Doces sem açúcar: 3 receitas fáceis e gostosas para fazer em casa

 É difícil encontrar quem não goste de doces, bolos e chocolates, comer um docinho é sempre bom! Alegra o dia, alivia o estresse e ajuda a deixar a vida mais doce. Mas o problema é que a ingestão de alimentos açucarados nem sempre é saudável e pode acarretar problemas de saúde ou agravar alguns deles. 

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Uma dieta saudável e ideal deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas de açúcar por dia ou, no máximo, 50 gramas. Entretanto, essa média é facilmente ultrapassada, pois o brasileiro consome de 3 a 6 vezes mais açúcar que a média mundial.

O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como: Cáries nos dentes, obesidade, diabetes, colesterol alto, câncer, gastrite, pressão alta, prisão de ventre, diminuição da memória, acne e acelera o envelhecimento.

Eliminar a vontade de comer doces pode ser um dos maiores desafios de quem está tentando levar uma vida mais saudável. Mas você já pensou em driblar esse desejo com doces sem açúcar?
Tanto para diabéticos, quanto para quem pretende seguir uma alimentação mais saudável, receitas sem açúcar são bem-vindas!

Confira algumas opções de doces sem açúcar e ao mesmo tempo muito saborosos!

Brigadeiro sem açúcar
Esta receita de brigadeiro com cacau em pó e adoçante é perfeita para  para quem segue uma alimentação saudável e para outras pessoas que querem eliminar o açúcar do seu cardápio e se deliciar sem culpa com docinhos gostosos.  


Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
  •  1/2 xícara (chá) de água quente
  •  2 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
  •  2 colheres (sopa) de cacau em em pó sem açúcar (ou 50 g de chocolate amargo)
  •  1 colher (sopa) de margarina light
  •  granulado de chocolate diet para enrolar

Modo de preparo

No liquidificador coloque o leite em pó, a água e o adoçante e bata por 3 minutos aproximadamente.
Leve uma panela ao fogo baixo e coloque o leite condensado, deixe aquecer um pouco e coloque o cacau ou chocolate meio amargo picado. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela, c
oloque em um prato e leve para a geladeira por 1 hora aproximadamente ou até que esteja firme para enrolar. Depois é só enrolar e passar no chocolate  granulado.


Bombom prestígio sem açúcar 
Se você gosta de bombom prestígio, mas quer uma opção mais saudável, confira como preparar um bombom prestígio caseiro!

Ingredientes
  • 200ml leite de coco
  • 100g coco ralado sem açúcar
  • 1/3 xícara adoçante (xilitol ou outro de sua preferência)
  • 190g chocolate meio amargo (gotas ou barra)

Modo de preparo

Em um a panela coloque o leite, o coco ralado e o adoçante. Leve ao fogo baixo até secar e soltar o fundo. Forre uma travessa com papel manteiga e espalhe o preparo. Aperte e acerte com uma espátula, pressione com a mão para deixar mais compacto. Leve ao congelador de 4 a 6 horas. Depois corte no tamanho desejado ( se tiver duro retire uns 20 minutos antes de cortar) separe em uma tábula e leve novamente ao congelador até ficar firme. Derreta o chocolate no micro-ondas de 30 em 30seg. ou em banho-maria. Passe as barrinhas de coco no chocolate e coloque sobre o papel manteiga, depois é só guardar ou melhor comer.



Pudim light sem açúcar 
O tradicional pudim, sobremesa preferida dos almoços em família, também ganhou uma nova versão, muito mais saudável e igualmente deliciosa.


Ingredientes para a calda

  • 3 colheres (sopa) de água;
  • ½ xícara (chá) de adoçante culinário em pó.
Ingredientes
  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) leite em pó desnatado
  • 2 xícaras (chá) leite desnatado
  • 1 xícara (chá) iogurte natural desnatado
  • 3 colheres (sopa) adoçante culinário

Modo de preparo

Caramelize a forma de pudim, colocando o adoçante e levando ao fogo baixo por alguns minutos. Quando começar a dourar, adicione a água e deixe ferver até o ponto de caramelo. Espalhe por toda a forma e reserve. Para fazer o pudim, bata no liquidificador os ovos, o leite em pó, o leite, o iogurte e o adoçante por cinco minutos, sem parar. Coloque na forma caramelizada e asse em fogo médio, em banho-maria, por cerca de 40 minutos. Está pronto!


Viu como é sim possível preparar diversas sobremesas deliciosas e sem açúcar! Aqui, foram apenas 3 receitas de sobremesa zero açúcar, mas no Ebook 200 doces sem açúcar, você encontra essas e muito mais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem