Cuidados para manter a pele bonita e saudável no inverno

Cuidados para manter a pele bonita e saudável  no inverno
Imagem freepik
A pele é maior órgão do corpo, nos protege das agressões externas e regula a nossa temperatura. É a nossa principal defesa contra bactérias patogênicas e reflete todas as nossas emoções.
O ar frio e seco do inverno faz com que a pele perca a umidade, proporcionando uma aparência seca e sem vida. Áreas como bochechas, orelhas, lábios, mãos e pés, que possuem menor proporção de glândulas sebáceas se tornam mais sensíveis aos efeitos do frio.
Além disso, alguns hábitos comuns do inverno como banhos muito quentes e até exposição prolongada a fontes de calor em casa, contribuem para deixar a pele ainda mais seca, proporcionando uma aparência sem brilho e uma sensação áspera.  Por isso, alguns cuidados são essenciais durante a estação mais fria do ano.
Confira algumas dicas para manter sua pele bonita e saudável no inverno.

Invista em um bom hidratante: Um bom hidratante é essencial para manter a pele bonita, macia e saudável principalmente no inverno. Ao escolher um hidratante, procure ingredientes como a vitamina E, pois, é rica em antioxidantes, que ajudam a defender a pele contra agressores ambientais nocivos, como a poluição. Na hora do banho, aproveite para usar os hidratantes de banho ou os óleos corporais que já ajudam a pele a ficar menos ressecada. E use hidratantes específicos para o seu tipo de pele logo após o banho, esse é um dos melhores momentos para maior absorção do produto. A hidratação corporal deve ser intensificada nas pernas, pés, cotovelos e calcanhares. No rosto use um creme hidratante próprio para seu tipo de pele. A água termal também e indicada pois possui um PH neutro, pode ser utilizada em todos os tipos de pele e ajuda no tratamento de irritações e inflamações.

Esfolie a pele: A esfoliação é um tratamento muito importante para a pele, pois elimina impurezas que a deixam com um aspecto danificado. Esfoliando, você remove as células mortas da pele, melhora a textura da pele deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada, melhora a circulação sanguínea, desobstrui os poros, deixa a pele pronta para hidratação, aumentando a capacidade de absorção dos cremes hidratantes permitindo que a pele absorva os hidratantes com mais eficácia. O ideal é que a esfoliação seja feita uma vez por semana ou a cada 15 dias, usando um esfoliante especifico para cada parte do corpo. Esfoliantes corporais devem ser mais consistentes e com granulação maior. Já os faciais devem ser mais suaves e com menor granulação para não irritar a pele sensível do rosto.

Evite banhos muito quentes: Nada melhor para combater o frio do que um banho bem quentinho, mas é preciso cuidado com banhos muito quentes. A água quente resseca a pele, retirando seus óleos naturais e pode causar irritações.

Hidrate os lábios e as mãos: As mãos e os lábios são áreas especialmente sensíveis ao frio, pois são as partes do corpo mais expostas a fatores ambientais. Sempre que lavar as mãos, aplique um hidratante. E nos lábios aplique um protetor labial hidratante, evite puxar a pele que eventualmente pode se soltar, pois pode machucar e infeccionar a área, e evitar passar a língua sobre lábios ressecados, já que a saliva contribui para o ressecamento.

Faça procedimentos dermatológicos: O inverno é um dos melhores períodos para fazer tratamentos estéticos como peelings químicos e físicos, lasers, tratamentos para manchas entre outros. Com o clima mais frio a exposição ao sol e menor, o que contribui para melhores resultados nos tratamentos, diminuindo possíveis riscos de manchas e outros efeitos.

Não esqueça o protetor solar: O sol do inverno pode até ser mais fraco, mas continua sendo prejudicial à pele. Mesmo com os dias mais nublados e com as temperaturas mais baixas, a utilização do protetor solar é essencial. Usar o protetor solar todos os dias é fundamental, pois previne sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce, manchas, além do câncer de pele.

Cuide da sua alimentação: Para manter a pele hidratada e nutrida, precisamos cuidar do que aplicamos externamente, e também da nossa alimentação. Evite alimentos ultra processados enlatados, bebidas açucaradas etc. Consuma mais frutas, verduras, não se esqueça de beber pelo o menos 2 litros de água por dia. Sucos naturais também podem ser incluídos, mas não substituem a água e chás que além de ajudar a aquecer nos dias mais frios, possuem muitos de benefícios para saúde.

Use roupas confortáveis: Fuja de tecidos sintéticos muito apertados, pois eles também podem ser prejudiciais à nossa pele, o frio e a fricção com esses tecidos podem causar irritação na pele do corpo. É melhor escolher tecidos de fibra natural, roupas confortáveis, que permitam que a pele respire adequadamente.

 Lembrando que os cuidados com a pele no inverno devem ser realizados para todos os tipos de pele,e procure seu dermatologista de confiança para que ele lhe recomende tratamentos e produtos específicos. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem