até que a base derreta completamente. Não deixe ferver, pois isso pode comprometer a qualidade do sabonete;
  • Retire do fogo e adicione a essência o extrato de plantas aloe vera o lauril, mexa delicadamente. Por último, pingue algumas gotas do corante até atingir a coloração desejada. Misture bem com uma colher de silicone ou de madeira;
  • Despeje a mistura nas formas ou moldes de sua preferência, que podem ser de silicone, plástico ou madeira. 
  • Deixe o sabonete glicerinado secar ao natural o que pode levar algumas horas ou um dia, dependendo do tamanho e da espessura do sabonete. 
  • Desenforme o sabonete com cuidado, empurrando as laterais da forma e puxando o sabonete para fora. 
  • O seu sabonete está pronto não precisa esperar para começar a usar, o sabonete de glicerina pode ser usado imediatamente após a fabricação. Você também pode embalar e vender ou presentear a família amigos.
Se você gostou de aprender como fazer sabonetes artesanais, que tal se aprofundar nessa arte e se tornar um profissional qualificado? Conheça o Curso de Saboaria artesanal, o mais completo e atualizado do mercado, com mais de 70 receitas e dicas exclusivas. Aproveite a oportunidade clique no link abaixo e conheça o curso!


Fazer sabonetes artesanais é uma atividade prazerosa, criativa e lucrativa. Com os conhecimentos e as técnicas certas, você pode produzir sabonetes de alta qualidade, personalizados e naturais, para uso próprio ou para venda. Neste artigo, você aprendeu o que precisa para começar a fazer sabonete artesanal, e como fazer sabonetes artesanais passo a passo. Espero que você tenha gostado e que coloque em prática o que aprendeu. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem