8 cuidados básicos para ter cabelos bonitos e saudáveis

8 cuidados básicos para ter cabelos bonitos e saudáveis
O principal objetivo dos cuidados com o cabelo é mantê-lo bonito e saudável. Assim como a pele, se não fizermos uma dieta balanceada, lavarmos e hidratarmos adequadamente nosso cabelo começará a ficar seco, danificado e quebradiço. Confira esses 8 cuidados básicos  para manter os cabelos sempre macios, brilhosos e saudáveis que  servem para todos os tipos de cabelo.

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo: Existem vários tipos e marcas de shampoo e condicionador, mas certifique-se de escolher aquele que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo. Usar um shampoo específico para o seu tipo de cabelo é a garantia de conquistar uma limpeza dos fios e do couro cabeludo de maneira mais eficiente e saudável.

Lave o cabelo de forma correta: Lavar o cabelo é uma das etapas mais importantes para manter o cabelo saudável. A frequência da lavagem depende do tipo de cabelo. Nunca use água quente para lavar o cabelo, pois ela pode retirar a oleosidade natural dos fios, resultando em cabelos secos e sem brilho.  Aplique o shampoo somente no couro cabeludo, espalhado e massageado em movimentos circulares. É importante massagear o shampoo no couro cabeludo suavemente com os dedos, não com as unhas.

Penteie com cuidado: Use uma escova com cerdas largas para pentear o cabelo. O cabelo molhado deve ser penteado delicadamente, manuseie os fios com muito cuidado para evitar esticá-los demais, causando quebras no processo. Os cabelos cacheados e crespos devem ser penteados molhados, para facilitar aplique um creme para pentear.

Seque com cuidado: Use uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra para secar o cabelo ao invés de uma toalha normal. Toalhas normais podem causar muito atrito, danificando as cutículas e criando frizz. Se optar por usar secador aplique um protetor térmico em toda a extensão dos cabelos, isso vai ajudar a reduzir os danos. Para cabelos cacheados e crespos, a dica é usar um difusor.

8 cuidados básicos para ter cabelos bonitos e saudáveis

Hidrate seus cabelos: A hidratação serve para repor a água e os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias pelos cabelos. O ideal é que esse procedimento seja feito uma vez por semana ou a cada 15 dias, use máscaras de hidratação para manter os fios brilhantes, macios e evitar a quebra.

Corte as pontas regularmente: Aparar as pontas é fundamental para a saúde e aparência dos fios. Corte suas pontinhas uma vez a cada três meses para evitar pontas duplas e secas.

Tenha uma alimentação saudável: Uma alimentação saudável garante que seu cabelo permaneça forte. Uma dieta equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial. E não se esqueça de beber água, ela mantém o cabelo brilhante, forte e também ajuda a crescer.

Não durma de cabelo molhado: O cabelo fica mais frágil quando está totalmente molhado. E dormir com o cabelo recém-lavado pode levar à quebra dos fios devido ao atrito com o travesseiro, aumento do frizz, queda, caspa e fungos no couro cabeludo.

Veja também:15 dicas para o cabelo crescer forte, bonito e saudável

Nenhum comentário