8 ingredientes para hidratar e ajudar no crescimento dos cabelos


Uma rotina de cuidados com os cabelos contribui para o crescimento forte e saudável. Uma maneira eficiente e inteligente de prevenir e impedir a queda e a quebra do cabelo é hidratar e nutrir os fios. Confira 8 ingredientes que podem ser adicionados a sua hidratação ou umectação que vão deixar seus cabelos hidratados, macios, fortes, nutridos e auxiliar no crescimento dos fios.

 Óleo de coco: Este óleo maravilhoso contém vitamina E, vitamina K e ferro, e também possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Essas propriedades ajudam a limpar com eficácia um couro cabeludo com coceira, promovendo assim o crescimento saudável do cabelo.
O óleo de coco contem ácidos graxos e ácido láurico que impedem a quebra do cabelo e, portanto, permitem que ele cresça. O óleo de coco penetra nos folículos capilares, não apenas para hidratá-los por dentro, mas também para protegê-los do calor e dos danos ambientais. Uma massagem com óleo de coco no couro cabeludo pode estimular a circulação sanguínea nessa área e, por sua vez, aumentar o crescimento do cabelo. Existem inúmeros benefícios do uso de óleo de coco no cabelo, incluindo: Estimula o crescimento do cabelo, proporciona hidratação incrível para cabelos secos, adiciona brilho e reduz a perda de proteínas no cabelo é o único óleo a fazer isso.
O óleo de coco pode ser usado puro ou misturado a outros óleos na umectação, misturado ao creme de hidratação, como pre-shampoo, nas finalizações em cabelos crespos e cacheados, e como reparador de pontas. Recomenda-se o uso de óleo de coco extra virgem, prensado a frio nos cabelos.

Babosa: A babosa ou aloe vera possui propriedades refrescantes e calmantes, que podem ser usadas para uma variedade de remédios caseiros. No que diz respeito aos nossos cabelos, a babosa pode fortalecer, reparar e promover o crescimento do cabelo. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar o couro cabeludo de irritações e coceiras. Suas propriedades antifúngicas e antivirais tratam a caspa e a descamação. 
Para usar a babosa tem que retirar o gel, corte a planta ao meio, separe o gel que vem na parte interna em um potinho, para facilitar a aplicação, bater no mixer ou no liquidificador. O gel pode ser usado puro no couro cabeludo ou misturado em mascaras de hidratação.

Óleo de rícino: A maior parte de seu conteúdo nutricional é composta por ácido ricinoleico, ácidos graxos ômega-6 e 9, vitamina E e minerais. O ácido ricinoléico presente no óleo de rícino melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isso, por sua vez, aumenta a saúde dos folículos e do couro cabeludo e reduz a queda de cabelo. Fortalece as raízes dos cabelos, nutrindo o couro cabeludo e trata a caspa. O óleo de rícino tem uma textura densa e levemente pegajosa então para usá-lo e mais fácil misturar a outro óleo como o de coco para fazer uma umectação ou misturar a mascara de hidratação.

Vinagre de maça: O ideal é usar o vinagre de maçã em todo o cabelo, podendo inclusive aplicá-lo na raiz, porque ele tem ação antifúngica e de limpeza, levando a uma melhora da caspa, em pessoas com essa predisposição. Adicionar vinagre de maçã à sua rotina de cuidados com os cabelos ajudará a manter o couro cabeludo saudável, evitando bactérias e mantendo um nível de pH equilibrado, acrescentando que isso estimulará o crescimento do cabelo. O vinagre de maça pode ser usado diluído em água para fazer um enxague no cabelo, ou misturado a mascaras de hidratação.

Óleo de alecrim: O alecrim é um remédio antigo que tem sido usado para estimular o crescimento do cabelo. É conhecido por retardar o envelhecimento e tratar a caspa pois possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antifúngicas. Também diminui a perda de cabelo e aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo. Este óleo contém vários antioxidantes bioativos - ácido rosmarínico, ácido carnósico, ácido etanólico, 1,8-cineol e cânfora (para citar apenas alguns). E felizmente para nós, estes compostos específicos dentro óleo de alecrim tem uma variedade de efeitos para o cabelo. Para usar o óleo de alecrim basta misturar algumas gotas ao óleo de coco e fazer uma umectação,ou adicionar 5 gotas no seu shampoo ou condicionador.

Melado de cana: Melado é um xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura, e tem forte poder adoçante. O melado de cana é ótimo para escurecer os fios brancos além de hidratar, ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos pois possui propriedades nutritivas. Ele é rico em cobre um mineral que deixa os cabelos mais fortes, jovens, renovados e saudável. Misture 1 colher de (sopa) de melado de cana a sua máscara de hidratação. Para uma umectação, misture 1 colher de (sopa) de melado com óleo de coco ou azeite de oliva. Use a quantidade de óleo suficiente para seu cabelo, coloque água em um borrifador umedeça o cabelo para facilitar a aplicação, aplique a mistura em todo o cabelo deixe agir de 30 minutos a 1 hora e enxague.

Água de arroz: A água é rica em antioxidantes, minerais, vitamina E e também inositol, que podem proteger e prevenir danos aos cabelos. Este inositol permanece no cabelo mesmo depois que a água do arroz é lavada, agindo como um escudo e protegendo seu cabelo contra danos. A água do arroz também contém aminoácidos que fortalecem as raízes do cabelo, aumentam o volume do cabelo e tornam o cabelo brilhante e macio.
De todas as formas possíveis, a água do arroz é excelente para o seu cabelo. É seguro, natural e não tem absolutamente nenhum efeito colateral. Melhora a condição do seu cabelo de maneira saudável. Diminui a queda de cabelo, acelera o crescimento, fortalece os fios, diminui o frizz. Para fazer a água deixe o arroz de molho por pelo menos 24 horas, para liberar componentes na água que ajudam a deixar os cabelos mais longos e hidratados. Após lavar o cabelo com o shampoo e condicionador de sua preferência, massageie o couro cabeludo com a água de arroz da raiz às pontas. Deixe agir de 10 a 15 minutos e enxágue.

Abacate: O abacate é rico em ácidos graxos ômega-3 e aminoácidos essenciais. Estes podem revestir o eixo do cabelo e ajudar a reter a umidade e a textura. Os óleos naturais da fruta fornecem aos cabelos hidratação profunda e duradoura.
Contém vitaminas A, B2, D e E, beta-caroteno e minerais como cobre e ferro. Esses nutrientes ajudam a nutrir os cabelos e o couro cabeludo e promovem o crescimento saudável dos cabelos.
O abacate contém vitamina E que possui propriedades antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir danos aos cabelos causados pelos radicais livres. Isso pode manter seu cabelo saudável por mais tempo. O abacate pode ser usado puro nos cabelos, misturado a óleos ou a mascaras de hidratação.

➥Veja também: 4 mascaras caseiras para ajudar no crescimento dos cabelos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem