7 benefícios da babosa para o cabelo

7 benefícios da babosa para o cabelo

A babosa ou Aloe vera (Aloe barbadensis) é conhecida e usada há séculos por suas propriedades na saúde e beleza. O nome Aloe vera deriva da palavra árabe "Alloeh", que significa "substância amarga brilhante", enquanto "vera" em latim significa "verdadeiro". Os egípcios chamavam Aloe de "a planta da imortalidade".
 A substância clara semelhante a um gel dentro das folhas da planta, popularmente conhecida como gel de babosa, contém mais de 75 nutrientes incluindo 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas entre elas A, C, E, B1, B2, B3, B6 e B12. O gel extraído dessa planta maravilhosa é rico em antioxidantes que oferecem benefícios anti-inflamatórios, calmantes, hidratantes e protetores para os cabelos e a pele.

Benefícios do gel de babosa no cabelo
Nos cabelos o gel de babosa pode fortalecer, reparar e promover o crescimento. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar o couro cabeludo de irritações e coceiras. Suas propriedades antifúngicas e antivirais tratam a caspa e a descamação.

Limpa profundamente os cabelos oleosos: A aplicação do gel de babosa no cabelo limpa os folículos capilares com eficiência, eliminando o excesso de oleosidade no couro cabeludo e resíduos de produtos capilares.

Fortalece e repara fios de cabelo: O aloe vera contém vitaminas A, C e E que contribuem para a renovação celular, promovendo o crescimento celular saudável e cabelos brilhantes. Além disso, a presença de vitamina B-12 e ácido fólico no gel de aloe vera tem benefícios como prevenir a queda de cabelo.

Promove o crescimento do cabelo: O gel de babosa beneficia o cabelo, reparando as células danificadas do couro cabeludo, o que melhora a saúde dos folículos capilares e aumenta a circulação sanguínea. Isso também estimula os folículos capilares para promover o crescimento do cabelo.

Ajuda a controlar a queda de cabelo: O alto conteúdo de proteínas, vitaminas e minerais no gel de babosa não apenas nutre os folículos capilares para torná-lo saudável, mas também controla a queda do cabelo. Além disso, o uso do gel de babosa também limpa o cabelo e o couro cabeludo, reduzindo a quebra, tornando a babosa eficaz como medida de controle de queda de cabelo.

Ajuda a combater a caspa: O gel de babosa possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que acalmam o couro cabeludo, hidratam, reduzindo a coceira e a descamação.

Hidrata os cabelos: Com alto teor de água o gel de babosa hidrata, condiciona, elimina o frizz e mantem os cabelos brilhantes e saudáveis.

Protege do sol e da poluição: O gel de aloe vera forma uma camada protetora ao redor do cabelo para mantê-lo hidratado de forma consistente. Também protege os cabelos dos danos causados ​​pelo sol, poluição e outros elementos ambientais.

Como fazer o gel de babosa

7 benefícios da babosa para o cabelo

 
➥Você pode fazer gel de babosa em casa, como é perecível é melhor fazer pequenas quantidades.

Corte 1 folha ou a quantidade que considerar necessária para extrair o gel, coloque as folhas em um recipiente com água deixe por 1 hora pelo o menos, para que todas as folhas eliminem uma substância conhecida como aloína que pode ser tóxica. Depois desse tempo retire-as da água para poder extrair a polpa e continuar com a preparação do gel.
Pegue uma faca e abra cada uma das folhas por um dos lados, com a ajuda de uma colher ou uma espátula, extraia todo o gel e reserve-o em um recipiente. Coloque essa polpa em um liquidificador e bata bem, coloque o gel de babosa em um frasco de vidro e conserve-o na geladeira por 2 ou 3 dias. 
O gel de babosa também pode ser encontrado pronto na maioria das lojas de produtos naturais, o preço varia entre R$12,00 e R$70,00. Leia o rótulo com atenção antes de comprar para verificar se o gel e puro é 100% natural, sem aditivos.

Como usar o gel de babosa no cabelo
Embora o gel de babosa  seja encontrado em vários produtos cosméticos e farmacêuticos, você pode simplesmente usar o gel colhido dessa planta puro ou em combinação com outros ingredientes no seu cabelo.
  • Aplique o gel de babosa nos cabelos lavados, deixe agir por 30 minutos em seguida enxague e finalize normalmente.
  • Para potencializar a mascara de hidratação separe um pouco da mascara o suficiente para seu cabelo, acrescente 2 colheres (sopa) de gel de babosa misture bem. Aplique nos cabelos lavados, deixe agir por 15 minutos enxague e finalize normalmente. Use uma vez por semana.
A hidratação com babosa é excelente para quem está com o cabelo muito ressecado e danificado, seja por falta de cuidados ou uso de química.


Veja também: Hidratação com babosa: Confira 4 receitas para deixar seus cabelos bonitos, macios e brilhosos



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem