Óleo de jojoba : Saiba quais são os 14 benefícios para pele e cabelos

O óleo de jojoba é extraído pela prensagem das sementes da planta Simmondsia chinensis (jojoba), que é um arbusto nativo da América do norte.
Os grãos da jojoba são colhidos manualmente, as cascas são retiradas e as sementes são prensadas a frio para a extração do óleo vegetal, que também é conhecido como uma cera líquida. A prensagem a frio não interfere na composição do óleo, mantendo assim seus nutrientes.
 Embora seu destaque em produtos de beleza seja um fenômeno relativamente recente, ele é usado há séculos, os nativos americanos o usavam já em 1400 por suas propriedades cicatrizantes. Rico em vitaminas A, B1, B2, E e D, além de antioxidantes e ácidos graxos, o óleo de jojoba é na verdade um éster de cera com propriedades semelhantes ao sebo da nossa pele, o óleo de jojoba é o mais próximo possível do óleo natural da pele.
O óleo de jojoba também é naturalmente antibacteriano, antifúngico, antiviral, analgésico, hipoalérgico e anti-inflamatório. Talvez o melhor de tudo seja que ele pode ser usado em qualquer tipo de pele, seca, sensível e oleosa com tendência a acne.

Benefícios do óleo de jojoba

O óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositor da oleosidade natural da pele. Como qualquer óleo vegetal puro, é ótimo para hidratação. As vitaminas presentes no óleo de jojoba são conhecidas como curativas da pele. A vitamina A é importante para a regeneração das células da pele e mantê-la saudável.

Hidrata a pele: O óleo de jojoba é um ótimo emoliente para peles secas, evita a evaporação da umidade da pele prevenindo o aparecimento de linhas finas e envelhecimento precoce.

É antioxidante: O óleo de jojoba é rico em flavonoides e vitamina E, um potente antioxidante que protege a pele contra danos oxidativos, causados pela exposição diária a poluentes e outras toxinas que contribuem para os sinais de envelhecimento.

Propriedades anti-inflamatórias: O óleo de jojoba e indicado também para eczema, rosácea e pele sensível. Ele ajudar a aliviar a secura, vermelhidão, descamação, coceira e sintomas relacionados. As vitaminas E e B encontradas no óleo, juntamente com os efeitos anti-inflamatórios, o tornam útil para a cicatrização de feridas, e é por isso que os nativos americanos começaram a usá-lo há muitos anos.

Ajuda a tratar a acne: Por ser anti-inflamatório e antibacteriano é indicado para peles com tendência a acne. O óleo de jojoba, não é comedogênico e não obstrui os poros, uma qualidade imprescindível para procurar se você tem pele oleosa, mas ainda deseja usar um óleo.

Equilibra a pele oleosa: Pele oleosa também precisa ser hidratada, e o óleo de jojoba é uma boa opção. Por ser compatível com a pele ele hidrata, suaviza, regula a produção de sebo. Evita que a pele pareça oleosa e ajuda a prevenir a acne causada por poros entupidos.

Trata e protege a pele de queimaduras solares: Com suas propriedades curativas naturais, o óleo de jojoba é útil na redução de queimaduras na pele, o óleo de Jojoba acalma qualquer pele queimada, indo mais fundo nos tecidos e curando-os, isso após uma queimadura solar ou bronzeado.

Remove Maquiagem: O óleo de jojoba pode ser usado como um removedor de maquiagem eficaz e natural. Tudo o que você precisa fazer é pegar algumas gotas de óleo em um pedaço de algodão e passar sobre a pele

Hidratante labial: O óleo de jojoba contém vitaminas essenciais, como vitamina B, E e minerais essenciais, como zinco, cobre, que são benéficos para os lábios. Aplique uma gota nos lábios de manhã e outra antes de dormir, hidrata, diminui o ressecamento e as linhas verticais incômodas.

Hidrata unhas e cutículas: O óleo de jojoba contém alguns tipos de ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais, que hidratam e deixam as unhas mais fortes. E suas propriedades antibacterianas e antifúngicas adicionam proteção extra contra infecções nas unhas.

Transporta ingredientes ativos: Como o óleo de jojoba é capaz de penetrar até a matriz da pele, ele pode ajudar a transportar ingredientes ativos como ácido salicílico e retinol, permitindo que eles façam o melhor trabalho possível.

 Nos cabelos: O óleo de jojoba limpa o bulbo capilar, regula a oleosidade e permite o crescimento de novos fios, repõe a umidade e melhora a textura do cabelo. Pode ser usado antes da lavagem dos cabelos, puro, misturado a outros óleos na umectação capilar ou misturado com cremes de
hidratação. Você pode usar o óleo de jojoba para adicionar brilho e suavizar o cabelo, além de eliminar o frizz naturalmente.
Adicione algumas gotas de óleo de jojoba no cabelo para desembaraçar suavemente, evitando a quebra dos fios. Recentemente, o óleo de jojoba está recebendo atenção no tratamento da alopecia, que é a perda de cabelo como resultado de infecção por fungos ou danos ao eixo e aos folículos capilares

Controla a caspa: Aplicado diretamente no couro cabeludo regula a produção de sebo, além de remover o acúmulo de resíduos, tornando o ambiente menos propício para o surgimento de caspa e seborreia. O óleo em si tem propriedades antifúngicas, mas também mantém o couro cabeludo hidratado, o que acalma a irritação e a coceira

Alivia a psoríase: Além de ser um hidratante de uso geral, a jojoba pode ajudar a aliviar condições como a psoríase. Como a psoríase geralmente afeta o couro cabeludo (levando à perda de cabelo), você pode usar a jojoba como tratamento de pré-lavagem ou adicioná-lo ao seu condicionador para tratá-lo. Aplique na pele para reduzir a inflamação e o inchaço.

Trata aftas e herpes: A jojoba também contém docosanol, que é um ingrediente encontrado em tratamentos comerciais de afta.

O óleo de jojoba também é usado como óleo carregador para diluir óleos essenciais. Em sabonetes, cremes para o rosto e corpo, óleos de banho e batons. Podendo também ser incorporado em shampoos  e condicionadores para cabelos secos, cremes, loções cremosas, máscaras faciais, protetores solares, óleos de banho e massagem e outros produtos cosméticos
Lembrando que para todos os usos citados, deve ser usado o óleo 100% natural e livre de qualquer substância química que possa ser nociva à saúde, como por exemplo os parabenos. O óleo de jojoba e encontrado em lojas de produtos naturais, lojas online e em algumas farmácias, o preço varia entre R$ 20,00 a R$ 80,00 dependendo da marca e do local que for comprado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem