O que é glicerina? Benefícios e como usar

O que é glicerina? Benefícios e como usar

A glicerina, também chamada glicerol é um líquido incolor, inodoro, xaroposo e com sabor adocicado. O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial com pureza acima de 95% e pode ser de origem animal ou vegetal.

A glicerina vegetal é um carboidrato derivado de óleos vegetais como soja, coco ou palma e é altamente solúvel em água. Uma boa opção para quem quer evitar a utilização de produtos de origem animal.

➥Já a glicerina bi-destilada pode ser de origem animal, muitas indústrias de sabão usam gordura animal como base da produção de sabão e a glicerina e o subproduto desse processo.

A glicerina é um umectante, ela age puxando a umidade do ar para pele ou cabelo. E precisa ser diluída em água ou creme para ser usada. 

Benefícios da glicerina

A glicerina possui propriedades umectantes, hidratantes, emolientes, lubrificantes e hidroscópicas (é capaz de absorver a água do ar). 

Benefícios da glicerina na pele

  • Hidrata a pele: Ela atrai a umidade do ambiente e a retém na pele tornando-a saudável, macia e hidratada.
  • Melhora a aparência da pele: A glicerina atua como um emoliente, mantém a pele úmida, mais macia ao toque e flexível.
  • Ajuda a tratar eczema e dermatite atópica: As propriedades hidratantes da glicerina ajudam a suavizara a pele seca.
  • Protege a pele: A glicerina protege a pele contra substancias irritantes  e poluentes externos.

Benefícios da glicerina no cabelo

  • Hidrata o cabelo: A glicerina é boa para cabelos secos, pois tem a capacidade de atrair umidade e retê-la na fibra capilar, protegendo o cabelo dos danos que os poluentes externos podem causar.
  • Deixa os cabelos  macios e brilhantes: Por ter propriedades hidratantes, a glicerina atua como um perfeito condicionador e reparador dos fios, conferindo as fibras capilares mais maciez e deixando os cabelos mais bonitos, sedosos, brilhantes e ajuda a eliminar o frizz.
  • Ajuda a reparar pontas duplas: O uso da glicerina hidrata e fortalece o cabelo, o que ajuda no tratamento e prevenção de pontas duplas.
  • Reduz a coceira no couro cabeludo: A glicerina melhora a camada do couro cabeludo, hidratando-o e evitando a caspa.
  • Promove o crescimento do cabelo: A glicerina pode ser usada para obter cabelos fortes e de crescimento rápido. Nutre naturalmente o cabelo e reduz o ressecamento e a quebra. 

Como usar glicerina no cabelo

 Antes de usar a glicerina verifique se o tempo esta úmido, porque ela vai puxar a umidade do ambiente para seu cabelo e repor água(hidratar). 

Lave os cabelos com shampoo e retire bem a água com uma toalha. Misture 30ml de glicerina em 60ml de água coloque em um borrifador para facilitar a aplicação,  aplique nos cabelos cubra com uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxague bem e finalize como desejar.

A glicerina esta presente em muitos cosméticos como shampoos, condicionadores, cremes hidratantes. Já a glicerina pura é encontrada em farmácias com o preço médio de R$ 4,29 a R$ 13,29.

➥Veja também: Água micelar: O que é? Saiba os benefícios para a pele e como usar

3 comentários:

  1. Muito bom.Antes de lavar o cabelo gosto de misturar em um creme e aplicar no comprimento principalmente as pontas.Não aplico no couro pois o meu é oleoso.

    ResponderExcluir
  2. A glicerina é um ótima produto mesmo, e baratinha e deixa os cabelos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não usei, mas vou começar a usar.

    ResponderExcluir