Babosa(aloe vera): 8 benefícios para a pele e como fazer e usar o gel de babosa

Babosa(aloe vera): 8 benefícios para a pele , como fazer e usar o gel de babosa
Imagem freepik
A babosa ou aloe vera é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloe, e é conhecida por suas propriedades curativas há pelo menos 6.000 anos. Ela cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais. Também é usada para fins decorativos e você pode cultivar dentro de casa como uma planta em vaso.
 Existem mais de 300 espécies da planta aloe, mas a Aloe barbadensis (também conhecida como aloe vera) é a mais conhecida e é apreciada no mundo da saúde e beleza por suas propriedades curativas. O gel de babosa tem sido usado há séculos geralmente para proteger a pele, ajudar na cicatrização de feridas, aliviar queimaduras e até tratar a ulceração. O gel babosa é rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6 e B12, antioxidantes, minerais, proteínas e aminoácidos.

Benefícios da babosa na pele
Na pele o gel de babosa tem efeito anti-inflamatório, cicatrizante, anestésico, antitérmico, antimicrobiano, antioxidante e hidratante. Pode ajudar a tratar queimaduras, acne e pele seca.

Ajuda a acalmar queimaduras solares: O gel de babosa tem propriedades de resfriamento e é anti-inflamatório. Por isso é um dos remédios mais naturais para queimaduras solares ou pele queimada. A aplicação deste gel ajuda a criar uma camada protetora para a pele e também retém a umidade. É rico em antioxidantes e minerais que impulsionam o processo de cicatrização.

Hidrata a pele: A folha da babosa é rica em água, particularmente na camada mais interna, por isso ajuda a hidratar a pele e reter a umidade. Quando aplicada na pele a babosa aumenta o conteúdo de água da camada mais externa da pele. Ao penetrar profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graças à presença de ligninas e polissacarídeos a babosa restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora. O gel de babosa pode ser usado em todos os tipos de pele e como tratamento pós-barba.

Aumenta a cicatrização de feridas: A babosa é altamente benéfica para queimaduras, cortes e outras lesões. Isso ocorre porque a babosa aumenta a cicatrização de feridas, ou seja, reduz o tempo de cicatrização. É um ótimo tratamento para queimaduras na pele, e também ajuda a acelerar a reprodução de células da pele em até oito vezes.

Ajuda a combater o envelhecimento da pele: O gel babosa possui vitamina C e E, beta-caroteno , portanto, possui propriedades anti-envelhecimento. Ele também contém propriedades antimicrobianas e é anti-inflamatório. Ele retém a umidade perdida da pele e restaura seu brilho, juntamente com a redução de rugas visíveis e linhas finas no rosto. Além disso, ajuda a aumentar a produção de colágeno no corpo e a elasticidade da pele.

Ajuda a tratar a acne: Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas o gel de babosa ajuda a tratar a acne sem causar danos à pele. O gel de babosa contém polissacarídeos e giberelinas, estes ajudam no crescimento de novas células e ao mesmo tempo reduzem a inflamação e a vermelhidão. Também funciona como adstringente que reduz o tamanho dos poros, liberando o excesso de sebo, micróbios e sujeira.

Clareia manchas no rosto: A babosa possui antioxidantes e polissacarídeos que estimulam o crescimento de novas células e reduzem o crescimento de manchas na pele, ajudando a clarear e limpar a pele.

Ajuda a aliviar a irritações na pele: A babosa é um super ingrediente para a pele sensível. As propriedades de resfriamento da planta ajudam a aliviar vermelhidão, infecção, erupção cutânea e coceira

Esfolia levemente a pele: O ácido salicílico no gel de babosa pode atuar como um esfoliante, retirando suavemente as células mortas da pele. A lignina na babosa aumenta o efeito penetrante de outros ingredientes na pele.

O gel de babosa pode ser encontrado pronto na maioria das lojas de produtos naturais, o preço varia entre 12R$ e 70R$. Leia o rótulo com atenção antes de comprar para verificar se o gel e puro é 100% natural, sem aditivos.

Como fazer e usar o gel de babosa

 ➥Você pode fazer gel de babosa em casa, como é perecível é melhor fazer pequenas quantidades.

Corte 1 folha ou a quantidade que considerar necessária para extrair o gel, coloque as folhas em um recipiente com água deixe por 1 hora pelo o menos, para que todas as folhas eliminem uma substância conhecida como aloína que pode ser tóxica. Depois desse tempo retire-as da água para poder extrair a polpa e continuar com a preparação do gel.
Pegue uma faca e abra cada uma das folhas por um dos lados, com a ajuda de uma colher ou uma espátula, extraia todo o gel e reserve-o em um recipiente. Coloque essa polpa em um liquidificador e bata bem, coloque o gel de babosa em um frasco de vidro e conserve-o na geladeira por 2 ou 3 dias. 
  O gel de babosa pode ser usado puro na pele ou em receitas de mascaras faciais. Aplique no rosto, sempre em movimentos para cima e fazendo uma suave massagem circular, você pode aplicar também no pescoço e no colo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem com água abundante fria ou morna.

Veja também: Skincare: Oque é? Saiba como montar uma rotina de cuidados básicos com a pele

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem