11 benefícios do óleo essencial de grapefruit para a beleza e saúde

11 benefícios do óleo de grapefruit para a beleza e saúde
Imagem freepik
O grapefruit (Citrus paradisi) é uma espécie de laranja, um híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja doce (Citrus sinensis). Também é conhecido pelos nomes de toranja, pomelo, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, entre outras denominações. O óleo de grapefruit é extraído da casca, não de sua polpa através da prensagem a frio. Este óleo é usado em cosméticos, suplementos de saúde, fins culinários, produtos domésticos e muito mais. A poderosa fragrância cítrica do óleo essencial de grapefruit também é comumente usada em aromaterapia.  Semelhante à fruta, o óleo essencial de grapefruit também é rico em antioxidantes, principalmente vitamina C. Também contém vitamina A e licopeno, mas em concentrações menores. O principal constituinte químico do óleo de grapefruit é o limoneno, compreende de 88 a 95% dos produtos químicos encontrados no óleo. Este composto também é comumente encontrado em outras frutas cítricas, como limões e laranjas. Os outros componentes principais conhecidos do óleo essencial de toranja são alfa-pineno, sabineno, geraniol, linalol, tujeno, mirceno, terpineno, pineno, citronelol, caprinaldeído, acetato de decila e acetato de nerila.

Benefícios do óleo de grapefruit
Os benefícios atribuídos ao óleo essencial de grapefruit podem ser classificados em: diurético, desinfetante, estimulante, antidepressivo, digestivo, anti-inflamatório, antimicrobiano, rico em antioxidantes, antisséptico, grande fonte de vitamina C que ajuda na produção de colágeno. Contém compostos como limoneno, mireno, terpineno e citronelol que auxiliam no processamento de nutrientes e os efeitos dos radicais livres e promovem a renovação de células saudáveis.

1. Ajuda na perda de peso: Você já ouviu falar que a grapefruit é uma das melhores frutas para perder peso e queimar gordura? Bem, isso é porque alguns dos ingredientes ativos da grapefruit agem para acelerar o metabolismo e reduzir o apetite. Quando inalado ou aplicado topicamente, o óleo de grapefruit é conhecido por reduzir os desejos e a fome, sendo uma ótima ferramenta para perder peso rapidamente de forma saudável. Claro, usar apenas óleo de grapefruit não vai fazer diferença, mas quando combinado com mudanças na dieta e no estilo de vida, pode ser benéfico. 

2.Antibacteriano natural: O óleo de grapefruit tem efeitos antimicrobianos que ajudam a reduzir ou eliminar a proliferação de bactérias ou organismos que afetam o corpo e que às vezes são ingeridos através de parasitas ou água, a partir de alimentos manuseados com falta de higiene, conforme demonstrado por estudos que grapefruit combate bactérias fortes, como Salmonela E. coli, infecção por fungos. O uso deve ser adequado para cada coisa, pois se concluiu que a grapefruit pode desinfetar a água, eliminar parasitas e bactérias dos alimentos, prevenir a expansão de fungos, matar fungos e bactérias que afetam a pele interna ou externamente.

3. Ajuda a reduzir o estresse: O aroma da grapefruit é revigorante, calmante e clarificante. É conhecido por aliviar o estresse e provocar sensações de paz e relaxamento. A pesquisa sugere que inalar óleo de grapefruit ou usá-lo para aromaterapia em sua casa pode ajudar a ativar respostas de relaxamento no cérebro e até mesmo reduzir a pressão arterial naturalmente. A inalação de vapores de grapefruit pode transmitir mensagens de forma rápida e direta para a região do cérebro envolvida no controle das respostas emocionais.

4. Ajuda a reduzir a compulsão por açúcar: O óleo de grapefruit pode ajudar a reduzir os desejos por açúcar e a eliminar o vício do açúcar. Limoneno, um dos principais componentes do óleo de grapefruit, demonstrou equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o apetite.

5. Aumenta a circulação e reduz a inflamação: Os óleos essenciais cítricos de grau terapêutico são conhecidos por sua capacidade de ajudar a reduzir a inflamação e aumentar o fluxo sanguíneo. Os efeitos de alargamento dos vasos sanguíneos da grapefruit podem ser úteis como um remédio natural para as cólicas, dores de cabeça, distensão abdominal, fadiga e dores musculares da TPM.

6. Ajuda na digestão: O aumento do sangue para os órgãos digestivos, incluindo bexiga, fígado, estômago e rins, significa que o óleo de grapefruit também ajuda na desintoxicação. Tem um efeito positivo na digestão, pode ajudar a eliminar a retenção de líquidos e combate micróbios nos intestinos e outros órgãos digestivos.

11 benefícios do óleo de grapefruit para a beleza e saúde

7. Funciona como um energizador natural e impulsionador do humor: Como um dos óleos mais populares usados ​​na aromaterapia, o óleo de grapefruit pode aumentar sua concentração mental e dar-lhe um impulso natural. Quando inalado, seus efeitos estimulantes também o tornam eficaz na redução de dores de cabeça, sonolência, névoa cerebral, fadiga mental e até mau humor. O óleo de grapefruit pode até ser benéfico na cura dos sintomas de fadiga adrenal, como baixa motivação, dores e lentidão. Algumas pessoas gostam de usar grapefruit como um antidepressivo natural suave, pois pode aumentar o estado de alerta enquanto acalma os nervos ao mesmo tempo.

8. Ajuda a combater a acne e a melhorar a saúde da pele: Muitas loções e sabonetes feitos comercialmente contêm óleos cítricos devido às suas propriedades antibacterianas e antienvelhecimento. O óleo essencial de grapefruit não só pode ajudar a combater bactérias e oleosidade que podem causar manchas de acne, mas também pode ser útil para manter a imunidade da pele forte contra a poluição do ar interno e externo e os danos da luz ultravioleta. O óleo essencial de grapefruit também ajuda a curar feridas, cortes e picadas, além de prevenir infecções de pele.

9.Ajuda a eliminar a celulite: Um dos fatores que causam a celulite é o acúmulo de toxinas e gorduras que se transformam em caroços com aparência semelhante à casca de uma laranja. Outro fator é a desidratação, o acúmulo de líquidos, a má alimentação e o sedentarismo. O óleo de grapefruit trata-se de um óleo importante para os tratamentos estéticos ligados a gordura localizada e celulite e nas drenagens linfáticas. Há tempos este óleo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética em todo o mundo. Pode ser usado como óleo hidratante após banho diluído em óleos vegetais de gérmen de trigo ou girassol.

10. Melhora a saúde do cabelo: O óleo de grapefruit estimula a circulação sanguínea e mais fluxo sanguíneo significa que mais nutrientes estão sendo levados para o folículo capilar, o que pode promover o crescimento do cabelo. Se você está enfrentando queda ou quebra de cabelo, está tentando deixar o corte curto ou simplesmente querendo que o cabelo cresça mais rápido, experimente o óleo de grapefruit. Misture algumas gotas de óleo essencial de grapefruit com um óleo carreador, como jojoba ou coco (use a quantidade de óleo carreador necessário para cobrir o couro cabeludo) e massageie o cabelo, depois lave e condicione como de costume.

11.Aumenta o sistema imunológico: Como a própria fruta, o óleo essencial de grapefruit é rico em em antioxidantes, principalmente em vitamina C . Essa vitamina, combinada com os demais componentes antioxidantes presentes no óleo essencial de grapefruit, estimula o sistema imunológico e combate a atividade dos radicais livres. Este óleo é eficaz na proteção do corpo de todos os danos causados ​​por vários oxidantes e toxinas, incluindo envelhecimento prematuro, degeneração dos tecidos, degeneração macular, perda de visão e audição, lentidão mental e física, distúrbios nervosos e outros problemas relacionados.

O óleo essencial de grapefruit pode ser usado aromaticamente, topicamente (quando diluído com um óleo carreador) e internamente (quando se usa um óleo essencial de grau terapêutico 100% puro). 
Ao usar óleo de grapefruit internamente, lembre-se de que você só precisa de 1-2 gotas e quantidades excessivas podem ser tóxicas.O óleo essencial de grapefruit é encontrado em lojas de produtos naturais, lojas online e em algumas farmácias, o preço varia entre 28,00R$ a 130,00R$ dependendo da marca e do local que for comprado.Sempre leia o rótulo e certifique-se de que ele é 100% natural, sem adulterações ou presença de outros ingredientes que podem alterar seu efeito.


    Precauções 

  • Antes de adicionar grapefruit à sua dieta ou usar óleo de grapefruit como remédio natural, verifique com seu médico se você toma medicamentos ou tem pele sensível.
  • Devido ao seu processo de extração, o óleo essencial de grapefruit é altamente concentrado. Nunca deve ser usado sem diluí-lo com óleos carregadores, como óleo de coco, óleo de amêndoa, óleo de jojoba.
  • Antes do uso, faça um teste de adesivo cutâneo primeiro para garantir que você não é alérgico ao óleo. Você pode fazer isso aplicando uma pequena quantidade de óleo essencial de grapefruit em uma área relativamente pequena da pele e observando se há alguma reação adversa.
  • O óleo também é fototóxico,se usado topicamente, pode ocorrer fotossensibilidade ou sensibilidade aos raios ultravioleta. É melhor evitar a exposição ao sol por pelo menos 12 horas após usar o óleo em sua pele.
  • Mulheres grávidas e lactantes sempre consulte seu médico antes de usar o óleo.
  • Também é melhor evitar o uso de óleos essenciais em animais de estimação, bem como em crianças menores de 7 anos.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem